quarta-feira, 10 de junho de 2015

JUSTIÇA DETERMINA QUE ESTADO CUSTEIE TRATAMENTO DE RAQUEL COM REMÉDIO A BASE DE MACONHA

     
Na foto Ivanise e sua filha, Raquel.
Foto: NE10

    As atenções da imprensa e população pernambucana foram atraídas, nesta quarta-feira, para o vizinho município de Jupi onde reside  pequena Raquel Daniele Ferreira Duarte, de apenas 6 anos. A garotinha sofre com a Síndrome de West, um tipo raro e grave de epilepsia que começa a se manifestar muito cedo, e pode provocar atraso no desenvolvimento da criança.

          A Dona Ivanise Ferreira da Silva, mãe de Raquel, relatou em entrevista à Tv Asa Branca todas as dificuldades que tem enfrentado: " Os primeiros sintomas apareceram aos três meses, em dias de crise ela chega a ter 25 convulsões por dia. É uma situação muito difícil. Passo o dia todo cuidando dela", explica a dona de casa  acrescentando que a filha toma 22 medicações por dia, mas que estas não estariam fazendo mais efeito.

Em decisão judicial, através do MPF – Garanhuns, em caráter liminar,  determina o fornecimento do medicamento Hemp Oil por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS. O medicamento Hemp Oil é feito à base de canabidiol, uma das substâncias químicas encontradas na Cannabis sativa, de onde se derivada a maconha. O uso do medicamento causa polêmica e chegou a ser tema de reportagem recente do Fantástico.

 A decisão judicial definiu que o Estado tem 30 dias para disponibilizar o medicamento, sob pena de multa diária de R$ 2 mil, em caso de descumprimento. Em caso de impedimento da importação dos remédios, o Estado deve apresentar os devidos documentos e depositar em conta judicial a quantia equivalente a três meses de tratamento. A importação das doses necessárias podem chegar a R$ 41 mil por ano.

 Dona Ivanise demonstra ansiedade pela chegada dos remédios: "Ela sofre muito. Nos últimos anos passou a ter um retardo mental causado pelas crises. Eu acredito muito que ela vai ficar boa e parar de sofrer. Li sobre o medicamento na internet e vi muitas reportagens de pessoas que o estão usando. Acredito que ele vai salvar minha filha."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.