terça-feira, 31 de maio de 2016

PREFEITO DANNILO CABRAL RECEBE RECOMENDAÇÃO DO MP QUE PODERÁ IMPLICAR NA NÃO CONTRATAÇÃO DE GRANDES NOMES COMO ZEZÉ DE CAMARGO E LUCIANO

                

  Foi só a notícia se espalhar nas redes sócias que o PMPE pediu para que o prefeito de Bom Conselho suspendesse  o Show de Zezé & Luciano na cidade  durante o perído junino, que começou um rosário de lamentações.

A noticia nos chega através do conceituado blog de Jamildo

"A promotora Maria Aparecida Alcântara Siebra notificou o prefeito de Bom Conselho, Dannilo Godoy (PSB), a suspender a festa “Forrobom”, prevista para 23 a 29 de junho de 2016.
O Blog de Jamildo revelou os gastos com a festa, com exclusividade, em 3 de maio.

> Prefeito de Bom Conselho vai gastar meio milhão em shows contratando até Zezé Di Camargo & Luciano

    Um dia após,   ampla repercussão no Estado, os procuradores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se reuniram, no Conselho Superior do órgão, para discutir notícia publicada pelo Blog de Jamildo, sobre a contratação de cantores, por mais de meio milhão de reais, dentre eles a dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano, um dos maiores cachês do País.

     O corregedor Renato Silva Filho “registrou que um blogueiro  noticiou no dia anterior que o município de Bom Conselho publicou a dispensa de licitação para realização de um show no valor de quinhentos mil reais”.

       Escandalizados com os altos gastos, o corregedor e o procurador José Lopes pediram a atuação imediata dos promotores do interior para impedir estas festas, em todos os municípios, enquanto a situação da saúde e educação continuar precária no Estado.

       Ainda, por unanimidade, o Conselho Superior do MPPE decidiu que a Receita Federal seria comunicada para investigar os prefeitos, sempre que houver este tipo de contrato.

          Agora, em 25 de maio, saiu uma notificação da promotora do caso, para o prefeito suspender a festa.

       Segundo a promotora, o MPPE tem recebido e atendido vários munícipes com reclamações acerca de não pagamento dos seus direitos, além das dificuldades financeiras pelas quais o município vem atravessando.


segunda-feira, 30 de maio de 2016

MOMENTOS DE MAGIA: ABRAM ALAS! A TOCHA ESTÁ PASSANDO...

Giovanni, medalhista olímpico participou do clima de festa em Garanhuns
Foto: Gustavo Siqueira


          Há 100 dias para o inicio das Olimpíadas do Rio 2016, a Tocha Olímpica percorreu algumas ruas na cidade de Garanhuns. O evento ocorreu na tarde desta segunda-feira, dia 30, que ficará na memória das mais de 32 mil pessoas que lotaram ruas do trajeto para incentivar e desejar que sejam jogos de muita paz .



        A chama foi acesa por volta das 14h47min, em um dos cartões postais mais importantes da Cidade, o Relógio de Flores. Uma festa impecável cuidadosamente feita para esse momento único. De Garanhuns a tocha seguiu para a cidade de Lajedo onde outra grande multidão a esperava.

         Destaque especial ao Giovane, atleta do volley que fez parte deste grande espetáculo, e aos polos musicais com artistas escolhidos e que encantaram o público presente.
Cordelista Gonzaga de Garanhuns
Foto: Ana Paula Freitas
Giovani do Volei participou de comboio olímpico em Garanhuns
Foto: Prefeitura de Garanhuns
Gonzaga de Garanhuns beija tocha olímpica
Foto: blog do Carlos Eugênio
Adicionar legenda
Condutor carrega chama olímpica pelas ruas de Garanhuns
Foto: Carlos Eugênio
Escolhidos se revezam na condução da tocha olímpica em Garanhuns
Foto: Prefeitura de Garanhuns
Cordelista Gonzaga de Garanhuns encerrou revezamento na Praça Mestre Dominguinhos
Foto: Garanhuns Minha Cidade


Carlos Tevano foi um dos condutores da Tocha Olímpica 
durante sua passagem por Garanhuns
Foto: Ana Paula Freitas



foto de Leide Tenório


MAIOR COMPLEXO EÓLICO FICARÁ ENTRE CAETÉS, VENTUROSA, PEDRA E CAPOEIRAS, DIZ GOVERNADOR

   
     

         Em comemoração a I Semana de Energia de Pernambuco, após regulamentação da Lei, em 2015, e ao Dia Mundial da Energia (29), o governador Paulo Câmara acionou, remotamente, diretamente do Palácio do Campo das Princesas, em Recife, um dos 126 aerogeradores do complexo Ventos de São Clemente, localizado na região do Agreste pernambucano, nesta segunda-feira, dia 30 de maio. Com capacidade instalada de 216 MW, este é, atualmente, o maior complexo eólico em funcionamento no Estado.

