terça-feira, 6 de janeiro de 2015

PEDRO FALCÃO E SOCORRO TOMAM POSSE DA REITORIA DA UPE

           

                    Os professores  Pedro Falcão e Socorro Cavalcanti tomaram posse como Reitor e vice, respectivamente, da Universidade de Pernambuco em uma solenidade prestigiada pela comunidade acadêmica e representantes de diversas instituições sociais. O governador Paulo Câmara e vários secretários estaduais, prefeitos e comunidade em geral estiveram presentes, bem como a secretária de educação Janecélia Marins, Wanderley Lopes, os vereadores Gersinho Filho e Audálio Filho, Ronaldo César, Luciano André, entre outros.

                 METAS - A cerimônia de posse de Pedro Falcão e Socorro Cavalcanti, a nova vice-reitora, aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP), no bairro da Madalena, no Recife. Os professores foram eleitos para o quadriênio (2015-2018) por servidores, docentes e alunos da instituição pública. No ato, que contou com uma apresentação da orquestra do Movimento Pró-Criança, o novo reitor se comprometeu em realizar uma gestão democrática. "O nosso plano de gestão foi transformado em projetos que, em breve, vão se tornar ações", comentou Pedro, salientando que os avanços obtidos pela instituição fazem parte de uma obra coletiva.

                 O professor Carlos Calado, que comandou a UPE até dezembro do ano passado, disse, em seu pronunciamento, que não há desenvolvimento social sem educação pública de qualidade. "A nossa gestão não teve medo de ousar e batalhou por cada conquista. Tenho certeza que a nova reitoria vai fazer prosperar ainda mais as conquistas da instituição, pois a dupla conhece a universidade", finalizou Calado.

                     Perfil da nova reitoria da UPE: Reitor - O professor Pedro Henrique de Barros Falcão é Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; Mestre em Ciências na área de Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz; e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia. Presidiu o Conselho Regional de Biologia - 5° Região e coordenou a Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Pedro já dirigiu o Campus Garanhuns e foi Pró-Reitor Administrativo da UPE. Além disso, o agora reitor foi secretário-executivo de Ciência e Tecnologia do Estado, de abril até agosto do ano passado.

               Vice-reitora - Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti é farmacêutica-bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Bioquímica pela UFPE e doutora em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo. Foi pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Maria Cavalcanti também foi vice-chefe do departamento de Ciências Fisiológicas; e coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e Diretora do Instituto de Ciências Biológica. A professora coordenou ainda o Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, e foi avaliadora do Ministério da Educação e Cultura. Maria também fez parte do Comitê de Ética em Pesquisa da UPE. É Sócia Ordinária da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde; e também do Programa de Biologia Celular e Molecular Aplicada, ambos da UPE; e docente permanente do doutorado Rede Nordeste de Biotecnologia.:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.