sábado, 11 de outubro de 2014

PERNAMBUCO ESTÁ PREPARADO PARA LIDAR COM EBOLA, SEGUNDO INFECTOLOGISTA


O responsável pelo setor de infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), o Dr. Demetrius Montenegro, informou à Folha de Pernambuco que o Estado está pronto para lidar com possíveis casos do vírus ebola. De acordo com ele, tanto a Secretaria de Saúde do Estado quanto o Ministério da Saúde já haviam declarado que a ocorrência da doença no Brasil seria possível, embora pouco provável.

Por preucação, entretanto, a Diretoria de Epidemiologia e Vigilância da Secretaria de Saúde formou uma equipe, que recebeu treinamento e equipamentos logo após o desencadeamento do último surto da doença na África. De acordo com Montenegro, a qualificação de uma equipe se fez necessária para que o País não fosse pego desprevenido. Ele afirma ainda que o nível de preparo dos profissionais é alto e que Pernambuco está completamente preparado para enfrentar supostos casos do vírus.

O infectologista disse ainda que a orientação é a de que qualquer caso suspeito seja levado até o centro de referência designado em cada estado (em Pernambuco, o próprio Hospital Oswaldo Cruz), onde será avaliado e, de acordo com a análise médica, levado ao centro nacional de referência, Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro para o isolamento e tratamento adequados.

Fonte: Folha de Pernambuco
Texto: Nilton Villanova
Imagem: Peu Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.