     “O parque dos Ventos de Santa Brígida, inaugurado ano passado, e o parque de São Clemente, que hoje inicia suas atividades, são responsáveis, juntos, por 15% da energia gerada em nosso Estado. São 550 mil família beneficiadas, número muito expressivo, que dialoga com o desenvolvimento que queremos para o estado de Pernambuco, o desenvolvimento sustentável, com uma energia limpa e, em sua totalidade, sendo produzida no Estado, no complexo industrial de Suape”, comemora o chefe do Executivo estadual, lembrando que estamos vivendo um ciclo que começou lá traz, quando as primeiras fábricas de energia eólica chegaram a Pernambuco, e hoje é possível ver a produção não apenas das torres, mas a geração de energia dentro do Estado.

             A Casa dos Ventos, uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil, comemora a entrega antecipada em sete meses do complexo. Oficialmente, o parque São Clemente deveria entrar em operação somente em janeiro de 2017. O Diretor Executivo da empresa, Clécio Eloy, atribuiu o apoio estadual, desde a regularização fundiária das áreas envolvidas até a adesão da comunidade ao projeto e orientações dos órgãos relacionados ao meio ambiente a fazer o projeto com menor impacto possível, como fatores preponderantes para a antecipação das operações.

       “Conseguimos, aqui em Pernambuco, as condições ideais para que fizéssemos nossos maiores investimentos. A Casa dos Ventos atua em todos os estados do Nordeste, mas temos aqui, nosso maior destino de investimentos”. O complexo entregue é formado por oito parques eólicos, distribuídos entre os municípios de Caetés, Venturosa, Pedra e Capoeiras, a cerca de 250 km de Recife. No total, há 126 aerogeradores instalados.

            Ventos de São Clemente é o segundo complexo eólico inaugurado pela Casa dos Ventos em Pernambuco. O primeiro foi Ventos de Santa Brígida, localizado na região de Caetés, inaugurado no ano passado. Além deste, a companhia está investindo em outro complexo situado em terras pernambucanas, Ventos de Santo Estevão (142MW), localizado na Chapada do Araripe, que faz divisa com Piauí, e tem operação prevista para iniciar em maio de 2017

sábado, 28 de maio de 2016

INSS REALIZA ATO DE PROTESTO CONTRA A EXTINÇÃO DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL




              O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no estado de Pernambuco realiza protestos simultâneos nesta terça-feira (31) nas Gerências Regionais de  Garanhuns, Caruaru e Petrolina e na Superintendência Regional do INSS, no Recife.

             O ato é contra a extinção do Ministério da Previdência Social promovido pelo presidente interino Michel Temer logo após o afastamento de Dilma Roussef. A pasta foi aglutinada pelo Ministério da Fazenda. 

                Na capital pernambucana, o protesto vai ser realizado às 10 horas da manhã, em frente à Superintendência Regional do INSS.  Aqui em Garanhuns e nos demais municípios o ato ocorrerá, em frente às gerências executivas do órgão.



MARIO FAUSTINO ATUA NO PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO DE GARANHUNS

                    


                 O Governo Estatual construiu e inaugurou várias ETE´s, Escolas Técnicas Estadual, em cidades do interior do estado enquanto Garanhuns era preterida.  Ironicamente, na gestão que faz questão de doar terrenos a empresários sob promessa de trazer emprego, renda e desenvolvimento, o Governo Estadual esperava a doação de um por parte da municipalidade, que tivesse área suficiente para o projeto. Um outro disponibilizado anteriormente não se adequava ás instalações de uma escola com o perfil das demais.

                Preocupado com Garanhuns e região, o ex-vereador Mário Faustino (PSB) resolveu agir e, apos uma série de encontros com secretários, assessores e o prefeito Izaías Régis (PTB), finalmente sua busca trouxe resultado com a doação de uma área maior para a concretização do sonho estudantil e investimento estadual.

                   Mario, que também faz parte de um grupo de senhores que buscam viabilizar recursos para manter os dez dias de FIG e da instalação do Hospital Municipal,  prova que basta ter boa vontade, desejo de contribuir e a busca pela unidade para que possamos, efetivamente, ver nossa cidade se  desenvolver.









sexta-feira, 27 de maio de 2016

24 EDIÇÃO DA CAVALGADA DA PEDRA DO REINO

Foto: Costa Neto



              Teve início neste último domingo (22), no município de São José do Belmonte, no Sertão Central de Pernambuco, a XXIV Cavalgada da Pedra do Reino, manifestação cultural que reconta o episódio da tragédia sebastianista na Serra do Catolé. A iniciativa conta com apoio do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, e é uma realização da Associação Cultural da Pedra do Reino, em parceria com a Prefeitura de São José do Belmonte.

