segunda-feira, 27 de setembro de 2010

III CONCURSO ESCOLAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL



O Concurso Escolar de Educação Ambiental (CEEA) é uma das atividades desenvolvidas pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA) de Garanhuns que faz parte de um projeto maior, elaborado em 2007, intitulado Consciência Ambiental se Aprende na Escola. Neste ano de 2010, em sua terceira edição, correspondente ao terceiro ano do concurso, contou, assim como nas edições anteriores (2008 e 2009), as significantes parcerias da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Garanhuns e da ONG EcoNordeste, contando ainda com o apoio da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE. A divulgação do evento foi ampla e feita com grande antecedência, tendo sido enviados dois convites para todas as escolas do município, em duas épocas diferentes, fevereiro e julho. Foram realizadas várias entrevistas em rádios locais, contando ainda com uma matéria na TV Asa Branca, logo antes do encerramento das inscrições. Foram produzidos dois spots para esta terceira edição do evento, um destinado à veiculação em uma rádio local e, o outro, circulou por mais de um mês nos ônibus da empresa São Cristóvão. Além disso, mais de 100 cartazes e 2.000 panfletos foram distribuídos pela cidade. A divulgação do concurso também contou com matérias em jornais locais, blogs e mensagens para a mais de duas centenas de correios eletrônicos cadastrados na listagem do CODEMA. Além do mais, divulgação corpo-a-corpo, objetivando a exposição de informações do concurso e seus objetivos, foram realizadas em todas as salas dos cursos de Geografia, Biologia, Letras e Pedagogia da UPE, bem como nos cursos de Pedagogia e Letras da UFRPE em Garanhuns, locais que albergam grande número de discentes que são também professores dos ensinos fundamental e médio.

O III Concurso teve período de inscrição entre 23 e 27 de agosto. No entanto, apesar de toda divulgação, o baixo número de inscritos, inclusive com modalidade com apenas uma inscrição, desencadeou a necessidade de prorrogação das inscrições. Assim, em 31 de agosto, por meio da imprensa e das listas de correios eletrônicos, foi anunciada a prorrogação das inscrições até 08 de setembro, um dia após o feriado e as comemorações de Sete de Setembro. Este aumento no prazo serviu para aumentar o número de participações e, também, para corrigir falhas como inscrições realizadas sem informações referentes às idades dos estudantes, ao ano do ensino, ao nome do projeto, entre outras. A grande surpresa foi que, via correio eletrônico ou pessoalmente, tivemos mais escolas de outros municípios querendo se inscrever, e que não puderam, do que as de Garanhuns, que poderiam ter se inscrito. Do município de Angelim, por exemplo, tivemos três escolas solicitando participar, assim como duas de Canhotinho, além de Caetés, Capoeiras, Jurema, Jupi e Paranatama. Essa procura por participação de outros municípios, antes da prorrogação das inscrições, reforça que não houve falha na divulgação. Após a prorrogação, houve novas inscrições e, em 09 de setembro foi enviado a todos os inscritos e para os membros do CODEMA um arquivo com o sumário de dados de todas as inscrições de todas as modalidades.

Resumidamente, em cada categoria, os números de inscrições foram:

• Educação Ambiental Continuada (Projetos de Escola):
Sete escolas, sendo 2 privadas (XV de Novembro e José de Alencar) e 5 públicas (São Cristóvão; Silvino Almeida; Virgem do Socorro; Salomão Rodrigues Vilela e Dom Mário)

• Desenho em Tema Ambiental:
Foram inscritas 14 crianças das escolas: Educandário José de Alencar; Colégio Santa Joana Darc; Escola Municipal José Ferreira Sobrinho; São Cristóvão; Dom Mário; Silvino Almeida; Municipal Antônio Nascimento; SESC;

• Redação em Tema Ambiental – 1º ao 5º ano:
Foram inscritas 12 crianças das escolas: Municipal Antônio Nascimento; Silvino Almeida; SESC; Educandário José de Alencar; Dom Mário; Escola Municipal José Ferreira Sobrinho; Colégio Santa Joana Darc;

• Redação em Tema Ambiental - 6º ao 9º ano:
Foram inscritos 22 estudantes das escolas: São Cristóvão; Silvino Almeida; Elvira Viana; Colégio Santa Joana D`Arc; Escola Municipal Antônio Gonçalves Dias – CAIC; Dom João da Mata Amaral; Escola Municipal José Ferreira Sobrinho; Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra; Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença; Salomão Rodrigues Vilela.

• Redação em Tema Ambiental - Ensino Médio:
Foram inscritos 7 (sete) estudantes das escolas São Cristóvão; Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns; Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro; Colégio Diocesano de Garanhuns;

• Paródia em Tema Ambiental
Foram inscritas 8 (oito) equipes de 5 (cinco) escolas a saber: São Cristóvão; Elvira Viana; Educandário José de Alencar; Escola Virgem do Socorro; Professora Ivonita Alves Guerra.

