sábado, 9 de janeiro de 2016

NOVO CONSELHO TUTELAR DE GARANHUNS TOMA POSSE. SUPLENTES BUSCARÃO RECURSOS



           

            O  Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Garanhuns (Comdica) acatando a decisão da justiça, realizou nesta sexta-feira (08), no Ministério Público a contagem dos votos da urna nº 36 instalada no Distrito de Iratama. A mesma havia sido impugnada juntamente com a urna colocada na Escola Hans Alexandre-Garanhuns por suspeita de violação, uma vez que não constava a etiqueta com o nome dos quinze candidatos ao pleito.

             Durante  a recontagem (3) da urna até então impugnada, mais todas as outras, uma enorme diferença ocorreu tirando a veterana Eliane Silva da equipe e em seu lugar assume o Sr. Stoni Costa.

           Várias interrupções foram realizadas e com maestria o COMDICA acatou todas elas solucionando o que lhe era de direito como  a anulação  de cédulas que não constavam as 4 assinaturas, outras que tinha assinatura de apenas um mesário ou ainda, cédulas com assinatura de uma única mesária que assinava por outros. 

            Após a leitura final da votação, uma série de emendas foram acrescentadas pelos candidatos a ATA; Entre eles estavam: 

A constatação de cédulas adulteradas  ou que não atendiam as normativas do pleito;
 o fato de fiscal não poder se pronunciar; 
dos prejuízos acarretados pelos candidatos ocasionados cédulas canceladas; pelo desencontro de informações e falta de aviso aos funcionários que deveriam trabalhar na recontagem(negado pela comissão);
 de 3 contagens com resultados diferentes;
 solicitação dos nomes dos votantes;
 as assinaturas dos presidentes e mesários eram rubricadas em umas cédulas e em outras o nome era assinado completo e se a rubrica estava registrada em cartório;
 avaliação técnica ainda das rubricas e  o respeito pela fala de cada pessoa.

      Os eleitos se  limitaram, após alguns mal estar, a agradecer a condução de todo o processo realizado pela COMDICA. Mais exaltado,  um eleito disparou que o fato de não saber perder uma eleição fez com que perdessem tanto tempo e sofresse desgastes desnecessários.

           Stony pediu que fosse registrada a sua situação e apontou a concorrente Eliane Silva, responsável pela liminar que bloqueou a contagem das urnas até então,  como grande responsável por ele ter sido prejudicado.

          Entre perdas e danos, os postulantes que ficaram na suplência não satisfeitos com a condição do processo prometem entrar com recursos para que toda a condução dessa eleição fique 100% transparente e, principalmente o porque da abertura de  uma única urna alegando que o fato descumpria o edital.
 

               Com a contagem da urna 36 o candidato Stoni Costa. que estava em 8º lugar. passou para o 5º, já a candidata Eliane Silva que estava em 5º passou para o 7º. Com a alteração os cinco conselheiros tutelares eleitos em Garanhuns são:


 Genoveva  1.752 votos
 Pastor Samuel   830 votos
 Pastor Ricardo   810 votos
 Socorro Carvalho 439 votos
 e Stoni Costa 437 votos.

Manoel Moretson albino com 398 votos fica como primeiro suplente e Eliane Silva com 386,, passa a ser segunda suplente.

             A posse dos conselheiros ocorre amanhã na Casa dos Conselhos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.