domingo, 27 de outubro de 2013

FADIRE ENCERRA SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO COM MUITAS LÁGRIMAS DE EMOÇÃO

 Soldado Benedito, como sempre, impecável.
 Música como forma de mudar de vida, de aceitação e de recomeço.

 Coordenador Júlio Costa, também coordenador Paulo Freire
 Bem, ai estávamos homenageando Márcia Maracajá com uma poesia de Castro Alves.
 Esse senhor arrancou lágrimas de todos, veio me cumprimentar e agradecer as palavras firmes e de incentivo aos Menos Iguais. Estou emocionada até agora...Sem palavras.
 Coordenadores, professora e palestrantes. Um marco na história da educação.
 Futuros professores/educadores. A eles, nosso respeito e louvor.
 Júlio e Flávio: Coordenadores e pessoas que trabalham com o social de maneira generosa e humana.
 Flávio e Dr. Sérgio. Um encontro de Feras.
 Foto pra eternidade...
 Dra. Andrezza e sua palestra inclusiva, de aplicação das Politicas Públicas e sua efetivação

 Soldado Benedito e Gerenciamento de Problemas
Professora Marize Pereira, responsável pelos Seminários
Alunos "arguidores". Maravilhosos
Dra. Claudomira e a Violência Contra as Mulheres. Perfeita!


A Faculdade FADIRE, encerrou  mais um ciclo de SEMINÁRIO de EDUCAÇÃO que contemplou  as cidades de Brejão, Iati e Jupi no agreste e terá sua culminância no próximo dia 24 de novembro na cidade sede da faculdade-Pólo de Belo Jardim em um evento estadual onde receberá estudantes, coordenadores e professores de todo o Estado de Pernambuco. O Seminário, que contou com as presenças de vários profissionais em diversos segmentos sociais, foi elaborado pela professora Marize Pereira, coordenada pelos competentíssimos Julio Costa e Flávio Quirino, a quem agradecemos o convite para que fossemos palestrante nas 3 cidades do Agreste Meridional onde debatemos cultura e educação Educação: Opção ou vocação?, A violência Escolar e Os Menos Iguais.  Encerrando o ciclo, juntamos tudo e aprendemos que a educação-cultura  é inseparável da relação com a história, com a política, com a sociedade, com o planeta, mas também porque o problemas, inclusive violência contra a mulher é resultante de educação e cultura, ou falta delas. Esses problemas estão no cerne de nossos problemas históricos, sociais, políticos e planetários e é de importância capital que ele seja evocado em todas as oportunidades que lhe são dadas.Resumindo tudo que ouvi nesses dois meses de encontros posso dizer que estamos fragmentados e a  fragmentação que vivemos do modo de organização do trabalho em nossas sociedades, com cada qual fechado em seu domínio, em seu escritório, em sua disciplina, essa fragmentação mais a tendência egocêntrica impedem de ver o conjunto do qual fazemos parte e impede de alguma forma conceber a solidariedade que liga todas as partes entre si. Pascal falava dessa solidariedade que liga as coisas mais afastadas umas às outras, o que o levou a dizer: “apenas posso conhecer as partes se conheço o todo, mas não posso conhecer o todo se não conheço as partes”. O alcance moral de tudo isso é que esta situação degrada tanto o senso de solidariedade quanto o de responsabilidade. Ora, a solidariedade e a responsabilidade são as duas fontes fundamentais da ética e de tudo mais. Concluo assim.
Quero agradecer a Alessandro Oliveira, coordenador geral da FADIRE, Flávio Quintino, Júlio Costa e Marize Pereira, bem como aos palestrantes que tivemos o prazer de dividir o espaço e as atenções dos futuros educadores que tão bem nos receberam e emocionaram, principalmente hoje quando fui interrompida por um senhor que chorava, agradecia as minhas palavras e falava de suas desventuras humanas sendo parte integrante dos Menos Iguais do que falávamos anteriormente. Não sei como pude controlar a emoção...Mas aprendi muito e aprendi, sobretudo que Deus nos manda anjos sem asas para nos ajudar na caminhada terrena. Deus também nos usa para falar a língua dos anjos e tocar o coração das pessoas.
Obrigada a todos. Do fundo do coração, obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.