sexta-feira, 30 de julho de 2010

PROPOSTAS DE EDUARDO SÃO DISCUTIDAS EM FÓRUM


A Frente Popular de Pernambuco, liderada pelo governador-candidato Eduardo Campos (PSB), inicia nesta sexta-feira a mobilização para a elaboração do programa de governo. A primeira etapa será a realização de um seminário para apresentar as diretrizes que orientarão o documento. O foco do programa, segundo o coordenador do plano, Antônio Alexandre (ex-secretário executivo estadual de Planejamento), é resgatar e referendar as ações em uso e estruturar a estretégia para o futuro. “Temos que aproveitar as oportunidades que se apresentam agora”, frisou. O coordenador destacou que o programa é, na verdade, uma agenda para o futuro, com múltiplos enfoques. “Nós recebemos um estado em que tivemos de criar uma rede de atendimento à sociedade nas diversas áreas. Agora, é hora da qualificação”, declarou. Antônio Alexandre disse que o documento irá abordar a questão ambiental –  matriz energética, tratamento dos resíduos, ocupação urbana – e do conhecimento. “Temos que preparar as pessoas para o mercado tecnológico, tarbalhar a inovação e a base tecnológica”, acrescentou.

O programa de governo será produzido a partir de conceitos modernos de gestão (área que recebeu muita atenção da atual administração). “As soluções para grandes problemas são aquelas que articulam políticas públicas que se integram”, exemplificou o coordenador. Hoje, de acordo com Antônio Alexandre, mais do que para os setores, a gestão pública deve olhar para o território. Nesse contexto, o coordenador não quis apontar uma área que poderá receber maior destaque. “Alguns projetos vão se sobressair pela amplitude, como os investimentos em mobilidade urbana, oferta de água e saneamento. Pirapama, por exemplo, cria uma demanda para uma grande mudança na rede de abastecimento, que existe há 50 anos”, afirmou.

Após o seminário, na próxima semana, serão realizados dez encontro temáticos por áreas, reunindo profissionais de cada setor. “Nós vamos abrir quatro canais para a discussão do programa de governo”, disse o coordenador. O primeiro deles, o mais “instantâneo”, é o site do candidato, por meio do qual os eleitores podem enviar suas propostas. Em seguida, vêm as reuniões temáticas. “E também faremos uma agenda para trabalhar segmentos específicos, aqueles que precisam ser aprofundados. Lidaremos diretamente com instituições que têm a ver com cada assunto”, comentou. Entre esses segmentos, Antônio Alexandre citou: educação, saúde, segurança pública, rede de proteção social, gestão. 

O seminário será realizado, das 19h às 21h, no Recife Praia Hotel, só para convidados. São representantes de diversos setores – partidos da coligação, organizações sociais, integrantes da gestão – que pretendem colaborar com a estruturação do plano de governo. O documento será entregue a população na primeira quinzena de agosto.

No Sertão – Eduardo cumpriu uma longa agenda em Petrolina nesta quinta-feira. Primeiro, como compromisso administrativo, visitou o hospital Dom Malan. Em seguida, conversou com fruticultores, visitou a Fenagri, inaugurou o comitê da Frente Popular no município e participou do lançamento da candidatura à reeleição do deputado federal Fernando Bezerra Coelho Filho (PSB). Tudo isso acompanhado dos candidatos ao Senado, Armando Monteiro Neto (PTB) e Humberto Costa (PT).

Mais do que campanha em Petrolina, o governador fez um afago no secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho. Aliado histórico do governador, Bezerra Coelho foi preterido na disputa pela indicação para concorrer ao Senado.

Agenda de sexta – Às 18h, o socialista prestigia a inauguração do comitê de Luciana Santos e Luciano Moura, ambos do PCdoB, em Olinda. Às 19h, abre o seminário de elaboração do programa de governo, no Pina. Depois, vai às inaugurações dos comitês de Isaltino Nascimento (PT) e de Gonzaga Patriota (PSB).

Por Andrea Pinheiro, do Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.