Assim, nas diferentes modalidades houve a participação de 19 instituições de ensino a saber:

1. Escola Estadual Dom João da Mata Amaral;
2. Escola Municipal Silvino Almeida de Oliveira;
3. Colégio Santa Joana D’Arc;
4. Educandário José de Alencar;
5. Estadual São Cristóvão
6. Municipal Dom Mário
7. Municipal Antônio Nascimento
8. SESC
9. Escola Municipal José Ferreira Sobrinho
10. Dom Mário
11. Escola Municipal José Ferreira Sobrinho
12. Elvira Viana
13. Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro
14. Colégio Diocesano de Garanhuns
15. Escola Municipal Antônio Gonçalves Dias - CAIC
16. Escola Municipal José Ferreira Sobrinho
17. Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra
18. Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença
19. Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns

As bancas avaliadoras estiveram compostas por músicos, estudantes diversos, bacharéis em letras, biologia, pedagogia, química, geografia, matemática, agrônomos, médicos veterinários, arquiteto, cordelistas, repentistas, administradores, professores, engenheiro civil, engenheiro florestal, dentre tantas outras formações e profissões. Sobre a titulação, houve avaliadores com graus de graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

As doações para premiação foram de uma máquina fotográfica da Vison Informática; um aparelho de DVD e uma bicicleta da empresa Milk Comércio e Representações; um aparelho de DVD do Lions Club Garanhuns Centro; um Day Use na Fazenda Brejo em Saloá; kits de chocolate entregues a todos os participantes de minha pessoa; e quatro bicicletas de Rafael Pereira Lima, de Zé de Vilaço, de João Miguel da Construtora Nápolis e da empresa Fernando Sabino LTDA.

Além destes prêmios doados, foram comprados cinco violões, dois microondas e quatro bicicletas.

VENCEDORES:

Desenho em Tema Ambiental, em que o tema foi “A Água dos Meus Sonhos”, o primeiro lugar foi obtido pelo estudante Gabriel Ubiratam Noronha, da Escola Santa Joana D’Arc; o segundo lugar, também da mesma escola, foi classificado o estudante Lucas Domingos Barros, enquanto o terceiro lugar ficou com a estudante Noely Bezerra Cavalcanti, do Educandário José de Alencar.

Redação em Tema Ambiental – 1º ao 5º ano, cujo tema informado no momento foi “A Água é...”, o primeiro lugar foi obtido por Cecília Maria Monteiro Barbosa, da Escola SESC Garanhuns, o segundo lugar ficou com Carlos Gabriel de Andrade, do Educandário José de Alencar e o terceiro lugar com a estudante Polyane Bento da Silva, da Escola Dom Mário.

Redação em Tema Ambiental – 6º ao 9º ano, cujo tema sorteado foi “A Água da Vida...”, todos os classificados nos três primeiros lugares foram provenientes de escolas públicas, sendo o primeiro e segundo classificados da Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, em primeiro, a estudante Giovana Katherine Gueiros Guedes e, em segundo, a estudante Alice Alzira Rodrigues de Moraes. Em terceiro lugar foi classificada a estudante Mariana Duarte da Silva da Escola São Cristóvão.

Redação em Tema Ambiental – Ensino Médio, cujo tema informado foi “Natureza: Para Refletir Sobre a Vida”, todos os três vencedores foram provenientes de escolas da rede particular de ensino, ficando o primeiro e o terceiro lugares com estudantes do Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro e, o segundo lugar, com uma estudante do Colégio Diocesano. Mais especificamente, em primeiro lugar foi classificado o estudante Flávio José Alencar de Melo, em segundo lugar, a estudante Bruna Nunes de Melo, e em terceiro, a estudante Camila Pereira de Araújo. Infelizmente, não estavam presentes à premiação os estudantes classificados em primeiro e terceiro lugares, nem representantes de sua instituição de ensino.

Com relação às Paródias em Tema Ambiental, modalidade recém introduzida no CEEA, diferentemente do que foi estabelecido no regulamento, em que estava prevista apenas a premiação da primeira equipe, os organizadores do evento, mais especificamente o CODEMA, a Secretaria de Agricultura e a ECONORDESTE não mediram esforços para obter prêmios para reconhecer e valorizar, também, as equipes classificadas em segundo e terceiro lugares, que receberam, todos, um violão para cada membro da equipe (individual ou dupla). Nesta modalidade, em primeiro lugar foi classificada a equipe composta por Mirelle Kerolaine Bento Bastos e Elen Sabrine Godoi do Educandário José de Alencar, com a paródia intitulada “Isso é o Amor”; em segundo lugar o estudante Rafael Elias de Menezes da Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, com a paródia intitulada “Essa Preservação”; e, em terceiro lugar, a equipe formada por Mariana Nadja Campos Barbosa e Maria Julie Ane Tenório da Silva, da Escola São Cristóvão, com a paródia intitulada “Não Maltrate o Planeta Assim”.

Por fim, com relação à modalidade Educação Ambiental Continuada, os projetos de escola classificados foram todos de escolas públicas e a classificação deu-se da seguinte forma: em primeiro lugar foi classificada a escola Municipal Dom Mário, com o projeto “Não Jogue o Lixo no Chão”, coordenado pela professora Joice Cristina Torquato; em segundo lugar a Escola Virgem do Socorro com o projeto Meio Ambiente e Sustentabilidade ao Alcance de Todos, coordenado pelo professor Ricardo de Siqueira Almeida; em terceiro lugar a Escola Silvino Almeida com o projeto Reciclar o Velho é Transformar o Novo, coordenado pela professora Marcília da Silva Leite.

Marcos Renato Franzosi Mattos
Presidente do CODEMA
Correio eletrônico: codema.garanhuns@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.