quarta-feira, 2 de abril de 2014

I SEMINÁRIO DE MARKETING POLÍTICA E LEGISLAÇÃO ELEITORAL

Na política, análise e estratégias diferenciadas podem fazer a diferença em 2014


A Crise da Petrobrás poderá afetar as eleições? Numa corrida eleitoral vale tudo, e tudo é permitido? Há meios e ferramentas que podem contribuir no processo? Diversos especialistas garantem que sim. Contudo, ressaltam que entender como funcionam as pesquisas, preparar as estratégias e conhecer bem todos os aspectos que envolvem uma campanha, inclusive o jurídico, desde as novas regras e as mudanças feitas pela Câmara poderá se tornar um diferencial neste momento da corrida eleitoral. Por isto, colocam estas questões em debate no I Seminário de Marketing Político e Legislação Eleitoral, de 09 a 11, com profissionais e candidatos de todo Nordeste. O programa foi todo estruturado com foco na nova realidade do ambiente político para as campanhas de 2014 e envolvem nomes de peso do cenário nacional para discutir a nova e particular disputa neste ano.  

Além das estratégias de marketing, os participantes conhecerão as mudanças introduzidas na legislação eleitoral e o que poderá ainda ser feito e valer para esta eleição.
Organizado pelo Instituto IdeAção/Expolab e a ESA/ OAB – PE, a proposta é dar subsídios para o desenvolvimento de planos de trabalho a partir da experiência de especialistas que atuam com sucesso no Brasil e no exterior. Na programação constam, por exemplo, o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SP, Alberto Mendes Rollo, que ainda presidente o Instituto de Direito Político Eleitoral e Administrativo (Idipea). Ele dará subsídios para atuação na agenda atual com o expertise de 45 anos ininterruptos de atuação na área eleitoral na palestra “Eleições no Brasil hoje – o que muda e o que deveria mudar”, e o advogado e professor Leucio Lemos Filho, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PE, tratará do modelo para o futuro da legislação eleitoral.

Entre os outros nomes na agenda estão a Jornalista e publicitária Nadya Risocelly, que abordará “Análise do Discurso e Imagem do Candidato”; o diretor geral do IPESO - Instituto de Pesquisa de Mercado, Victor Trujillo, que falará sobre “Monitoramento em campanhas políticas através de pesquisas qualitativas e quantitativas”; o especialista em marketing digital, Beto Toledo, diretor de Estratégia Digital VML Brazil, mostrará o uso das mídias sociais, ferramentas e formas; e a radialista Gisele Neubarth, sócia-proprietária da BG Solução de Conteúdo.


Ex-apresentadora e repórter da Rede Globo, Nadya Risocelly é diretora executiva da Miksom Rio e especialista em Comunicação Pública, Eleitoral e em Construção de Imagem, tendo atuado durante oito anos como assistente de Duda Mendonça e coordenadora de Jornalismo em todas as campanhas realizadas por ele neste período (entre as quais estão as de Jader Barbalho, Alceu Collares e Marta Suplicy ao Senado). Victor Trujillo é professor de pesquisa da ESPM e autor do livro “Pesquisa de mercado qualitativa e quantitativa”, com expertise de 23 anos na área de opinião pública e eleitoral e atuação nas últimas 11 eleições. E Beto Toledo é considerado um dos executivos brasileiros mais destacados na área digital, com experiência neste cenário em campanhas políticas com redes sociais desde 2000, contabilizando no currículo, por exemplo, a de Mendonça Filho para o Governo do Estado de Pernambuco.

Com passagens em diversas emissoras como a Rádio Nacional de Brasília e Radio Cultura de São Paulo, Gisele Neubarth, comandou diversos programas de rádio em campanhas realizadas pela agência de Duda Mendonça, como a de Paulo Maluf, em 2002, para o Governo de São Paulo, e Olga Riutort, em 2013, para Deputada Federal de Córdoba, Argentina. E para a especialista o meio rádio fará uma grande diferença. "O rádio não morreu, especialmente em ano eleitoral. O meio não só continua ativo como será um grande diferencial nas campanhas eleitorais", diz ela. Mas, para ter sucesso é preciso aproveitá-lo bem. “Saber usar essa ferramenta numa campanha política requer uma comunicação específica, criativa e direta. Não se pode subestimar aquele que escuta e que, na maioria das vezes, sente na pele os problemas e reconhece as soluções que necessita”, frisa ela que apresentará algumas nuances do veículo na palestra “Rádio, a voz que chega”.

O evento acontece no auditório da ESA/ OAB – PE, no Centro do Recife, na Rua do Imperador Dom Pedro II, nº 307 – Santo Antônio. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo www.curso.expolab.com.br ou pelo telefone (81) 3224-9236.


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Ivelise Buarque – Jornalista / DRT-PE 2.467

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