terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

FNUSUAS EMPODERA USUÁRIOS E USUÁRIAS DO SISTEMA

            
               

COORDENAÇÃO NACIONAL DO FNUSUAS


Selma Mello (de azul) ao lado de Osvaldo Loureiro- suplente, junto a representação do Nordeste - CE, BA, PB, AL e PI.

                O Fórum Nacional de Usuários e Usuárias do SUAS – FNUSUAS – é um espaço coletivo de organização política dos usuários e usuárias do SUAS e sua finalidade é fazer a articulação política e contribuir para o empoderamento do usuário bem como representar o coletivo dos usuários e usuárias do SUAS nas instâncias de discussão, deliberação, pactuação, controle social e gestão nacional do SUAS.


            Fórum O Fórum Nacional de Usuários do Sistema Único de Assistência Social (FNUSUAS) foi instituído na Reunião Decentralizada e Ampliada do Conselho Nacional de Assistência Social, realizada em Salvador, em novembro de 2014 pelos usuários do SUAS ali reunidos em Plenária Nacional histórica.

              O Fórum Nacional dos Usuários da Assistência Social, doravante denominado FNUSUAS, é um espaço coletivo de organização política dos/as Usuários/as do SUAS, de caráter permanente, que se constitui por meio de diferentes formas de representações de Usuários e Organizações Nacionais de Usuários (de acordo com a Resolução CNAS 24/2006) e de representações dos Fóruns Estaduais dos Usuários do SUAS – FEUSUAS.

           Sua finalidade é fazer a articulação política e contribuir para o empoderamento do usuário bem como representar o coletivo dos usuários e usuárias do SUAS nas instâncias de discussão, deliberação, pactuação, controle social e gestão nacional do SUAS. A coordenação geral é composta por 8 membros dos estados de SC, AP, BA, MG, SP, SE, RS e a coordenação executiva, que está na linha de frente das ações é formada pelos conselheiros do CNAS representantes dos Usuários (as) em cinco regiões, além das representacões estaduais e do Distrito Federal.

         A coordenação Nacional é composta dois membros(efetivo e suplente) de cada estado e Pernambuco está representado pela Sra Selma Mello (Garanhuns)-titular e o Sr Osvaldo Loureiro(Recife), suplente.
              
              Os usuários e usuárias são os protagonistas do SUAS, a razão da existência do SUAS, mas é preciso ampliar, consolidar e garantir a participação do usuário e usuária, em um espaço para a discussão, mobilização e articulação em torno da garantia de nossos direitos de cidadania e só assim consolidar o SUAS que queremos.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

             O Fórum Nacional de Usuários e Usuárias do SUAS – FNUSUAS – é um espaço coletivo de organização política dos usuários e usuárias do SUAS e sua finalidade é fazer a articulação política e contribuir para o empoderamento do usuário bem como representar o coletivo dos usuários e usuárias do SUAS nas instâncias de discussão, deliberação, pactuação, controle social e gestão nacional do SUAS.  

            Afinal, os usuários do suas não querem esmolas. Querem direito de participação. Selma Mello - coordenadora Nacional do FNUSUAS.

NOTA DO DIRETOR DO HOSPITAL DOM MOURA






 Segue nota do diretor do Dom Moura

            Tivemos acesso a um relato por e-mail de um pai que procurou a emergência do Hospital Dom Moura em busca de pediatra para atendimento de seu filho, que apresentava febre e dores pelo corpo. Em duas oportunidades, não encontrou o médico.

         Mesmo entendendo a situação, infelizmente não podemos fazer o atendimento, contudo, não por culpa de algum profissional, do hospital, da Secretaria de Saúde ou mesmo do Governo do Estado, como atesta em sua missiva.

            Atualmente dispomos de pediatras nas quartas e quintas-feiras, e realmente não tínhamos pediatras no hospital durante o carnaval. A Secretaria de Saúde por diversas vezes abriu seleção simplificada e oferece contrato a qualquer pediatra que desejar prestar seus serviços em nossa unidade de saúde, mas a falta deste profissional é nacional, com maior ênfase no interior do país e em nossa região.

           Contudo, afirmamos que nenhuma criança com risco iminente de morte deixou de ser atendida, e na necessidade, foi regulada, encaminhada para atendimentos em outras unidades de saúde do estado. Foram apenas três casos e nenhum registro de óbito. Com atendimento ágil da nossa equipe.

         Os atendimentos de ambulatório e de baixa complexidade tiveram que retornar para serem atendidas nos Postos de Saúde mais próximos de casa, que têm esta responsabilidade junto à comunidade, deixando as situações mais complexas para nosso Hospital e a Rede de Saúde Estadual. Como o caso que motiva esta nota.

           Renovamos o convite para pediatras que possam fazer parte de nossa equipe, mas pedimos também à população que busque com mais frequência a Rede Municipal de Saúde, nos casos ambulatoriais.

            Estamos à disposição para outros esclarecimentos, pois acompanhamos diretamente os serviços neste carnaval, com a equipe da direção estando dentro do hospital.

