quarta-feira, 12 de março de 2014

JORNADA LITERÁRIA PORTAL DO SERTÃO

O cantor Chico César, secretário de cultura do governo paraibano, participa do encerramento do evento / Foto: Washington Possato

Do JC Online

O cantor Chico César, secretário de cultura do governo paraibano, participa do encerramento do evento

Foto: Washington Possato

A literatura que pulsa do Sertão para o mar e do mar para o Sertão. No texto que anuncia a programação da V Jornada Literária Portal do Sertão, divulgada nesta terça-feira (11), é esse o espírito que curadoria pretende dar ao evento, que este ano acontece entre os dias 19 e 30 de março nas cidades de Buíque – com programação tanto no município quanto no distrito de Carneiro –, Tupanatinga, Arcoverde, Pesqueira (incluindo o distrito de Mimosa), Sanharó, Tacaimbó, São Bento do Una e Belo Jardim.
Com sua última edição realizada em setembro de 2012, o evento promovido pelo Sesc Pernambuco vai homenagear neste ano três artistas sertanejos: Audálio Alves (1930-1999), nascido em Pesqueira; Gilvan Lemos, natural de São Bento do Una e único vivo dos homenageados – no dia 28, o escritor viaja à sua terra natal para participar de uma conversa com o pesquisador e poeta Pedro Américo de Farias; e Manoel Filó, nascido em São José do Egito, no Sertão do Pajeú, mas que residiu durante anos em Arcoverde.
Promovendo encontros entre autores locais e nomes já consagrados no cenário literário nacional, participam desta edição Estrela Leminski com Téo Ruiz, Chico César num bate-papo com Xico Sá, e ainda a roteirista e escritora Adriana Falcão. Das letras locais, destacam-se na programação Cristiano Ramos numa conversa com Ronaldo Correia de Brito, e uma mesa de glosas guiada pelo repentista Dedé Monteiro e com participação dos poetas Alexandre Morais, Genildo Santana, Gonga Monteiro, Maciel Correia e Zé Adalberto, todos nascidos no Pajeú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.