quarta-feira, 30 de junho de 2010

HOSPITAL D. HÉLDER SERÁ INAUGURADO NESTA QUINTA_FEIRA


SAÚDE  População terá 160 leitos à disposição (Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem - maio de 2010)


                          Por Aline Vieira Costa, da Secom do Cabo de Santo Agostinho

Está prevista para esta quinta-feira (1º de julho) a inauguração do Hospital Metropolitano Sul Dom Helder Câmara, equipamento de saúde que vai atender toda a população da Mata Sul de Pernambuco. A solenidade de inauguração está marcada para às 16h e vai contar com a presença do governador Eduardo Campos e do prefeito Lula Cabral.

Primeira unidade de alta complexidade instalada no município, o Hospital Dom Helder (HDH) teve o custo de R$ 80 milhões, investimento feito pelo Governo do Estado, com o apoio da prefeitura municipal. A população terá à disposição 160 leitos, sendo 28 de terapia intensiva (UTI), além das especialidades de cardiologia clínica e cirúrgica, clínica médica e traumato-ortopedia para pacientes adultos.

O HDH será totalmente automatizado e vai contar com sistema de aquecimento solar para a geração de água quente, inovação no Estado e que vai proporcionar uma economia média de 15% no consumo de energia. Também terá um sistema de tratamento de efluentes para reutilizar toda a água do esgoto na irrigação dos jardins.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a unidade tem capacidade anual de atendimento de 29.400 consultas, 7.900 internações, 202 mil procedimentos de diagnóstico (laboratório e radiologia) e 51.840 atendimentos de urgência 24h. O HDH só vai atender pacientes referenciados, ou seja, aqueles encaminhados pelo SAMU, resgate do Corpo de Bombeiros, UPAs e Central de Regulação da SES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.