segunda-feira, 26 de outubro de 2015

VEREADORES DA REGIÃO FALTAM CONGRESSO DA UVP


Por Altamir Pinheiro



(foto: Vereadores de casinhas)
 
                 Realizou-se no último final de semana, em Garanhuns, nas dependências do Hotel Tavares Correia, o Congresso Estadual de vereadores, patrocinados pela UVP(União dos Vereadores de Pernambuco), sob a presidência do vereador da cidade de Timbaúba, Josinaldo Barbosa. Pois bem!!! De um modo geral, Os congressos oferecem aos participantes, principalmente aos que exercem cargos eletivos a convivência com outros cenários, outras realidades que, somadas ao cotidiano, se transformam em aprendizagem. Sem contar o intercâmbio social que se opera de diversas maneiras. No que se prendem as comunicações, é de grande valia a presença em congressos, dos profissionais jornalista, radialistas e blogueiros políticos. Aprende-se muito longe de uma tela de computador. Não se escreve política somente na base do Ctrl“C” & Ctrl “V”, ou apenas consultando o titio GOOGLE.

                  Constatou-se uma ausência total e maciça da imprensa de Garanhuns ao ótimo evento político. Durante os três dias foram discutidos temas da maior importância paras o dia a dia dia dos profissionais da escrita que se debruçam, cotidianamente, ao escrever sobre a política local e regional. Fazendo-se um balanço da blogosfera de Garanhuns, podemos destacar o Blog do jornalista Roberto Almeida, haja vista que, boa parte de suas postagens é tanto de política nacional quanto à paroquiana, não só de Garanhuns como de todo o Agreste Meridional. Podemos considerar também o Blog de Ronaldo César que, quase sempre, dá suas estocadas na política nacional, local e regional. O bom Blog de Carlos Eugênio por ter bastante intimidade com a classe política da região, nos oferta com boas surpresas políticas que ocorre ou estar nas entranhas da política do agreste.

          Em se Tratando da blogosfera que circunda na grande Garanhuns, podemos destacar A Gazeta Digital de Bom Conselho, que tem bons analistas políticos, destacando-se o seu âncora, Zé Carlos, que publica crônicas Agradáveis e de boa leitura com aquelas pitadas instigantes de um eufemismo provocante e com um leve toque de um ótimo e oportuno humorismo de momento ou de ocasião; O grande Rafael Brasil(grande em todos os sentidos), apresenta nas páginas do seu blog temas eminentemente políticos, apesar de tratar único e exclusivamente de política em nível nacional. RAFAELÃO BRASILSÃO, jamais gosta de enveredar pelas estradas sinuosas da política paroquiana...

           Voltando-se ao Congresso da UVP, propriamente dito, a presença dos profissionais da imprensa foi na casa de zero ao quadrado, excetuando-se aí, o blogueiro Ronaldo César que foi lá marcar presença, tomou um cafezinho e se picou!!! Agora, vexame maior foi da Câmara de Vereadores de Garanhuns. Seus 13 vereadores sequer foram lá marcar presença no congresso realizado em sua cidade onde exerce o cargo de vereador. Fazemos aqui, raríssimas exceções a uma vereadora que deu o ar de sua graça no sábado e o vereador Alcindo que fez um bico extemporâneo no sábado e no domingo. Quanto ao presidente da Casa Raimundo de Moraes, passou por lá, apenas na abertura e no encerramento do evento, em que pese ter sido ele, Gersinho, que enveredou esforços para que o Congresso dos 40 anos da União dos Vereadores de Pernambuco(UVP), fosse realizado em Garanhuns, haja vista, depois de sua fundação, a nossa cidade ter sido sede do primeiro congresso realizada por aquela entidade.

            Segundo as estatísticas passadas para este escriba, através da secretaria da UVP, pasmem, é de fazer vergonha. Para se ter ideia do desinteresse grosseiro ou das ausências lamentáveis(?) dos edis da região, tomamos como parâmetro, a Câmara de Vereadores da cidade de Caruaru que se fizeram presentes mais vereadores da terra de Vitalino do que mesmo todos os presentes de todas as Câmaras de Vereadores de todo o Agreste meridional. Isso mesmo, de todo o Agreste Meridional!!! Nossos vereadores agrestinos perderam uma grande oportunidade de familiarizarem-se com temas da maior importância como o proferido pelo Conselheiro do Tribunal de Contas, Ranilson Ramos, donde palestrou o assunto: A IMPORTÂNCIA DO TCE PERANTE OS MUNICÍPIOS; Outro conteúdo atualizadíssimo foi às mudanças que o Congresso Nacional efetuou na lei eleitorais para os próximos pleitos. Teve como palestrante o competente advogado eleitoral Felipe Ferreira Lima. Com o capítulo: OS REFLEXOS DA REFORMA POLÍTICA NAS ELEIÇÕES DE 2016.

              De resto, é preciso que todos nós fiquemos de sobreaviso, que no exercício da cidadania, o papel do agente público e dos profissionais de imprensa, torna-se imprescindível absorver conhecimentos digeri-los e, passar à frente para que a sociedade tome conhecimento de suas respectivas responsabilidades. 
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.