sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

RICARDO JAPIASSU SIMÕES LANÇA LIVRO EM GARANHUNS

            
Professores Thales Castro e Ricardo Japiassu, no lançamento do livro na  Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (Foto: Eduardo Montenegro).


          Será lançado hoje a partir das 19:00h, no Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns (IHGCG), o livro Viagem ao Norte – Apontamentos de José do Patrocínio, organizado pelo jornalista, pesquisador e professor Ricardo Japiassu Simões. O livro é uma coletânea com crônicas de José do Patrocínio quando este veio ao Nordeste para cobrir uma terrível seca que assolava a região.

              José do Patrocínio foi abolicionista e republicano, um homem nascido de uma negra com um padre, criado fora da senzala – um homem que, futuramente, se tornaria o segundo maior líder abolicionista do Império, sendo ele a pessoa que assinou a Lei Áurea junto com a Princesa Isabel em 1888. Ele também foi jornalista do Gazeta de Notícias, o jornal mais moderno da Corte na época do Império do Brasil.

               O jornal em que o republicano trabalhava enviou-o para cobrir uma rigorosa seca no Nordeste, responsável pela morte de mais de 500 mil pessoas. José do Patrocínio foi encarregado de fazer um romance intitulado “Os Retirantes”, publicado em 1879 (havia chegado aos litorais nordestinos em 1878). Ele aproveitou a oportunidade e fez crônicas de viagens, publicadas nos rodapés dedicados a folhetins – romances que misturavam ficção e notícia – e nomeou-as de Viagens ao Norte, e isto explica o nome do livro.

              “Foram 10 crônicas de viagens e estavam inéditas em livros. Japiassu copilou e  atualizou a ortografia, mas não mexeu nas palavras”. “A temática foi o que eu achei de mais escabroso nessa seca. Por exemplo, mulheres tiveram que vender os dentes e se prostituíram para não morrer de fome. Foi uma calamidade, um absurdo”. O processo de criação do livro durou um ano.

Ricardo Japiassu Simões

                 Jornalista e escritor, Ricardo nasceu na cidade da Pedra, Vale do Ipanema, no Agreste Meridional pernambucano. Fez doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, na Universidade de São Paulo. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pernambuco (1991) e doutorado-direto em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2001). Possui Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco.

             Tem experiência na área de Letras e Jornalismo, com ênfase em Literatura Comparada e Literatura Brasileira, bem como Redação, atuando principalmente nos seguintes temas: história, literatura, artes, folhetim e turismo. Cursa a Oficina de Criação Literária, ministrada pelo escritor e jornalista Raimundo Carrero, de desde 2001.

Lecionou Língua Portuguesa Instrumental I e II na Faculdade Damas da Instrução Cristã, lotado no Departamento de Relações Internacionais, do qual também foi o Coordenador Executivo da revista Caderno de Relações Internacionais e membro do Conselho Editorial da revista Architecton, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da mesma Instituição. 

                      Finalizou a pesquisa Romances de Guerra, debruçada sobre a produção em prosa do moçambicano Mia Couto, realizada entre 2009 e 2010. É articulista do Diário de Pernambuco desde 2010 e articulista do Jornal do Commercio (do Recife) desde 2012. Participou das correções das redações do vestibular da Faculdade Damas da Instrução Cristã nos semestres 2010.1, 2010.2, 2011.1e 2012.2. Também compôs a comissão de vestibular da mesma Instituição no vestibular 2011.1, 2011.2 e 2012.1, 2012.2 e 2013.1. ]

                  Fez curso de extensão universitária na Universidade de Coimbra sobre a História da Arte, da Arquitetura e do Urbanismo em janeiro de 2012. Foi membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Relações Internacionais, do Departamento de Relações Internacionais, da Faculdade Damas da Instrução Cristã, desde o mês de fevereiro de 2013 até o mês de maio de 2014.


http://www.anchietagueiros.com/2015/12/escritor-ricardo-japiassu-lanca-livro.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.