             Com o tema “Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do sangue do vai- e- volta”, a programação conta com as tradicionais festividades que atraem visitantes de toda região. Dentre elas, destacam-se a Cavalhada e a Cavalgada à Pedra do Reino, na qual os cavaleiros participantes mais uma vez anunciarão o legado do Rei Desejado, evocando a figura do rei D. Sebastião. 

           Para Márcia Souto, presidente da Fundarpe, esta é uma importante manifestação cultural do sertão pernambucano. “Não foi à toa que este movimento tão rico inspirou boa parte da literatura de Ariano Suassuna. A Cavalgada da Pedra do Reino cumpre mais uma vez a missão de fortalecer os laços de cada território com sua própria tradição, valores e costumes”, opina.

             Durante a Cavalhada, que acontece na tarde do sábado (28), duas equipes de cavaleiros, intituladas Azul e Encarnado, reproduzem jogos típicos da Idade Média, procurando acertar argolas penduradas com suas lanças durante a corrida. A concentração será em frente à Igreja Matriz de São José, e depois o público segue em direção ao Carvalhão, com direito a apresentações da Banda Filarmônica São José, Banda de Pífanos do Mestre Ulisses e Grupo de Cavalhada de Zeca Miron. Ainda no sábado (28), às 9h, a Praça Sá Moraes receberá apresentações de cultura popular, com bandas de pífanos, reisados, violeiros e repentistas, entre outras atrações.

           O domingo (29) começa cedo com o ponto alto da celebração popular, quando os fogos de artifício são acionados e os primeiros cavaleiros começam a surgir em frente à Igreja Matriz de São José. O trajeto da Cavalgada à Pedra do Reino contará com apresentação de corais, bandas filarmônicas e de pífanos, e segue até o Sítio Histórico da Pedra do Reino, onde uma multidão aguarda a chegada dos cavaleiros uniformizados para a tradicional festa. Este ano o rei da Cavalgada à Pedra do Reino é o Sr. José Iran de Oliveira Barros, que participa do evento desde a primeira cavalgada e foi um dos fundadores da Associação Cultural Pedra do Reino.

História – A Pedra do Reino é formada por duas grandes rochas (uma com 30 e outra com 33 metros de altura), na Serra do Catolé, Município de São José do Belmonte (a 479 km do Recife). Este endereço é o destino final da cavalgada que acontece todos os anos e que relembra o movimento sebastianista liderado por João Antônio dos Santos, em 1838. No local, o auto proclamado Rei João Antônio formou uma comunidade de fiéis seguidores, prometendo um reino de justiça, liberdade e prosperidade, no qual os pobres ficariam ricos e até os pretos renasceriam brancos.

Em 1971, o escritor Ariano Suassuna publicou o livro “O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”, resgatando e dando notoriedade ao episódio. O Memorial da Pedra do Reino, situado à Praça Pires Ribeiro, 34, no Centro de São José do Belmonte, expõe quadros, livros, documentos e fotos que se relacionam com o movimento e toda história de fé, fanatismo, tragédia e festa ocorridos no local.

Confira a programação completa:

XXIV Cavalgada da Pedra do Reino
São José do Belmonte
Dias 27, 28 e 29 de maio de 2016

SEXTA-FEIRA (27 DE MAIO)
Palco de shows

Local: Parque de Eventos da Praça Antônio Gomes da Cruz
Horário: 22h

Atrações: Gideon do Forró
Bota pra Moer


SÁBADO (28 DE MAIO)

Cultura Popular
Local: Praça Sá Moraes
Horário: 9h
Atrações: Banda de Pífanos do Mestre Ulisses

Grupo de Dança de São Gonçalo
Violeiros e Repentistas
Reisado do Mestre João Cícero
Grupo de Bacamarteiros

Cavalhada
Local: Concentração em frente à Igreja Matriz de São José, depois segue em direção ao Carvalhão
Horário: 15h
Atrações: Banda Filarmônica São José

Banda de Pífanos do Mestre
Grupo de Cavalhada de Zeca Miron

Palco de shows
Local: Parque de Eventos da Praça Antônio Gomes da Cruz
Horário: 22h

Atrações: Forró Mil
Danilo Pernambucano (Participação especial)


DOMINGO (29 DE MAIO)

Cavalgada da Pedra do Reino
*Concentração com missa às 5h30, em frente à Igreja Matriz de São José, e apresentação do Coral de Aboio de Serrita
*Saída dos cavaleiros às 6h, com apresentação d 
*Percurso até o Sítio Histórico da Pedra do Reino, com


