quarta-feira, 4 de julho de 2018

EVILÁSIO LEÃO MACHADO...OU, SIMPLESMENTE, MANO DE BAÉ! O PERCURSOR DO COCO.





Desde sua adolescência a exploração da riqueza rítmica e a valorização da cultura popular nordestina estão intrínsecas  no seu cotidiano. Filho de músico e com um gosto peculiar pelo ritmo nordestino seu destino não seria diferente, ser um dos grandes nomes do Coco de Roda da nova geração. Foi ouvindo Jakson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Riachão, Gordurinha, Bezerra da Silva, entre tantos outros cantores nordestinos que Mano de Baé aprimorou as suas composições. Os que mais impulsionaram e influenciaram na sua escolha de gênero musical foi  Jackson e Jacinto Silva.


Lutando pela divulgação e valorização da cultura de raiz pernambucana, o fez entrar em contato com vários outros mestres da Zona da Mata, levando em 2005 a formar, o já reconhecido pelo público, o Coco de Mano de Baé. Sempre se inovando o grupo hoje se apresenta com a seguinte formação: Mano de Baé (voz e pandeiro), Tonyarte (alfaia), Dáfine Kelly (voz e ganzá), Angélica Vidal (voz e ganzá), Mônica Borba (Voz) e Haroldo Cesar (caixa) fazem um coco de roda que, com a fusão da cadência litorânea e a cadência da Mata Norte, resuma-se ao que você vai conferir agora.

Traz no seu repertório músicas de própria autoria como  o Coco da Tanajura, Como é bom a gente amar, Dueto dos pásso e  Coco da Maria, levando o público a um contato e uma aceitação da cultura nordestina, própria da Zona da Mata Norte do estado, que hoje tem o seu público diverso em idade e nível intelectual.

Mano de Baé vem ganhando respeito e destaque no cenário musical tendo este já se apresentado:



Festa de São Sebastião em Limoeiro PE (2018)
Carnaval do Recife PE, Polo Mostardinha (2018)
Festa de São Sebastião – Paudalho PE (2013/14);
São João do Recife PE (2013-2015);
projeto Cantos e Encantos, Vicência PE (2015);
Projeto Na embolada dos Mestres – Nazaré da Mata PE (2013);
Festival Canavial – Nazaré da Mata, PE (2014)
Encontro pernambucano de Coco – Olinda, PE (2014-2018);
Arraial Absurdo Iluminado (2015/16) São Vicente Ferrer PE;
FIG (2015),   entre outros grandes eventos estaduais.


           Uma arte que se apresenta com a certeza de que a tradição da boa música e das nossas tradições encontram espaço para aparecer e encantar as gerações,  se apresentará em Garanhuns  no próximo dia 25 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.