segunda-feira, 2 de julho de 2018

"A ARTE QUE TRANSFORMA" COM ESSE RECADO ARTISTAS E PRODUTORES LUTAM PARA TRAZER A PEÇA O EVANGELHO SEGUNDO JESUS: A RAINHA DO CÉU, PARA GARANHUNS




Entre os protestos contra a apresentação da peça "O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu", um grupo foi criado no Facebook para juntar as pessoas que gostariam de assistir a mesma que estava na programação oficial do teatro alternativo do Festival de Inverno de Garanhuns, cancelada pelo governo do estado após pedidos do  prefeito Izaías Régis, da Diocese, associação de pastores, políticos e de vários setores da sociedade que não admite a apresentação do espetáculo na cidade, pela crença religiosa da grande maioria dos munícipes, e de outras cidades também, conforme nota do prefeito de Lajedo, Dr. Rossine.

O Prefeito de Garanhuns Izaias Regis, representante maior da sociedade, prometeu não ceder o espaço do Centro Cultural para a tal apresentação. A Diocese, em nota, chegou a afirmar que não cederia a igreja Catedral como um dos atrativos polo do FIG se a peça fosse exibida.

A polêmica foi instaurada devido o  personagem de Jesus ser vivido no palco por uma trans que blasfema ao chamar Jesus como a “RAINHA DO CÉU". As entidades religiosas pedem respeito, e juntos, cobraram do estado o respeito, também com o dinheiro público. 

Contrários à celeuma instalada na cidade e em nome da liberdade de expressão e artística, um grupo de produtores culturais, artistas, e simpatizantes do movimento LGBT se mobiliza para trazer a peça para Garanhuns de forma independente. O grupo está organizando um financiamento coletivo, uma espécie de vaquinha online. A mobilização tem ganhado força e e dividido opiniões. 


        Sob a tese “ A Arte que TRANSforma, o movimento ganha repercussão, adeptos e muito mimimi. 

            Nos comentários, a sugestão é que o SESC receba a peça, e lembram que o espetáculo é encenado para pessoas acima de 18 anos em ambiente fechado.


"Bom esclarecer que, independente de qualquer religião, a peça incentiva a tolerância e a convivência solidária entre as pessoas. Tem sido elogiada pela crítica onde tem sido permitida sua encenação.


“Gente, para além de tentar trazer peça, não seria interessante também tentar fazermos um ato? Um cortejo ou algo assim, quem sabe passando pela prefeitura, parando para fazer algumas falas, sobre laicidade, sobre as violências contra determinados corpos e tal? Sei que o tempo não é muito para essa organização, mas penso que era um momento importante, aproveitando que tanta gente vai estar na cidade.”


“tem que pressionar as empresas para se posicionarem. ha pouco elas suspederam seus patrocínios frente a um caso de racismo” 


“Parabéns à iniciativa mas a atriz merece mais, muiiiiiiiiito mais.
No mínimo um pedido de desculpas em nota oficial e uma apresentação só dela num dos principais teatros da cidade, dos poucos que ainda restam.
Fiquemos atentos porque esse episódio irá abrir portas para outras ações ainda mais truculentas.”

Mais informações na página do Facebook: 

E da Vaquinha On-Line: https://www.catarse.me/rainhajesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.