Já imaginou que os ideais de uma geração poderiam mudar por causa do figurino de um filme? Pois é, foi o que aconteceu com a película O Selvagem (The Wild One, 1953) dirigido por Laslo Benedek. O filme narra a história do motoqueiro Johnny Strable (Marlon Brando) e sua gangue que vive a invadir pequenas cidades e causar tumulto. Estrelado por Marlon Brando, o filme deu ao ator a personificação de bad boy – título que carregaria até o fim de sua carreira.
A
primeira cena mostra uma estrada e uma narração de alguém que não
sabemos quem é. Na sequência, observamos motoqueiros se aproximarem,
assim começa a narrativa. A câmera se aproxima de um dos motoqueiros,
então podemos associar de quem era a narração anterior. Como um prefácio
à narrativa, os motoqueiros invadem uma corrida de motos e roubam um
troféu – elemento que merecerá destaque no decorrer da história.
Arruaceiros, como são denominamos pelos nativos do local, arrumam briga e
saem em busca de outro local para visitar. Eles chegam à
Wrighsville e aí o conflito começa.
Em Wrightsville, o primeiro plano e
sequências mostram a oposição do habitantes da cidadezinha em relação
aos motoqueiros. Figurinos como ternos de três peças para homens e
vestidos acinturados para mulheres remetem ao velho mundo americano,
também conhecido como american way of life. Enquanto o
motoqueiro representado por Brando denota o futuro, a nova geração, a
revolução dos jovens – ou simplesmente a quebra dos paradigmas da
geração passada. A narrativa mostra a partir dos elementos peculiares de
cada vestimenta as personalidades e distinções de arquétipos explorados
até os dias de hoje.
A
jaqueta, o jeans, a camisa branca, a boina e o ray-ban foram sinônimos
de rebeldia e principalmente revelavam o desejo de libertação de uma
sociedade. A personagem Kathy, interpretada por Mary Murphy,
apresenta-se como a oposição a Johnny e ao mesmo tempo revela-se ser o
complemento a tal personagem. O figurino utilizado pela personagem é
atemporal e representa a personificação da boa moça, tal qual a
vestimenta de Johnny estigmatiza Brando. O que caracteriza o vestuário
de Kathy são as saias midi evasê e as camisas pólo. Símbolo do pós
-guerra, as saias midis evasês significavam a libertação feminina.
Nos anos 40, devido aos horrores da
guerra, as mulheres foram obrigadas a trabalhar e necessitavam de uma
vestimenta mais confortável, surgiram os terninhos e as saias evasês que
davam uma maior liberdade ao caminhar feminino. Além disso, a escassez
de tecidos no período da guerra propiciou ao vestuário feminino mais
simplicidade e leveza ao corte.
A tão
famosa jaqueta Perfecto usada por Marlon Brando, na verdade já existia
desde a década de 30, entretanto atingiu a popularidade com o sucesso do
filme “O Selvagem”. A jaqueta produzida pelos irmão Irving e Jack
Schott no final dos 20 foi criada especialmente para a Harley-Davidson –
famosa marca de motos, até porque esse transporte cresceu durante o
período do pós-guerra. Entretanto, é pelo filme “O Selvagem” que ela é
lembrada. O produtor de design do filme, Rudolph Sternad, resolveu
utilizar a peça como uma referência social e psicológica. Com poucas
alterações do formato original, foi introduzida na jaqueta o nome do
personagem Johnny – isso representava a liderança do grupo.
Outra peça que atingiu seu auge com o
filme “O Selvagem” foi o jeans. Popularizada pelos mineiros americanos, o
jeans era usado pelas classe estadunidense mais pobre. Porém, foi com o
filme estrelado por Brando e a ascensão do rock’n roll que a peça
ganhou status de cool. A calça jeans, assim como a jaqueta de
couro, representavam o subversivo, a oposição de valores, modernidade e a
rebeldia coletiva. Nem todo mundo podia usar a peça, era uma vestimenta
de arquétipos. Em “O Selvagem”, nenhuma mulher da cidadezinha usa
jeans, isso porque a peça denotava rebeldia. Entretanto, uma mulher em
especial usava calça: Britches, membro da gangue desmembrada de Johnny e
ex-affair do líder.
Apesar de Kathy (Mary Murphy) a partir
de seu discurso representar um novo ideal social é Britches (Yvonne
Doughty) quem o personifica. A garota usa jeans e psicologicamente ela
representa o lado masculino da parte feminina. Britches luta pelos
ideais rebeldes e, é claro, pelo macho-alfa, nesse caso, Johnny.
Psicologicamente, quando a personagem feminina usa essa vestimenta ela
vai ter a personalidade masculina incorporada.
O Selvagem (The Wild One) foi um filme simplório para a época. Proveniente de uma leva de filmes B’s, tornou-se um dos mais significativos para o estereótipo bad boy, para uma geração e para a moda.
- Rudolph Sternad
Rudolph Sternad foi um famoso diretor de
arte e produtor de design em Hollywood. Entre suas famosas colaborações
estão os filmes independentes com o diretor Stanley Kramer.
http://www.ochaplin.com/2014/11/o-selvagem-quando-um-figurino-muda-uma-geracao.html
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