Palco na Pedra do Reino
Horário: 7h30
Local: Parque de Eventos da Praça Antônio Gomes da Cruz
Atrações: Forró Pé-de-Serra José Balbina

Zeca Bota Bom
Trio Pé-de-Serra Talhada
Aboiadores João Vítor e Nilsinho Vaqueiro

ASCOM/FUNDARPE

AUDÁLIO QUER RÁDIO E TV EDUCATIVA PARA GARANHUNS

             

         O vereador Audálio encaminhou ao Ministério das Comunicações e a ANATEL solicitação para que seja viabilizada a concessão para implantação de emissoras de Rádio e TV Educativa para fins exclusivamente educacional e cultural em parceria com as escolas e faculdades de Garanhuns (Requerimento Nº 148/13).

       A proposta do parlamentar garanhuense é viabilizar a transmissão de programas educativo-culturais, que atuaram em conjunto com os sistemas de ensino, visando à promoção e ao fortalecimento da educação básica e superior, e da divulgação educacional, cultural, pedagógica e de orientação profissional tendo em vista que Garanhuns é um polo educacional no Agreste pernambucano.


       Garanhuns hoje conta com a UFRPE, UPE, AESGA que juntamente com as escolas de ensino médio e básico oferecem uma ampla cobertura educacional para toda região, reunindo assim condições para receber a rádio e TV educativas com canal exclusivo para programas voltados a educação local, produzidos em parceria com as citadas instituições de ensino.


http://audaliovereador.blogspot.com.br/2016/05/audalio-quer-radio-e-tv-educativa-para.html

FNUSUAS NACIONAL, REPUDIA CASO DE ESTUPRO COLETIVO QUE ACONTECEU NO RIO DE JANEIRO

    


  O FÓRUM NACIONAL DE USUÁRIO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL , FNUSUAS - através de sua coordenadora Nacional,  no Estado de Pernambuco - PE,  suplente e usuários, vem publicamente manifestar seu mais profundo repúdio ao ato de  extrema barbárie cometido contra jovem de 16 anos, moradora de uma comunidade da zona oeste do Rio de Janeiro.

                 Além da abjeta violência sexual coletiva, praticada por mais de 30 homens, que além de toda crueldade e humilhação,  ainda a  expuseram ao público através da criminosa divulgação de sua imagem e sofrimento nas redes sociais, que revela a confiança de seus agressores na impunidade,  deixando à mostra que a cultura do estupro, lamentavelmente, ainda é uma cruel realidade no Brasil onde a cada 11 minutos, uma mulher é estuprada, segundo os dados mais recentes de 2014, ano em que foram registrados 47.646 estupros no Brasil.

               Há exatamente um ano, teve repercussão outro caso de estupro coletivo contra mulheres. Em 27 de maio de 2015, quatro adolescentes do Piauí foram agredidas, estupradas e cruelmente atiradas de um penhasco de aproximadamente sete metros de altura. Uma das jovens violentadas, Danielly Rodrigues, de 17 anos, após ter sido submetida a três cirurgias, faleceu.

                É estarrecedor e sob nenhuma hipótese pode ser admitida qualquer tentativa de justificar a brutalidade dos atos pela mínima culpabilização das vítimas.

           O FNUSUAS, PE,  nesse grave momento de comoção social, registra sua solidariedade à vítima e sua família, reiterando seu compromisso de combater diuturnamente o preconceito e a violência  contra a mulher e atuar em auxílio das mesmas, ao tempo em que conclama toda  a sociedade civil para somar esforços nessa luta urgente contra a cultura do estupro.

Selma Mello
Coordenadora Nacional -PE

quinta-feira, 26 de maio de 2016

PROGRAMAÇÃO DO REVEZAMENTO DA TOCHA OLÍMPICA EM LAJEDO


EM NOTA, CLAUDOMIRA REFORÇA SUA PRÈ - CANDIDATURA






               A Pré-candidata Claudomira Andrade, em nota dirigida ao blog, deixou claro que não abrirá mão de sua Candidatura, todavia está aberta a receber apoios. 

                                  

          "Serve este para me utilizar do meu direito subjetivo de resposta, previsto constitucionalmente, e assim, solicitar que esta nota seja publicada na sua íntegra.

                          Ao ler publicação de matéria em seu blog, na qual que é afirmado por uma suposta “fonte” que em recente reunião com representantes da oposição ao governo municipal teria ficado acordado que a possível chapa eleitoral seria Givaldo Calado (PP) como prefeito e eu como vice. Sobre isso tenho a afirmar o seguinte: 

             De fato, realizamos uma reunião na qual participaram representantes da oposição ao Governo Izaías e alguns pré-candidatos. Fora colocado na ocasião que seria importante todos se unirem. Porém, em relação ao nome do candidato a prefeito, eu ponderei que a escolha deveria ser baseada em critérios específicos como densidade eleitoral, possíveis apoios políticos, nível de rejeição etc., apurados em pesquisas realizadas por institutos competentes. E não escolha aleatória.

