quinta-feira, 28 de novembro de 2013

HARLEY EXPLICA INVESTIMENTOS FEITOS NA SAÚDE


Atacado pelas redes sociais esta semana, o secretário de Saúde do Município, Harley Davidson, conseguiu dar uma boa resposta aos críticos e à sociedade. Segundo os que questionam a gestão, a saúde de Garanhuns está um caos e não se sabe o que foi feito dos 20 milhões repassados ao município para o setor.

O Secretário de Saúde garantiu que as 34 unidades básicas do município estão funcionando regularmente, com equipes completas, incluindo o profissional médico. “A confirmação pode ser feita consultando o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde”, disse Harley. Ele ressalvou que o médico de um dos postos da Brasília está de licença médica, mas a prefeitura está providenciando um substituto.

O secretário também assegurou que não estão faltando soro, gase e esparadrapo nos postos e nem na central de abastecimento farmacêutico do município. “Quem quiser pode fazer uma visita à nossa central e confirmar com Dra. Fátima Cristina Albuquerque, farmacêutica responsável técnica”, pontuou  Harley.

VALORES – O titular da Secretaria confirmou que Garanhuns recebeu R$ 20 milhões para o setor, referente ao repasse do Ministério da Saúde. “O Governo Municipal, porém, vem investindo mais com a manutenção dos serviços, pois apenas a folha de pagamento dos funcionários consome R$ 2 milhões por mês”, frisou.

Ele esclareceu ainda que o SAMU, inaugurado em maio de 2013 ainda não recebeu nenhuma parcela da contrapartida federal. E o último repasse estadual recebido para a Farmácia Básica foi do primeiro trimestre de 2012. ACentral Regional de Regulação, inaugurada em julho de 2013 também não recebeu nenhum repasse federal. “Isso significa que todos estes serviços estão sendo mantidos com recursos próprios”, informa o secretário.

A Secretaria de Saúde ressaltou que enquanto o investimento mínimo em saúde exigido por lei é de 15%, mas o Governo Municipal de Garanhuns está investindo 18% até agora. “É importante salientar também que este governo vem buscando melhorar a estrutura de saúde do município com a reforma e ampliação de sete Unidades de Saúde e Construção de mais cinco. O município também foi buscar por meio de projeto no Governo Federal e conquistou a primeira UPA 24 horas de Garanhuns que deverá ser iniciada em breve”, acrescentou.

O Secretário de Saúde se mostra consciente das dificuldades que o setor enfrenta em todo o país. Reitera, no entanto, que “o compromisso do Governo Izaías Régis é melhorar a cada dia o atendimento no município, trabalhando na prevenção de doenças e promoção da saúde". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.