Luíz Ribamar Melo
Gestor - HRDM

HOSPITAL DOM MOURA NÃO TEM MÉDICO PARA ATENDER AS CRIANÇAS DESCASO, DESRESPEITO

       
 
Nos chega uma denuncia revestida de dor e desespero de um pai que busca ajuda para seu filho doente e vai exatamente aonde deveria ir: HRDM. Lá não encontrou quem deveria estar. 

         " É assim que os nossos filhos estão sendo tratados pelo Governador Paulo Câmara, e por seus auxiliares aqui em Garanhuns. As crianças não podem adoecer, já que durante todo este Carnaval, a Pediatria do Hospital Regional Dom Moura não teve Médico para atender as crianças doentes de Garanhuns e das cidades que compõem o Agreste Meridional.

         É como se fossemos a uma Padaria que não tem Pão. A diferença é que estamos falando de vidas e vidas de criaturas pequeninas, que estão apenas começando a viver.

           Estivemos, eu e minha mulher, no Dom Moura no sábado passado, e voltei hoje, terça-feira, com o meu filho de 5 anos apresentando um quadro de 39 graus de febre e dores por todo o corpo. O diagnóstico sugere Dengue ou Chikungunya, mas não encontramos Médico para atender, nem o meu filho, nem outras crianças que lá estavam com os seus pais aflitos também. Sequer uma Enfermeira foi olhar os nossos filhos, já que uma recomendação do Conselho Regional de Enfermagem as desobriga dessa atividade caso o Hospital não tenha Médico. Já os Médicos da Emergência Adulta também se negam a atender as crianças. OS NOSSOS FILHOS ESTÃO CONDENADOS A MORTE EM GARANHUNS!

           O que encontramos nos dois dias foram Recepcionistas nervosas por tanto falar que NÃO TEM MÉDICO e Vigilantes visivelmente transtornados, por serem agredidos verbalmente pelo ataque de fúria e de desespero dos Pais que lá estavam. Coitados! Eles são tão vítimas quanto nós, pois as moças que fazem as Fichas e levam gritos dos pais não recebem salários há dois meses. QUEM DEVERIA ESTAR LÁ PARA OUVIR OS PAIS ERA O GOVERNADOR PAULO CÂMARA OU O DIRETOR DO DOM MOURA, O SENHOR LUIZ MELO.

     Em meio ao aperreio e a angustia, fiquei sabendo que o último dia em que um Médico atendeu na Pediatria do Dom Moura foi na quinta-feira, dia 4 de fevereiro, portanto, o período do Carnaval não foi um caso isolado, isso é regra no Dom Moura, pois só tem Médico na Pediatria nas segundas e quintas-feiras. OS NOSSOS FILHOS NÃO PODEM ADOECER AS TERÇAS, QUARTAS, SEXTAS, SÁBADOS E DOMINGOS. UM DESCASO TOTAL! UMA FALTA DE HUMANIDADE SEM IGUAL.

     GOVERNADOR PAULO CÂMARA, PREFEITO IZAÍAS RÉGIS, DIRETOR DO DOM MOURA, DEPUTADOS, VEREADORES... estamos sofrendo! Os nossos filhos estão sofrendo! Se não tem Médico na Pediatria do Dom Moura fechem aquela sala, não fiquem fazendo de conta que estão atendendo ou contabilizando os atendimentos da ortopedia ou da maternidade para ludibriar o Governo Federal e seguir recebendo as verbas como se estivessem atendendo as nossas crianças."

    SÓ SABE O QUE EU E MUITOS OUTROS PAIS DE FAMÍLIA PASSAMOS E ESTAMOS PASSANDO É QUEM SE DEPAROU COM O FILHO DOENTE EM CASA, E SEM DINHEIRO, TEVE QUE LEVA-LO PARA O DOM MOURA E CHEGANDO LÁ OUVIR A INFORMAÇÃO QUE NÃO TEM MÉDICO.

GOVERNADOR PAULO CÂMARA OS NOSSOS FILHOS ESTÃO CONDENADOS A MORTE EM GARANHUNS!

Antônio Pedro Neto – Cidadão de Garanhuns.
E-mail: pedroneto595@gmail.com


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

SESC OFERECE ESTÁGIO REMUNERADO

                O Sesc Pernambuco está com inscrições abertas para processo seletivo de estágio. Ao todo, são oferecidas 134 vagas para estudantes de curso superior e uma vaga para o nível técnico em Segurança do Trabalho. A inscrição deve ser feita até o dia 15 de fevereiro, através do site estagio.sescpe.com.br.

              São oferecidas vagas para as unidades do Sesc de Casa Amarela, Santa Rita, Santo Amaro, Piedade, Caruaru, Arcoverde, Garanhuns, Petrolina, São Lourenço da Mata, Belo Jardim, Surubim, Buíque, Araripina, Bodocó, Goiana, Centro de Turismo e Lazer de Triunfo, além da sede e do Banco de Alimentos no Recife.