              Esta informação contida em seu blog não procede de forma alguma e lamento, veementemente, que tenha sido assim publicada sem que antes eu tivesse sido ouvida a respeito.

                   Aproveito esta oportunidade para agora, mais do que nunca, reafirmar a minha pré-candidatura, a qual não mais a mim pertence. E sim a Garanhuns, ao Partido como um todo, aos pré-candidatos a vereadores do Democratas e do Solidariedade, a deputada Priscila Krause e ao presidente do meu partido Democratas, dep. Mendonça Filho, por entenderem que Garanhuns estagnou  economicamente e sinalizarem a importância de reunir esforços para mudar essa realidade. 

             Continuarei mantendo as conversas de forma respeitosa com o PSDB (presidido pelo empresário Ivan Júnior); com o PDT (presidido pelo engenheiro Valter da Celpe); com o PPS (Sivaldo Albino) e demais partidos da oposição, como forma de ampliar os apoios no meu palanque.

              Por fim, dado estes mal entendidos e, após consultar a Executiva do meu Partido, informo não mais haver interesse da nossa parte em aliança político-eleitoral com o PP de Garanhuns, representado pelo empresário Givaldo Calado.

Atenciosamente,

CLAUDOMIRA ANDRADE."





Salientamos que abaixo, em nossa matéria esclarecemos que o que corria a 'boca miúda" não havia se confirmado, realmente.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

FRENTE POPULAR DE GARANHUNS : PERTO DA COMPOSIÇÃO DA CHAPA




       Conversas a la "boca miúda" nos contam de que durante reunião realizada no dia de ontem, 24, no Garanhuns  Palace Hotel, que contou com as presenças de representantes de vários partidos, foi definida a chapa que irá contar com o apoio do Governo do Estado  no enfrentamento ao Prefeito Izaías Régis (PTB) nas urnas em outubro próximo.



               As conversas trazem o nome do empresário Dr Givaldo Calado (PP) como candidato e da, também advogada, Claudomira Andrade (DEM) definida vice pelo grupo denominado de Frente Popular de Garanhuns 

              

            

             Em contato com um presente a reunião o Blogjornalsinaculo teve a confirmação de que uma reunião realmente ocorreu, mas que não teria sido definido os tão esperados nomes que integrarão a Chapa opositora.   Ainda segundo apurado, existem três nomes que poderão vir a ser candidatos a Prefeito, assim como   também poderão vir a ser  vice. Os nomes em evidencia seriam do empresario Givaldo Calado, da advogada Claudomira Andrade, do engenheiro Valter Couto em sua ótica.  Outro encontro será realizado na próxima sexta-feira e  poderá trazer a finalização da esperada chapa ou podemos, ainda, ter surpresas. Uma coisa e certa: estamos próximos de uma decisão.

                


MPF- PE OBTÊM CONDENAÇÃO DO EX PREFEITO DE PALMERINA

               

                       O Ministério Público Federal (MPF) em Garanhuns (PE) conseguiu a condenação de Severino Eudson Catão Ferreira, ex-prefeito do município de Palmeirina, no Agreste Pernambucano, por prática de ato de improbidade administrativa. O motivo foi a não prestação de contas de recursos recebidos por meio de convênio firmado com o Ministério do Turismo. 

Segundo consta no processo, o município de Palmeirina assinou convênio com o Ministério do Turismo, no valor de R$ 315 mil, para apoiar a realização do Festival Cultural da cidade. O contrato foi firmado em dezembro de 2009, com validade até abril de 2010. O prazo máximo previsto para a prestação de contas era maio de 2010, o que não ocorreu. As irregularidades constatadas também levaram o ex-gestor à condenação pelo Tribunal de Contas da União (TCU), após instauração de tomada de contas especial pelo órgão de controle.

A Justiça Federal condenou Severino Eudson Catão Ferreira ao pagamento de multa no valor de 10 vezes a última remuneração recebida no tempo do mandato. O ex-gestor pode recorrer da decisão. 

com informações do V&C

CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA TEM NOMES DIVULGADOS

              



              Na próxima segunda-feira (30), a bela Garanhuns ira receber o   "revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016." O evento, que vai passar por mais de 300 municípios do Brasil, alcança 90% da população do país em todos os 26 estados, além do Distrito Federal. Na “Cidade das Flores”, 13 pessoas devem conduzir a Chama Olímpica – maior símbolo das olimpíadas. 

