sábado, 17 de novembro de 2018

OLIMPÍADAS NACIONAL DE CIÊNCIAS ENTREGA OURO AO PERNAMBUCANO MATHEUS LIMA FILHO DE TIAGO GAMA





        Medalhista absoluto, e representante do Estado de Pernambuco, Matheus Lima é filho de Tiago Gama e aluno aplicado do Colégio Núcleo. Momento de festa à cidade de Garanhuns pela conquista e nossos parabéns ao jovem estudioso e aos mestres da referida Instituição de Ensino.

        A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, constitui um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF)Associação Brasileira de Química (ABQ), que visa a despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, identificar estudantes talentosos, incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas e proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações.


      Podem participar da ONC quaisquer estudantes de escola pública ou privada, desde que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio.


FASES E NÍVEIS

Os participantes da Olimpíada são divididos em 4 níveis, de acordo com o grau de escolaridade de cada um. Veja:

Nível A: para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental;

Nível B: para alunos do 1º ano do Ensino Médio;


Nível C: para alunos do 2º ano do Ensino Médio;

Nível D: para alunos do 3º ano do Ensino Médio e 4º ano do Ensino 
Técnico.

A ONC é dividida em 2 fases diferentes.

Fase 1: composta por uma prova com 15 questões objetivas, sobre Física e Química.

Fase 2: composta por uma parte experimental e uma parte teórica. A parte teórica, que corresponde a 60% da nota, tem 6 questões. Já a parte experimental, que corresponde a 40% da nota, tem até 3 questões.

O uso de calculadora é permitido apenas durante a parte experimental da Fase 2.

PREMIAÇÃO

A ONC concede até 400 medalhas divididas em quatro categorias: ouro, prata, bronze e menção honrosa. O número de medalhas em cada uma dessas categorias depende do desempenho dos alunos em cada série/ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.