terça-feira, 28 de novembro de 2017

ADMINISTRAÇÃO DA GEAGA PODERÁ PASSAR PARA INICIATIVA PRIVADA






              Mais um projeto de lei oriundo do Governo Municipal de Garanhuns  que começa a tramitar nas comissões da Câmara Municipal ainda esta semana, prevê a concessão da administração da Ceaga para a iniciativa privada. 

          O Projeto de Lei traz o registro de número 040/2017, e afirma que a concessão trará benefícios ao município porque salva a Prefeitura  dos custos da manutenção e organização da mesma, especialmente com custo de reformas e adequação do complexo como um todo. 

                Na proposta estão as diretrizes do projeto que o grupo econômico interessado em assumir o serviço deve apresentar. O prazo para a concessão seria de 20 anos prorrogável por igual período(40) e a modalidade de licitação proposta seria a concorrência,  ganhando a empresa que fizer a maior oferta para o município pela concessão. Também serão levados em consideração as especificidades técnicas da proposta, aliando preço e técnica.

           O projeto ainda traz o íten onde as contratações de funcionários feitas pela concessionária serão de responsabilidade desta não tendo o município qualquer responsabilidade trabalhista com a mão de obra terceirizada.

          O projeto de lei data do dia 21 de novembro. Se aprovado pela Câmara Municipal, o município passa para a próxima etapa rumo à concessão que é o lançamento do edital.

REFORMA

A Ceaga passa por uma ampla reforma iniciada em meados de 2015. No local, segundo informações do Governo Municipal, estão sendo investidos mais de 5 milhões de reais (4.875.000,00 oriundos do Ministério da Agricultura (MAPA) e  R$ 239.819,53 de recursos próprios do município). 



          A ideia da privatização da Ceaga não é de todo ruim ou estranha. Várias entidades já passaram por processos semelhantes e temos exemplos de que o resultado é satisfatório. Em redes de relacionamentos e blogs, as pessoas se dividem e começam a apontar alguns pontos, como no caso do blog V&C “seria melhor ter pensado bem antes da reforma em curso, pois o dinheiro público aplicado na vultuosa obra poderia ter sido empregado em outra benfeitoria, como a reforma do mercado 18 de agosto, por exemplo”.”  Esse aspecto é importante haja vista o próprio projeto do Executivo Municipal grifar que uma das grandes vantagens da concessão é justamente fazer com que o poder público não arque com despesas de reformas e adequação da estrutura, entre outras onerações”.

            Outro ponto importante que deve ser contemplado no edital, caso a câmara autorize a licitação, é a inserção na lei de concessão de ferramentas que protejam o pequeno comerciante para que este não  venha a ser, no futuro, o maior prejudicado.  É gritante a necessidade de realização de audiências públicas com aqueles que tiram seu sustento, e das suas famílias, das vendas de produtos na Ceaga para que as regras da privatização sejam postas de maneira clara na mesa de negociação e que traga resultados positivos para todos, principalmente, a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.