               Até o momento, o Comitê Olímpico disponibilizou a relação de 11 condutores que são:

Carlos do Amaral Tevano Simplício
Felipe Lima Pires Ferreira Dantas
Denivaldo de Paulo Ramos
Luiz Lima Gonzaga
Ítalo Cavalcanti Carvalho
Allysson Correia Brasil
Gilberto Pantoja Falcão
Narclébio do Amaral Rezende
Ademir Santos José
José Araújo Nilton
Hand da Silva Neris

terça-feira, 24 de maio de 2016

TERCEIRA EDIÇÃO DO FLAMOB




               Com um trabalho já consolidado, dois Festivais e Prêmios Nacionais no MIS, um festival internacional de filmes de celular, vários prêmios, cursos, workshops e exposições realizadas, dois livros publicados e parcerias com grandes empresas, a mObgraphia Cultura Visual se estabelece como referência na América Latina, buscando sempre oportunidades de divulgar e agregar a arte da nova geração.

               Em junho e julho, acontece no MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o 1º Festival Latino Americano de Mobgrafia e a terceira edição nacional do Prêmio de Mobgrafia. Esta é uma produção conjunta mObgraphia e Popckorn (organizadora do Buenos Aires Mobile Festival), com a participação especial do Everyday Latin America, coletivo de fotógrafos e jornalistas que utilizam apenas smartphones para contar suas histórias.

            Todo ano é um grande desafio estabelecer o que vai ser preparado para a edição seguinte. Neste ano os fundadores da mObgraphia Cultura Visual, os fotógrafos Cadu Lemos e Ricardo Rojas, já tinham a intenção de romper as fronteiras do Brasil e buscar mais histórias e imagens desses países e culturas fantásticas que formam a América Latina.

           O primeiro passo foi a parceria com os produtores do Buenos Aires Mobile Festival que convidaram a mObgraphia para participar no ano passado como jurados e Cadu Lemos como palestrante na abertura do evento na capital argentina.

            Dessas conversas saiu o programa e conceito do FLAMob 2016, Festival e Prêmio Latino Americano de Mobgrafia (como  o  Festival será chamado daqui para a frente adotando o nome como sinônimo de fotografia mobile). Em seguida uma parceria estratégica e fundamental quando se fala de América Latina, a participação da plataforma mais importante de registros do cotidiano da região em smartphones, o Everyday Latin America de Oscar Durand, Elie Gardner, Federico Pardo e Danielle Villasana, fotógrafos e jornalistas que fundaram o coletivo.

            Com isso, anunciamos a primeira exposição do Everyday Latin America, “LIFE”, com curadoria de Elie Gardner, convidada especial do FLAMOB e que terá também a participação de Oscar Durand como jurado do evento, em conjunto com Adriana Zehbrauskas, fotógrafa brasileira radicada no México que também faz parte do time de fotógrafos do Everyday Latin America.

Programa

6.6 às 19 horas

Palestra aberta e preview do FLAMOB

“A nova comunicação é mob – Palestra aberta da mObgraphia sobre os rumos da nova comunicação, mobile, onde o video é o texto e a foto, a palavra ” e apresentação detalhada do Festival FlaMob 2016

17.6 às 18h30

Abertura oficial e premiação das categorias

Programa Foco Crítico de Fausto Chermont e Guilherme Maranhão com transmissão ao vivo, entrevistando Luiz Baltar, vencedor dos prêmios Conrado Wessel e Brasil (Porto Seguro).

De 17.6 a 24.7

Exposições:

Premio Latino Americano – 6 categorias + categorias especiais (Cães Bravecto e #motofoto): Retrato, Preto e Branco, Paisagem, Street/Urbana, Fotojornalismo/Documental, Artes Visuais
A exposição do prêmio reúne o melhor da mobgrafia brasileira e latina americana contemporânea em categorias que expressam os inúmeros estilos e abordagens da fotografia captada, editada e compartilhada em smartphones.

Exposição Convidada “LIFE” – Everyday Latin America com curadoria de Elie Gardner e equipe @everydaylatinamerica
4/4/4 – Ação para novos talentos realizada nos canais da mObgraphia de janeiro a abril. Uma vez por semana, 4 imagens de 4 fotógrafos foram destaque. As 4 vencedoras serão exibidas em exposição paralela no MIS. Seleção da equipe mObgraphia


Projeções em datas a serem confirmadas (Auditório MIS)

Mobile Photo Awards e mObgraphia Retrospectiva

Lançamento do mObgraphia film festival 2016 e projeção dos vencedores de 2015



9 e 10 de julho das 09h00 as 21h00

Painel com Iatã Cannabrava e convidados

Painel com Cadu Lemos, Ricardo Rojas, Javier Siriani (Popckorn) e Elie Gardner Everyday Latin America (Unindo o continente pela mobgrafia)

