segunda-feira, 28 de junho de 2010

JARBAS E SERRA. QUEM PODE MAIS?

Adriano Oliveira - Cientista Político


Quem tem mais chances de vencer as eleições, Serra ou Jarbas? Ambos disputarão eleições distintas. Mas são aliados. E segundo dizem, Jarbas só é candidato ao governo por conta de Serra. Isto é possível. Mas outras razões, certamente, influenciaram a escolha de Jarbas em disputar a eleição contra Eduardo Campos – um governante bem avaliado e com fortes chances de ser reeleito.
No início deste ano, em conversa com um aspirante ao Parlamento estadual, frisei que Jarbas tinha mais chances do que Serra para vencer as eleições de outubro. Ele estranhou! Mas, com paciência, expliquei as minhas razões. Frisei ao candidato, que Jarbas tem história política, credibilidade e fama de bom administrador. Esta fama, quando bem explorada pela comunicação política, pode contagiar e emocionar o eleitor. Disse ainda que um candidato que parte com 30% de intenção de votos, é um pretendente competitivo.
Salientei ao candidato, que as circunstâncias políticas e econômicas não favorecem o sucesso eleitoral de Serra. Frisei que o apoio de Lula, caso ele apóie Dilma com disposição, faria a diferença. E que a chance de Serra estaria no guia eleitoral e nos debates. Neste caso, em ambos os espaços, Serra deveria procurar desqualificar Dilma e dizer que o Brasil com ele “pode mais”. Os estrategistas de Serra sabem disto, a prova é que construíram estratégias adequadas, porém, até o instante, ineficientes.
Após a última pesquisa do IBOPE, a minha desconfiança quanto ao sucesso da candidatura Serra aumentou. Do mesmo modo, as minhas predições quanto ao desempenho de Serra nesta eleição, se confirmam! Isto é: sempre frisei que Dilma é favorita para vencer o pleito eleitoral. No entanto, friso, novamente, que o guia eleitoral e os debates podem fazer a diferença pró Serra. Para tal, é necessário que o eleitor entenda que com Serra o “Brasil pode mais”.
Em relação a Pernambuco, nenhum fato novo me incentivou a mudar de opinião. Considero o governador Eduardo Campos favorito a vencer a eleição em razão de duas variáveis fundamentais: 1) Administração bem avaliada; 2) Apoio do presidente Lula. Considero também que Eduardo tem empatia e leveza política – qualidades necessárias para a conquista do eleitor.
Ressalto, entretanto, que Jarbas ao estadualizar a disputa, poderá anular o efeito Lula. E as comparações entre governos e biografias podem torna a disputa acirrada – vejam: isto é uma hipótese! Portanto, entre Serra e Jarbas, creio que o senador tem mais chances de obter sucesso nesta disputa eleitoral.
Doutor Adriano Oliveira
Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política (UFPE)
Coordenador do Núcleo de Estudos de Estratégias e Política Eleitoral (UFPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.