sábado, 14 de abril de 2018

MÁRCIA RODRIGUES , INFECTOLOGISTA, EX-ALUNA DO COLÉGIO QUINZE, FOI A ÚNICA PERNAMBUCANA SELECIONADA PARA ESTAGIAR NO MARLO THOMAS CENTER




               Um trio de irmãos nascidos em Recife e criados na cidade das flores desde muito pequeninos, sempre se destacou por ser estudioso, ter inteligência privilegiada e trazer a marca de uma família que, desde os primórdios de nossa criação quanto cidade, tem suas histórias em nossa história.


            O trio loiro é composto pelo  Rilton, Márcia e Maristela Rodrigues.   Filhos de dona Maria José e do Dr. Rilton Rodrigues,  ex alunos dos colégios Santa Sofia e Quinze de Novembro, escreveu sua passagem por Garanhuns com letras de Ouro. O mais velho, Riltinho, como o chamávamos carinhosamente, hoje é Engenheiro Civil e muito ligado ao cultivo de religiões e ritos orientais. Maristela, a caçulinha sempre foi a mais bagunceira(risos), mais, não menos estudiosa,  é advogada, casada e tem dois filhos incríveis. A do meio, minha colega de classe, Márcia, sempre foi muito guerreira e sonhava combater doenças que maltratavam, principalmente crianças e idosos.

                 Logo nos anos iniciais do colegial, meu amado e amigo trio voltou para Recife, após muitos anos morando em Garanhuns. Uma tristeza, principalmente para mim que tinha nesses meninos meus maiores amigos. E a vida seguiu. O trio partiu e a história de vida de seus ente queridos está em toda parte a exemplo da rua onde se localiza a Faculdade UPE, e a tradicional rádio 87,9 FM,  traz o nome do seu avô, Capitão Pedro Rodrigues. O seu pai, Dr. Rilton Rodrigues, homem muito culto e conhecedor da vida, foi fundador da Academia de Letras de Garanhuns, localizada a Rua Quinze de Novembro, bem próximo de onde morava a família. Um feliz parentesco os ligam ao ilustre Dr. Ivan Rodrigues, de quem são primos, como eram do Dr. Ivaldo Dourado.


                    Hoje o engenheiro Rilton Rodrigues é sansei  e proprietário da sede do Zenshin Karate Dojô - Associação Kyusho Jutsu Brazil na cidade de Bezerros-PE, onde mora e aonde ministra aulas de Kyusho Karate Jutsu; Karate Marcial (não competitivo); Karate Terapêutico (para pessoas mais maduras); Kyusho Jutsu Tradicional (para todas as artes marciais) e Treinamento com armas de madeira, além trabalhar a mente sã com ervas e terapêuticos. Tem três lindas filhas.


                   Maristela de Melo R. Dias é advogada de muito sucesso, casada com Dr,  Robson De Araujo Dias e é mãe dos rebentos Raphael Rodrigues Dias e Pedro Dias, duas grandes referências em CrossFit em Pernambuco e em outros estados, a partir de um treinamento com exercícios de levantamento de peso olímpico (LPO), ginástica olímpica e atividades de condicionamento metabólico (corrida, ciclismo e remo)acaba de ser vovó de uma linda princesinha, filha do Pedro.


               Márcia Rodrigues é médica infectologista, casada com Tarcísio Soriano e tem duas filhas, Raquel e Luiza. Márcia é destaque entre a comunidade de medicina mundial  por ter sido  uma das duas brasileiras,  selecionadas, entre os maiores especialistas do mundo, juntamente a Dra. Mônica Brauner de Moraes, do Distrito Federal, após passar por provas oral, escrita e curricular,  para participar do "The Global Pediatric Medicine- Infectious Disease Course", um curso direcionado para infectologistas e/ou oncologistas que trabalham com câncer infanto-juvenil apenas em paises em desenvolvimento/baixo nível sócio-econômico promovido pelo Departament of Global Pediatric Medicine do S. Jude Children's Research Hospital. Médicos de 22 países participaram do mesmo, no Hospital  Marlo Thomas Center, que é um dos prédios do complexo hospitalar do St. Jude Children's Research Hospital, localizado em Menphis, e é um dos maiores hospitais nos USA, para tratamento de crianças com câncer. A finalidade é a cooperação e troca de experiências entre os maiores profissionais do mundo no segmento.


        O "Marlo Thomas Center" tem esse nome em homenagem à Margaret Júlia Thomas, filha de Danny Thomas, fundador do St. Jude Research's Hospital. É apenas um dos prédios de um enorme Complexo Hospitalar do St. Jude Children's Reseatch Hospital em Memphis, Tennessee, EUA. 

                O Hospital de Pesquisas St. Jude Children´s Research,s Hospital,  traz como um dos princípios  orientadores, o compartilhar de descobertas com a comunidade global da área de pesquisa para acelerar o progresso contra o câncer infantil e outras doenças catastróficas, também se apresentando como uma extensão física dessa filosofia, oferece aos pesquisadores da St. Jude e de médico(a)s em todo o mundo, um espaço inovador para aprender, compartilhar e desenvolver os próximos grandes avanços em ciência e medicina.

           Não temos a informação de quantos médicos Brasileiros se candidataram para o curso. Só sabemos que apenas duas (02) Brasileiras foram selecionadas para a primeira fase (9 semanas, curso on-line) e para a segunda fase (2 semanas, treinamento no St. Jude Hospital).



OBS: Errata: Dra Márcia foi uma das duas brasileiras admitidas para fazer o curso.


Em tempo: A outra é  a Dra. Mônica Brauner de Moraes, do Distrito Federal. 

Em tempo, só soubemos após a matéria publicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.