“Não danifique os sinais”  – Diógenes Moura

Mobgrafia e Fine Art. É possível? Painel com Lucas Lenci e Rodrigo Vieira (Shootermag)

Painel com Clício Barroso e convidados

Painel com Mozart Mesquita e Leo Saldanha  (Feira Fotografar) e convidados

Leitura de portfolio com Juan Esteves e Marcelo Greco

Juri

Cássio Vasconcellos, Manuela Matos Monteiro (Mira Mobile Prize), Clicio Barroso, Rodrigo Vieira (Shootermag), José Diniz, Oscar Durand (Everyday Latin America), Erico Hiller, Adriana Zehbrauskas e Daniel Berman (Mobile Photo Awards)



REGULAMENTO

Festival e Prêmio Latino Americano de Mobgrafia

TEMA
Livre

Envie uma mobgrafia para cada categoria listada abaixo  (Ensaio: 5 mobgrafias não mais nem menos).

1.2 CATEGORIAS

PRETO E BRANCO ; RETRATO ; PAISAGEM ; STREET ; FOTOJORNALISMO/DOCUMENTAL ; ARTES VISUAIS ;

ENSAIO (entende-se por ensaio o conjunto de 5 imagens de um mesmo assunto – contam uma historia)

CATEGORIAS ESPECIAIS (Siga o link para regulamentos específicos):

#motofoto AQUI

#Cães Bravecto AQUI

PARTICIPANTES
Podem participar todos os autores que utilizem a mobgrafia (fotografias captadas e editadas num dispositivo móvel) com mais de 18 anos.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
– Os candidatos devem submeter uma imagem por categoria (preto e branco ou cor)

– Não poderão ser apresentadas obras cujos direitos de autor não pertençam integralmente e sem exceção ao participante

– As imagens devem ser enviadas até às 23:59 do dia 30 de maio de 2016

– Não há qualquer custo de inscrição no Prêmio

– Os participantes devem respeitar as datas e nominar as categorias a que inscreveram suas obras.

ESPECIFICAÇÕES PARA O ENVIO DAS IMAGENS
– Todas as imagens devem ser captadas e editadas com qualquer tipo de dispositivo de comunicação móvel (tablets, smartphones ou celulares de qualquer sistema operacional)

– As fotografias apenas podem ser editadas utilizando aplicativos de edição de um dispositivo móvel

– As fotografias devem ser enviadas num único e-mail por categoria (1 imagem por categoria, 5 imagens para a categoria ensaio) para flamobgrafia2016@gmail.com, e com a categoria definida no subject/assunto.

–     Só serão aceitas as mobgrafias enviadas como anexo no e-mail

–     Só serao aceitas as imagens que estiverem devidamente sinalizadas com nome do autor, endereço de email e categoria a que está se inscrevendo.

– Só serão avaliadas as imagens submetidas em suporte digital com os seguintes requisitos:

Formato: jpeg
Dimensão: 1.000 pixels  no lado maior.
Tamanho do arquivo: devem ser maiores do que 900 kb e menores que 5MB
Não serão aceitas as imagens:

que façam parte do corpo do e-mail
que incluam assinaturas, marcas d’água ou molduras
– Legendar cada arquivo com primeiro e último nome, seguido de traço, número da imagem (no caso de ensaio), traço e categoria a ser submetida.

Exemplo:

JoséSilva-retrato; JoséSilva-paisagem etc.

– Pode ser solicitado o envio do arquivo original para comprovar a legimitidade da captura e edição via smartphone

– Após o envio da inscrição, cada participante irá receber um e-mail de confirmação da sua submissão

– A organização não se responsabiliza por eventuais sobrecargas e problemas de servidores de email, usados como plataforma ao concurso (ex: Gmail, Hotmail, etc).

– As submissões não serão devolvidas. Apenas os trabalhos vencedores selecionados serão guardados para propósitos de divulgação com autorização do autor já concedida ao se inscrever.

– A mObgraphia  não é responsável por qualquer falha e/ou perda da inscrição e nem por falta de  autorizações de uso de imagem de assuntos fotografados.

JÚRI
Numa primeira fase haverá uma pré-seleção dos trabalhos que gerará shortlists para seleção dos jurados, ; destes serão escolhidos  os vencedores de cada categoria..Da decisão do júri não haverá recursos.

USO DAS IMAGENS
Todos os direitos da imagem pertencem ao participante. Qualquer imagem utilizada pela mObgraphia será identificada com os respectivos créditos autorais. O uso da mesma pode ser incluído em publicações e/ou divulgação, lembrando que eventuais autorizações de uso de imagem são de responsabilidade única do fotógrafo/autor participante..

