sábado, 22 de setembro de 2018

I SEMINÁRIO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR É REALIZADO EM GARANHUNS




   Conselheiros de educação, gestores de instituições municipais de ensino, merendeiros, representantes de cooperativas de agricultura familiar, estudantes universitários e da Rede Municipal participaram do I Seminário de Alimentação Escolar nesta quinta-feira (20), no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). O evento foi realizado pelo Conselho de Alimentação Escolar (Cae), orgão parceiro da Secretaria de Educação de Garanhuns. O momento contou com a presença da secretária de Educação, Eliane Vilar e representantes de instituições parceiras.


     Durante a manhã, o seminário recebeu a apresentação das professoras da Biblioteca Ler É Preciso Maurilo Matos, Jackelline Brasileiro e Fabiana Vidal, que enfatizaram a importância da alimentação saudável. Duas palestras foram usadas para discutir os temas: “A atuação do Conselho de Alimentação Escolar na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)”, “Dos direitos humanos à alimentação escolar” e “Saúde e alimentação: um estudo dessa relação”. À tarde, foi promovido uma momentos de reflexão sobre “A importância da alimentação balanceada na rotina do processo de ensino — Aprendizagem”.


     A presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Mônica Charlene,  “Este seminário foi o primeiro grande evento produzido pelo Cae de Garanhuns e estamos muito felizes em compartilhar com os profissionais da educação e nutrição, assuntos pertinentes como o Pnae e Direitos Humanos. Em breve, serão promovidos mais momentos de reflexão”, ressaltou.


     O CAE é um instrumento de controle social e tem como objetivo acompanhar a aplicação dos recursos federais transferidos à conta do Pnae; zelar pela qualidade dos produtos, em todos os níveis, desde o processo de licitação até a distribuição aos educandos, observando sempre as boas práticas higiênicas e sanitárias; receber e analisar as prestações de contas do Pnae, na forma desta lei, e remeter ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, com parecer conclusivo, as prestações de contas dos recursos recebidos à conta do Pnae. Em Garanhuns, o conselho vem atuando em maior intensidade desde 2017 e sua sede está localizada na Casa dos Conselhos, na rua Ernesto Dourado, 890, Heliópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.