Atacado pelas redes sociais esta semana, o secretário de Saúde do Município, Harley Davidson, conseguiu dar uma boa resposta aos críticos e à sociedade. Segundo os que questionam a gestão, a saúde de Garanhuns está um caos e não se sabe o que foi feito dos 20 milhões repassados ao município para o setor.
O Secretário de Saúde garantiu que as 34 unidades básicas do município estão funcionando regularmente, com equipes completas, incluindo o profissional médico. “A confirmação pode ser feita consultando o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde”, disse Harley. Ele ressalvou que o médico de um dos postos da Brasília está de licença médica, mas a prefeitura está providenciando um substituto.
O secretário também assegurou que não estão faltando soro, gase e esparadrapo nos postos e nem na central de abastecimento farmacêutico do município. “Quem quiser pode fazer uma visita à nossa central e confirmar com Dra. Fátima Cristina Albuquerque, farmacêutica responsável técnica”, pontuou Harley.
VALORES – O titular da Secretaria confirmou que Garanhuns recebeu R$ 20 milhões para o setor, referente ao repasse do Ministério da Saúde. “O Governo Municipal, porém, vem investindo mais com a manutenção dos serviços, pois apenas a folha de pagamento dos funcionários consome R$ 2 milhões por mês”, frisou.
Ele esclareceu ainda que o SAMU, inaugurado em maio de 2013 ainda não recebeu nenhuma parcela da contrapartida federal. E o último repasse estadual recebido para a Farmácia Básica foi do primeiro trimestre de 2012. A Central Regional de Regulação, inaugurada em julho de 2013 também não recebeu nenhum repasse federal. “Isso significa que todos estes serviços estão sendo mantidos com recursos próprios”, informa o secretário.
A Secretaria de Saúde ressaltou que enquanto o investimento mínimo em saúde exigido por lei é de 15%, mas o Governo Municipal de Garanhuns está investindo 18% até agora. “É importante salientar também que este governo vem buscando melhorar a estrutura de saúde do município com a reforma e ampliação de sete Unidades de Saúde e Construção de mais cinco. O município também foi buscar por meio de projeto no Governo Federal e conquistou a primeira UPA 24 horas de Garanhuns que deverá ser iniciada em breve”, acrescentou.
O Secretário de Saúde se mostra consciente das dificuldades que o setor enfrenta em todo o país. Reitera, no entanto, que “o compromisso do Governo Izaías Régis é melhorar a cada dia o atendimento no município, trabalhando na prevenção de doenças e promoção da saúde".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.