DIVULGAÇÃO DOS FINALISTAS
Os trabalhos selecionados serão divulgados até ao dia 10 de junho de 2016 no sitewww.mobgraphia.com e em seus canais.

Os vencedores serão anunciados dia 17 de Junho de 2016 no Auditório Principal do MIS em São Paulo e subsequentemente publicados nos canais mObgraphia.

PRÊMIO
Troféu mObgraphia

Destaque nos canais da mObgraphia

Print em papel fine art para cada vencedor nas categorias.

Exposição de 18.6 a 24.7 no MIS – Museu da Imagem e do Som em SP.

EXPOSIÇÃO
A inauguração da exposição do festival mObgraphia realizar-se-á em São Paulo no dia 17 de Junho  de 2016 no MIS. As mobgrafias  escolhidas pelo júri como finalistas serão impressas e expostas até ao dia 24 de julho de 2016.

ELA SÓ QUERIA UMA INFORMAÇÃO...

                 

                   Recebemos e transcrevemos e-mail de uma  estagiaria  da educação indignada com o tratamento recebido por servidora da Secretaria de Educação da Prefeitura de Garanhuns. Segue:

                  Às vezes podemos sim pensar que somos mais capacitados que outras pessoas, mas daí a externar esta conclusão humilhando ou ofendendo verbalmente alguém, é comprovar que estamos enganados em relação a nossa "superioridade".

               Bom, estou aqui para fazer uma denúncia contra uma funcionária da Secretaria de Educação de Garanhuns. Fui falar com a mesma que sou professora estagiária e fui perguntar porque tem estagiários que estão em duas escolas enquanto eu e muitos fomos desligados. AMIGOS DO BLOG QUERIA SABER SE ISSO É LEGAL. DEMITE UNS FUNCIONÁRIOS ENQUANTO UM ESTAGIÁRIO OCUPA DUAS ESCOLAS PODE ISSO?

            Ao perguntar, a moça da Educação (secretaria) uma loira meia fortinha, de cabelo curto foi meio grossa comigo. Disse o seguinte, após eu fazer a pergunta porque uma pessoa ocupa duas escolas se eles demitiram vários. 

RESPOSTA DELA:  "NÃO TEMOS SATISFAÇÕES A DAR A NENHUM FUNCIONÁRIO AINDA MAIS A ESTAGIÁRIOS QUE AINDA NEM SABE DÁ UMA AULA, E ESSES QUE TEM DUAS ESCOLAS É PORQUE SÃO PESSOAS DE NOSSA CONFIANÇA, GENTE NOSSA. SABEMOS QUE SÃO CAPAZES. A SENHORA PODERIA DAR LICENÇA, ESTOU SUPER OCUPADA".

             São esses funcionários que o prefeito Izaias falou que se fossemos maltratados ele ia ver o caso? E ai prefeito, queremos respeito desses seus funcionários mau-educados e olhe que era da Educação... 

MINISTRO VAI PROCESSAR PROFESSOR MICHEL ZAIDAN,

           

                  

             O artigo do professor Michel Zaidan revelando que o deputado Mendonça Filho (DEM) foi indicado Ministro da Educação pelo empresário da área de ensino Janguiê Diniz incomodou profundamente o líder democrata.

                     Segundo o jornalista Magno Martins, Mendoncinha vai processar o professor da UFPE, o PT e o site Brasil 247 “pela divulgação de propaganda mentirosa” nos sites e redes sociais”.

                     O artigo de Michel Zaidan também foi publicado em alguns blogs, como de Roberto Almeida e é a uma das matéria mais acessada, ultrapassando oito mil acessos  Mendonça Filho argumenta que quem mais ampliou a rede privada de ensino superior no País foram as gestões do PT com programas como o FIES.  “Hoje 75% dos alunos no ensino superior do Brasil estudam em instituições particulares. Quando o PT está no governo, o discurso é de que essa expansão do ensino privado é para dar acesso ao filho do pobre à universidade. Quando somos nós, o PT muda o discurso, monta um tribunal de inquisição e diz que o Fies é para privatizar o ensino superior”, ressaltou o ministro.
Michel Zaidan Filho é natural de Garanhuns, cientista político e professor universitário dos mais respeitados na capital pernambucana.

                    Por seu posicionamento crítico em relação aos governantes também foi processado pelo governador Paulo Câmara, que não gostou de um artigo do intelectual denunciando o envolvimento do socialista com o superfaturamento de obras na construção da Arena Pernambuco.

                       Ao tomar conhecimento de que o ministro pretende processá-lo, o professor Zaidan comentou: "Ficou chateado com o artigo. Que pena!"

Com informações do blog de Roberto Almeida