segunda-feira, 20 de outubro de 2014

VICIADOS EM INTERNET; LEVANTAMENTO FEITO PELA EMPRESA AMERICNA CLARYT COM 1.300 JOVENS APONTA USO POR ATÉ 18 HORAS CONTÍNUO


Um número significante de jovens adultos pode estar sofrendo com o vício em internet, de acordo com uma pesquisa feita pela empresa de marketing Digital Clarity. Segundo a empresa, 16% dos pesquisados apresentaram sintomas do vício, admitindo gastar mais de 15 horas por dia na internet.

O levantamento foi feito com 1300 jovens adultos, de idades entre 18 e 25 anos. Especialistas permanecem divididos sobre o que é uma desordem de dependência da internet.

Passar horas online, ficar irritado ao ser interrompido durante a navegação na internet se sentir culpado após passar muito tempo na internet e isolar-se da família e de amigos devido a atividades excessivas na internet, sentir euforia quando está conectado e pânico quando está off-line.

Estudos anteriores sugeriram que 'dependência da internet' seria um termo genérico para uma variedade de cenários que incluem jogar de forma excessiva ou ver pornografia obcessivamente. Eles mostram que esse vício é similar à dependência de drogas ou álcool e libera a substância química dopamina da mesma maneira.

Mas outros psiquiatras dizem acreditar que os efeitos do vício em internet são apenas sintomas de outros problemas psicológicos.

DISTÚRBIO REAL: GOOGLE GLASS

Em um relatório publicado nesta semana no jornal Addictive Behaviours, o pesquisador Andrew Doan ressalta sua opinião de que o vício na internet é algo real. Ele descreve um caso de vício no dispositivo Google Glass, que disponibiliza em óculos o mesmo tipo de informações acessadas em um smartphone.

Um ex-militar da marinha americana de 31 anos identificado durante um programa de recuperação do alcoolismo. Enquanto era tratado, o homem se mostrava irritado por não estar usando o aparelho. Ele disse que chegou a usar o Google Glass por 18 horas por dia, que chegou a sonhar que estava usando o aparelho.

Isso é uma evidência, segundo Doan, de que o vício na internet era um distúrbio real. Contudo, o vício em internet ainda não consta no American Psychiatric Association's Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais da Associação Americana de Psiquiatria, em tradução livre), um livro referência usado pelos psiquiatras no mundo inteiro.

Da redação Sináculo
Fonte: BBC Brasil
Imagens: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.