sexta-feira, 30 de novembro de 2018

PERNAMBUCO CRIATIVO OFERECE CURSO SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO MUSICAL




A música brasileira tem notório destaque internacional, por sua expressiva relevância cultural. Contudo, os benefícios econômicos desse setor criativo deveriam fortalecer os seus criadores e profissionais, que se vêem ainda distantes de ter as suas obras valorizadas enquanto um produto competitivo no mercado internacional da Música.

Pensando nisto que a 3emeio Cultura em Movimento propôs o Curso Profissionalização e Inserção no Mercado Musical – Trempolino, que busca tratar do desenvolvimento de carreira dos artistas e seu ambiente profissional e o desenvolvimento do público consumidor. O curso, focado em músicos produtores, grupos emergentes empresários da área da música, está dividido em quatro eixos. O primeiro eixo tratará sobre o mercado internacional da música e busca discutir como se comporta e como funcionam as novas tendências do mercado. O eixo dois abordará os shows e a promoção no mercado internacional, com foco na apresentação ao vivo em palcos, nos circuitos e festivais internacionais. O terceiro eixo do curso trata sobre as ações de promoção no mercado internacional e buscará debater os modos de internacionalização da música. E o último módulo apresentará quais os planejamentos estratégicos que os músicos, profissionais e empresários da área devem tomar para que a internacionalização da música seja possível.

O projeto Trempolino foi desenvolvido e dirigido por Olivier Tura (FRA) e será ministrado por ele, com a participação de Giordano Cabral. Olivier Tura é empreendedor social e tem larga experiência em gestão cultural e modelos de negócios. Giordano Cabral tem formação na área de Ciência da Computação e possui larga experiência em software multimídia com foco na informação musical. Possui um grupo de pesquisa chamado MusTIC, da Universidade Federal de Pernambuco. O curso Trempolino é gratuito e voltado especificamente aos profissionais, empresários e produtores musicais. A iniciativa tem apoio do Consulado Geral da França no Recife e parceria do Portomídia e Cesar School. Os encontros acontecerão dias 4 e 5, no Cesar School, das 13h às 19h.

No dia 3 de dezembro, segunda-feira, acontecerá a conferência com Olivier Tura que tratará sobre internacionalização de músicos. O encontro, que conta com a participação especial de Giordano Cabral, busca discutir sobre implementação de estratégias ao enquadramento jurídico legal e deve abordar sobre as diferentes etapas para desenvolver um projeto artístico independente e o que é necessário para preparar o artista para o setor internacional. Esta conferência tem parceria do Portomídia e inicia às 20h no auditório do Apolo 235.

O Curso de Profissionalização e Inserção no Mercado “Trempolino” foi aprovado pela convocatória pública feita pelo Programa Pernambuco Criativo em 2018, fruto de convênio entre a FUNDARPE e o Ministério da Cultura. A solicitação de participação neste curso deve ser encaminhada para o email secultpeformacao@gmail.com junto com currículo da(o) inscrita(o) e um texto com os motivos para participar da atividade (no máximo uma lauda) . Haverá triagem das solicitações encaminhadas por email, conforme especificidade exigida para a atividade e está sujeita à lotação do local.

Público-alvo: Músicos produtores, profissionais e empresários da Música.



Olivier Tura:

Estudou empreendedorismo social no IEP Grenoble e gestão cultural na Universidade Paris-Dauphine. Depois de uma experiência em finanças solidárias e na gestão de um local de residência dedicado a artistas emergentes na Eslovénia, trabalha desde 2009 em Trempolino. Como diretor, ele também é responsável por buscar apoio e financiamento público ou privado. Olivier Tura também está envolvido em gestão cultural e novos modelos de negócios para universidades e centros de formação profissional.





Giordano Cabral:

     Formado em Ciências da Computação pela UFPE e doutorado em Informatique, Télécommunications et Electronique pelo Laboratoire D’Informatique de Paris 6, possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Multimídia, atuando principalmente com inteligência artificial, representação e recuperação de informação musical, desenvolvimento de sistemas, educação musical, sistemas interativos em tempo real, modelagem e simulação. Sua experiência abrange laboratórios como o SONY Computer Science Lab, em Paris, a PUC RJ e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no RJ. Atualmente é coordenador do grupo de pesquisa MusTIC, da UFPE, e de diversos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.Divulgação

PERNAMBUCO CRIATIVO – O Programa tem origem no convênio assinado em 2012 entre a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e o Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Economia Criativa. Foi criado com a finalidade de promover ações de formação para o desenvolvimento e fortalecimento da Economia da Cultura no Estado.


SERVIÇO

Curso de Profissionalização e inserção no Mercado Musical

3emeio Cultura em Movimento

CONFERÊNCIA TREMPOLINO COM OLIVIER TURA (FRA)

Participação do convidado Giordano Cabral

PORTO MÍDIA – auditório do Apolo 235

R. Barão Rodrigues Mendes, 52 – Recife, PE, 50030-220
Data: 03 de dezembro de 2018.
Horário: A partir das 20h.
Entrada franca.

CURSO PROFISSIONALIZAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO MUSICAL TREMPOLINO

Ministrado por Olivier Tura e participação de Giordano Cabral
CESAR School

Av. Cais do Apolo, 77.
Datas: 04 a 05 de dezembro de 2018.
Horário: 13h às 19h

Inscrições pelo email secultpeformação@gmail.com
Solicitação de participação deve ser encaminhada para o email “secultpeformacao@gmail.com”
—-
Programa Pernambuco Criativo
secultpeformacao@gmail.com
+55 81 3184 3020


Portal Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.