domingo, 10 de setembro de 2017

GARANHUNS RECEBEU A VISITA DE CEL, GABRIEL DUARTE, 1º COMANDANTE DO 71 BI MTZ

              
       Aos 94 anos de idade, lúcido e bem humorado, o Cel Gabriel Antônio Duarte Ribeiro, (General da reserva), 1º Comandante  do 71 BI MTZ, esteve em Garanhuns para participar do desfile cívico de Sete de Setembro. Uma visita que muito honrou a população de garanhuns que chegou a fazer fila para tirar fotografias com esse ilustre brasileiro e de tamanha simbologia para o Exército Brasileiro. 


        Gabriel é uma figura muito representativa na construção dos cinquenta anos passados do exercito, em Garanhuns, construindo um futuro brilhante até o presente que vivemos. 


     Para essa jornalista que, juntamente ao companheiro de trabalho, o comunicador Ricardo Dias, representantes da Web Rádio Antena Internacional,  acompanhamos, com exclusividade o Cel em sua visita a cidade,   onde o mesmo deixou uma marca de comando firme e forte no Batalhão. Um militar que respeita e honra a farda que vestiu, e no momento, com muita emoção, vestiu a capa da nossa rádio WEB RÁDIO ANTENA INTERNACIONAL.


         Foi de uma alegria imensa  passar algumas horas da manhã com esse brasileiro que, acima de tudo, ama sua pátria incondicionalmente. Não importando o que precisou fazer para que a mesma se mantivesse com "Ordem e Progresso".



Pequena História do 71 BI MTZ





                                              Inauguraação do 71 BI MTZ Garanhuns


         O 71° Batalhão de Infantaria Motorizado (71°BIMtz) – Batalhão Duarte Coelho, sediado em Garanhuns-PE, iniciou oficialmente suas atividades em 1967. Organização Militar criada pelo Decreto N° 60.394, de 11 de março de 1967, teve seu aquartelamento inaugurado a 10 de agosto do mesmo ano. O ato contou com a presença do Presidente da República, ARTUR DA COSTA E SILVA, do Governador do Estado de Pernambuco, NILO COELHO, e do Comandante do IV Exército, Gen Ex RAFHAEL DE SOUZA AGUIAR, além de grande número de figuras do cenário político nacional da época.

           O terreno foi adquirido e doado pelo então Prefeito de Garanhuns, AMILCAR DA MOTA VALENÇA, que fez a solicitação de recursos à sociedade local, por intermédio de projeto entregue à Câmara de Vereadores.  Ao longo de sua existência o 71° BIMtz conquistou vitórias significativas. Ainda em janeiro de 1969 foi elevado a “Batalhão Tipo II” e, em janeiro de 1987 transformado em “Batalhão Tipo III”.

         Em abril de 1970, foi criada, em seu aquartelamento, a Escola General Sampaio, conhecida como “Pelotão Mundico”, destinada à educação de crianças de baixa renda da região.

         No mês de abril de 1993, com a presença do então Ministro do Exército, General de Exército ZENILDO GONZAGA ZOROASTRO DE LUCENA, foi concedida, em Portaria Ministerial, a denominação histórica “Batalhão Duarte Coelho” e entregue o Estandarte Histórico ao 71° BI Mtz. Em outubro de 1994, a Organização Militar foi contemplada com uma Banda de Música categoria “F”.

         Em junho de 2000, em Portaria do Comandante do Exército, o Batalhão foi designado como “Força de Ação Rápida” (FAR) do Comando Militar do Nordeste (CMNE), passando a ter máxima prioridade em pessoal e material.

          Com orgulho, mobilizou uma Companhia de Fuzileiros de Força de Paz para integrar contingentes de 2006, 2009 e 2011, do Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABATT), no Haiti. Além desses, em 2010, contribuiu com um pelotão reforçado no Contingente Emergencial enviado imediatamente após o terremoto que assolou o país amigo.

          No que se refere ao emprego de tropa, conforme vocação operacional do CMNE, ao longo desses anos, o Batalhão recebeu missões voltadas para as ações de segurança integrada e, ainda, representou a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada em exercício de defesa externa no Teatro Amazônico, como a Operação Amazônia/ 2010.

           Em 2015, um expressivo número de militares do 71º BI Mtz integrou a Força Tarefa Patriota durante a Operação São Francisco VI, na pacificação do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro-RJ.

            Desde a sua inauguração, a Organização Militar mantém a integração com a comunidade cada vez mais viva e forte, participando de inúmeras ações subsidiárias de cunho social, em atendimento aos diferentes segmentos da sociedade de Garanhuns, bem como de parte do Sertão e Agreste Pernambucano.

         Neste pedaço de chão nordestino, o Batalhão permanece vigilante a serviço do Exército e da Pátria, tendo como principal atividade o preparo dos seus quadros e da tropa, visando à manutenção da operacionalidade para o cumprimento das missões constitucionais atribuídas às Forças Armadas.



     Atualmente o 71 BI MTZ está sob o comando do Tenente-Coronel Luiz Duarte de Figueiredo Neto, natural do Mato Grosso e pertencente a turma de Infantaria da AMAN do ano de 1994. Ele assumiu a função do seu antecessor, o Tenente-Coronel Sandro Gomes de Vasconcelos que passou dois anos à frente do Batalhão Duarte Coelho, em um biênio de intensas e produtivas atividades. Em uma das missões mais relevantes, o 71º compôs uma Força-tarefa que ajudou na pacificação do complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.