sexta-feira, 8 de maio de 2015

POR RECOMENDAÇÃO DO MPPE CONCURSO DE GARANHUNS TEM DIVULGAÇÃO DE RESULTADO FINAL SUSPENSO; IAUPE SE PRONUNCIA SOBRE O CASO


O ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da segunda Promotoria de Justiça e Cidadania da cidade de Garanhuns recomendou ao executivo local a não veiculação do resultado final do recém realizado concurso público municipal. Ocorre que a promotoria lavrou recomendação formal em razão de haver 2 procedimentos de investigação que estão em tramitação. Entende a promotoria que, a divulgação do resultado final poderia abrir  um precedente não oportuno neste momento, uma vez existe denúncias que em tempo, podem vir a causar o cancelamento do certame. O Governo Municipal enviou nota oficial onde se posicionou sobre o caso. Abaixo leia na íntegra a nota.


O Governo Municipal de Garanhuns confirma o recebimento de Recomendação nº 003/2015, de lavra da 2ª Promotoria de justiça e Cidadania da Cidade de Garanhuns, ao qual se reporta a existência de 02 (dois) procedimentos administrativos em trâmite na promotoria de justiça tendo como objeto a apuração preliminar de fatos relativos ao concurso público realizado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco – IAUPE, cujo objeto é a suspensão da publicação do resultado final do certame.

A Prefeitura Municipal de Garanhuns, visando, sobretudo, a preservação da boa fé dos candidatos aprovados, bem como, visando o interesse máximo do respeito à lisura do procedimento administrativo de admissão e pessoal, solicitou ao IAUPE a suspensão da divulgação final do concurso público, até o término dos procedimentos em trâmites na promotoria de justiça desta cidade.

Salientamos o compromisso do Governo Municipal com todas as instituições fiscalizadoras do concurso público, visando a transparência do certame em discussão. 

O QUE DIZ O MINISTÉRIO PÚBLICO

                 Dr. Domingos Sávio Pereira Agra (foto), Promotor titular da Promotoria de Justiça e Cidadania de Garanhuns, afirmou existir procedimentos abertos apurando a suposta divulgação dos gabaritos no site do IAUPE dias antes da realização das provas, o que teria favorecido alguns candidatos. Além disso, ocorreu a violação de um item do edital do concurso que previa o ineditismo das questões, o que também prejudica a isonomia entre os concorrentes. Por fim, o MPPE  recebeu a denúncia de troca do conteúdo programático entre as questões dos cadernos de provas de agente de saúde e agente de endemias”, informou o promotor

Ainda segundo o promotor, a divulgação do resultado final sem a resolução das pendências apontadas pode gerar falsa expectativa e prejudicar o interesse público pelo comprometimento da lisura no processo seletivo e no resultado.

Saiba mais – a Prefeitura de Garanhuns lançou em fevereiro de 2015 o edital de concurso para contratação de 253 servidores municipais para cargos nas áreas administrativa, de saúde, educação e serviços públicos. Os aprovados deverão receber entre R$ 815,34 (nível fundamental) e R$ 2.500,00 (médicos).

             A realização do concurso público foi um compromisso assumido pelo prefeito Izaías Régis no ano de 2014, quando o gestor firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o MPPE se comprometendo a substituir servidores contratados pelos aprovados na seleção. 
         
          FALA GIDI SANTOS:

O Ministério Público de Pernabuco, através de suas promotorias, citando mais especificamente a de Justiça e Cidadania de Garanhuns afrente o Dr. Domingos Sávio Pereira Agra, está cumprindo verdadeiramente seu papel, desempenhando na prática suas atribuições de fiscal da Justiça. É através de ações de compromisso com a sociedade que nós a formamos, e somente com atitudes sérias e honestas poderemos renascer uma sociedade mais justa, sem perseguições, com liberdade.

Nós que fazemos os blog do Gidi Santos e Blog Jornal Sináculo, respectivamente, sentimos a sensação de dever cumprido, afinal fomos  os  únicos blogs a atentar para o vazamento de gabaritos e questões do concurso realizado pelo IAUPE em Garanhuns. Obstinados, comprometidos com o dever de informar, não nos ativemos a esconder nada, tornamos público o que deveria se tornar público. Entretanto há os que ficam descontentes, cada uma com seu motivo/razão. Nós do Jornal Sináculo e blog do Gidi Santos temos, e só podemos ter um senhor, você leitor, que merece e recebe através das páginas de internet nossa eterna isenção, ética e imparcialidade na notícia, reproduzida na íntegra como de fato aconteceu. Quando após a notícia trazemos à tona nosso posicionamento através do: FALA GIDI SANTOS, ou mesmo do: CONOSCO, feito por Selma Mello, estamos aí comentando a notícia, o que não significa dizer que ouve tentativa de mudá-la ou mesmo manipulá-la. O comentário é tão somente uma fala de alguém que tem experiência sobre um tema/questão. 

      Acesse Aqui, Aqui e Aqui as denúncias oferecidas pelo blog, assim que tomadas as informações através do Professor Dr. Rodrigo Almendra.

Para os que estudaram muito, se prepararam para as provas como eu, cabe entender que, se constatado o vazamento de provas e gabaritos o concurso realizado pelo Iaupe em Garanhuns, deve ser cancelado. Se provada ação fraudulenta por parte de quadrilha, o concurso deve ser cancelado. Um especialista em informação digital é o profissional mais habilitado para conduzir esse tipo de investigação, fornecendo assim laudo técnico sobre o caso; então aguardemos. Se cancelado, num momento oportuno deve ser realizado novo certame, com nova organizadora.

               CONUPE/IAUPE EMITE PRONUNCIAMENTO OFICIAL 
                       SOBRE A RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Após comunicado realizado pelo município de Garanhuns, através da gestão pública, agora foi a vez do Conupe/Iaupe realizar pronunciamento oficial. O Conupe/Iaupe alega já ter explicado o ocorrido ao Ministério Público de Pernambuco que recomendou o adiamento da divulgação do resultado final do Concurso da Prefeitura de Garanhuns, que aconteceria hoje, dia 8. Abaixo segue na íntegra a nota que está postada no site UPENET: www.upenet.com.br


A CONUPE informa que o resultado final do concurso, que deveria ser divulgado nesta data de 08.05.2015, fica adiado em razão de sugestão do MPEP, acatada pela Prefeitura de Garanhuns. Esclarece que a intervenção do MPEP deveu-se a denúncias encaminhadas por um candidato, as quais já foram devidamente esclarecidas por esta Comissão. Tão logo aquela instituição conclua o seu procedimento, o resultado será divulgado nesta página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.