           Podem participar da seleção estudantes que estejam cursando Artes Cênicas, Artes Plásticas/Visuais, Arquitetura, Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Dança, Design, Educação Física, Jornalismo, Letras, Música, Turismo e Segurança do Trabalho (técnico).

         Para participar da seleção é necessário estar matriculado numa instituição de Ensino Superior credenciada pela Ministério da Educação ou pelo Conselho Estadual de Educação; cursar um dos quatro últimos períodos da graduação regular, e no caso do Técnico em Segurança do Trabalho, o aluno deve estar no 2° ou 3° período. Além disso, é preciso ter disponibilidade para estagiar quatro horas diárias ou vinte horas semanais. O estágio pode chegar até 10 meses, podendo ser renovado por igual período.

           Os estagiários com formação em nível superior vão receber bolsa no valor de R$ 656 e o de curso técnico de R$ 430, ambos com auxílio-transporte de R$ 140. O processo seletivo é composto por prova de conhecimentos gerais, avaliação comportamental e prova de informática para candidatos nas áreas de Administração, Arquitetura, Design, Psicologia e Técnico de Segurança do Trabalho. A inscrição custa R$ 20. O resultado final será divulgado no dia 20 de abril. O edital está disponível no site do Sesc (estagio.sescpe.com.br).

(Leonardo Teixeira)

ÁLVARO PORTO CONFIRMA ADESÃO AO GOVERNADOR PAULO CÂMARA

              

    O deputado estadual Álvaro Porto (PTB) foi recebido  em audiência pelo governador Paulo Câmara (PSB) no Palácio do Campo das Princesas. Ao lado do presidente estadual do PSD, deputado federal licenciado e secretário estadual de Cidades, André de Paula, Porto foi tratar da sua filiação ao partido e consequente entrada na base governista. 


             O petebista destaca que seguirá fiscalizando e denunciado deficiências e cobrando soluções para os problemas do Estado, em especial do Agreste. "Vou ajudar no que for preciso e contribuir para projetos que melhorem a vida do pernambucano. Mas, como vinha fazendo, não vou deixar de apontar o que considerar errado ou equivocado” detalhou.

             Álvaro Porto deixa o PTB – e, automaticamente, a vice-liderança da oposição – assim que o prazo da “janela partidária” for aberto. Ele já conversou com a direção da legenda e comunicou sua decisão.

                A entrada no PSD se dá num momento em que o partido se fortalece para a disputa eleitoral deste ano. “Nos identificamos com o projeto do PSD e com a política de crescimento do partido. É nítido também que a legenda está apta a contribuir com as propostas do nosso mandato, a atender às demandas que chegam ao nosso gabinete, além de ser plenamente estruturada para nos respaldar na construção de chapas de prefeito e vereador nas nossas bases”, salienta Álvaro Porto. 

           A promulgação da emenda constitucional que institui a janela de 30 dias para a troca de sigla, sem risco de enquadramento em infidelidade partidária, deve ser promulgada no dia 18 deste mês. A emenda foi aprovada em dezembro de 2015, dentro do texto que propunha a reforma política. (Josué Nogueira).

PACIENTE ESPERA MAIS DE UM ANO POR ATENDIMENTO

             

                   "O Governo do Prefeito Izaías Régis continua desrespeitando os cidadãos e as cidadãs de Garanhuns, principalmente nos momentos em que eles mais precisam do Poder Público Municipal: na hora da enfermidade, quando precisam de exames e consultas para diagnosticar possíveis doenças.

               Após recebemos em outubro do ano passado denúncia do cidadão José Maria da Silva, que foi atendido no Posto de Saúde da Cohab 1, entregar cópias da requisição médica e da autorização para realização do seu exame comprovando que passaram 294 dias para serem liberados, agora a situação é pior e o desrespeito continua. 

              A senhora Helena Cavalcante Leite encaminhou ao nosso Gabinete cópia de uma requisição para fazer uma endoscopia digestiva que foi entregue no dia 04/08/2014 para ser autorizado no Posto de Saúde da Boa Vista. Ocorre que, após um ano e quatro meses, a requisição foi devolvida pelo Posto de saúde sem ser autorizada. É inadmissível que continuemos aceitando essa falta de respeito com o povo de Garanhuns, especialmente quem precisa dos serviços públicos. Isso tem ocorrido com várias pessoas do nosso Município que estão à espera de autorizações de exames. Para onde estão indo os milhões que estão sendo usados na saúde de Garanhuns?

             A população que procuram e fica a espera desses exames, estão correndo um sério risco de comprometer o seu problema de saúde, levando cidadãos e cidadãs que pagam os seus impostos, até podendo causar risco de morte por conta da falta de respeito do Governo do Prefeito Izaías Régis com a população que precisa dos serviços de saúde da Prefeitura.

             É preciso respeitar nossa população, Garanhuns não merece tal falta de respeito de uma administração que estufa o peito para dizer que essa é a cidade que a gente quer!

               Como legislador e defensor do povo, vou continuar cobrando e fiscalizando para que a Prefeitura Municipal possa oferecer uma saúde de mais qualidade especialmente aos mais necessitados.


Sivaldo Albino