Na política, análise e estratégias diferenciadas podem fazer a diferença em 2014
A
Crise da Petrobrás poderá afetar as eleições? Numa corrida eleitoral
vale tudo, e tudo é permitido? Há meios e ferramentas que podem
contribuir no processo? Diversos especialistas garantem que sim.
Contudo, ressaltam que entender como funcionam as pesquisas, preparar as estratégias e conhecer bem todos os
aspectos que envolvem uma campanha, inclusive o jurídico, desde as
novas regras e as mudanças feitas pela Câmara poderá se tornar um
diferencial neste momento da corrida eleitoral. Por isto, colocam estas
questões em debate no I Seminário de Marketing Político e Legislação
Eleitoral, de 09 a 11, com profissionais e candidatos de todo Nordeste.
O programa foi todo estruturado com foco na nova realidade do ambiente
político para as campanhas de 2014 e envolvem nomes de peso do cenário
nacional para discutir a nova e particular disputa neste ano.
Além
das estratégias de marketing, os participantes conhecerão as mudanças
introduzidas na legislação eleitoral e o que poderá ainda ser feito e
valer para esta eleição.
Organizado pelo Instituto IdeAção/Expolab e a ESA/ OAB – PE,
a proposta é dar subsídios para o desenvolvimento de planos de trabalho
a partir da experiência de especialistas que atuam com sucesso no
Brasil e no exterior. Na programação constam, por exemplo, o
presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SP, Alberto Mendes
Rollo, que ainda presidente o Instituto de Direito Político Eleitoral e
Administrativo (Idipea). Ele dará subsídios para atuação na agenda atual
com o expertise de 45 anos ininterruptos de atuação na área eleitoral
na palestra “Eleições no Brasil hoje – o que muda e o que deveria
mudar”, e o advogado e professor Leucio
Lemos Filho, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PE,
tratará do modelo para o futuro da legislação eleitoral.
Entre os outros nomes na agenda estão a Jornalista e publicitária Nadya Risocelly, que abordará “Análise do Discurso e Imagem do Candidato”; o diretor geral do IPESO - Instituto de Pesquisa de Mercado, Victor Trujillo, que falará sobre “Monitoramento em campanhas políticas através de pesquisas qualitativas e quantitativas”; o especialista em marketing digital, Beto Toledo, diretor de Estratégia Digital VML Brazil, mostrará o uso das mídias sociais, ferramentas e formas; e a radialista Gisele Neubarth, sócia-proprietária da BG Solução de Conteúdo.
Ex-apresentadora
e repórter da Rede Globo, Nadya Risocelly é diretora executiva da
Miksom Rio e especialista em Comunicação Pública, Eleitoral e em
Construção de Imagem, tendo atuado durante oito anos como assistente de
Duda Mendonça e coordenadora de Jornalismo em todas as campanhas
realizadas por ele neste período (entre as quais estão as de Jader
Barbalho, Alceu Collares e Marta Suplicy ao Senado). Victor Trujillo é
professor de pesquisa da ESPM e autor do livro “Pesquisa de mercado
qualitativa e quantitativa”, com expertise de 23 anos na área de opinião
pública e eleitoral e atuação nas últimas 11 eleições. E Beto Toledo é
considerado um dos executivos brasileiros mais destacados na área
digital, com experiência neste cenário em campanhas políticas com redes
sociais desde 2000, contabilizando no currículo, por exemplo, a de
Mendonça Filho para o Governo do Estado de Pernambuco.
Com
passagens em diversas emissoras como a Rádio Nacional de Brasília e
Radio Cultura de São Paulo, Gisele Neubarth, comandou diversos programas
de rádio em campanhas realizadas pela agência de Duda Mendonça, como a
de Paulo Maluf, em 2002, para o Governo de São Paulo, e Olga Riutort, em
2013, para Deputada Federal de Córdoba, Argentina. E para a
especialista o meio rádio fará uma grande diferença. "O rádio não
morreu, especialmente em ano eleitoral. O meio não só continua ativo
como será um grande diferencial nas campanhas eleitorais", diz ela. Mas,
para ter sucesso é preciso aproveitá-lo bem. “Saber usar essa
ferramenta numa campanha política requer uma comunicação específica,
criativa e direta. Não se pode subestimar aquele que escuta e que, na
maioria das vezes, sente na pele os problemas e reconhece as soluções
que necessita”, frisa ela que apresentará algumas nuances do veículo na
palestra “Rádio, a voz que chega”.
O evento acontece no
auditório da ESA/ OAB – PE, no Centro do Recife, na Rua do Imperador
Dom Pedro II, nº 307 – Santo Antônio. As inscrições são limitadas e
podem ser feitas pelo www.curso.expolab.com.br ou pelo telefone (81) 3224-9236.
--
Ivelise Buarque – Jornalista / DRT-PE 2.467
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.