quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O BAIRRISMO POLITICO DE GARANHUNS

Leio em todos os blogs da nossa região o mesmo discurso bairrista que grassa por aí pela cidade.

Segundo esse discurso, os cidadãos de Garanhuns e região deveriam eleger candidatos locais, independente de partidos políticos ou coligações, e pior, deixando de lado qualquer consideração a respeito da ideologia dessas pessoas, concentrando-se só em sua origem na cidade.

Eu acho nefasta, esta idéia, aliás, ao invés disso que tal estimular iniciativas que tragam avanços para a cidadania? Que tal organizar movimentos sociais locais?Não como o fórum que se instalou que tenta resolver as questões de nossa cidade, utilizando-se das mesmas prerrogativas dos políticos anacrônicos levando as suas idéias para a sociedade, onde deveria buscar o “clamor” a partir do próprio povo.
É preciso lembrar que no Congresso Nacional e na Assembléia Legislativa discutem-se temas nacionais e Estaduais lá não se discute especificamente a educação, saúde e infra-estrutura de Garanhuns. E se aprendermos a nos mobilizar investindo em parlamentares que tenham compromisso com o povo apresentando-lhe nossas propostas. Seja ele de quaisquer parte do nosso Estado. Invertamos o processo, ao invés de votarmos por promessas, votemos por trabalho realizado; aquele(a) parlamentar que se comprometer com a solução dos problemas da cidade, durante seu mandato, este sim terá respaldo e voto da população.

Temos de pensar também naqueles que se comprometem momentaneamente com os eleitores( através de favores, compra de remédios, tijolos, etc) e depois só retornam 4 anos depois para praticar o mesmo tipo de coisa, tendo um mandato pautado para os próprios interesses, pois acreditam que  com os “favores” já cumpriram sua parte junto a população.Estes merecem todo nosso repúdio podemos dar-lhe a resposta através do  sigilo constitucional do voto.

O que vale  na hora do voto é qual contribuição o mandato do nosso candidato deu a população, se efetivamente seu compromisso é com quem “ofertou-lhe” o mandato( o eleitor) ou com grupos econômicos que patrocinaram sua campanha.Se sua vida pregressa como representante do povo não está vinculada a desvio de verbas públicas, os chamados “fichas sujas”. Portanto, temos muitos a refletir na hora de colocarmos 4 anos de nossa História nas mãos daqueles que nos representarão.

Como cidadão, já fiz minha opção e mesmo sabendo que o voto é secreto, digo que votarei em LucianoSiqueira  65.100 e Luciana Santos 6513 e tenho certeza que sendo eleitos poderei encaminhar propostas aos seus gabinetes e diante de suas posturas políticas darão retorno, analisando a viabilidade ou não do que for enviado.

Portanto, nosso desafio maior é fazer diferente. Pois, o discurso da mesmice não tem dado certo.
P.S. Aqui em Garanhuns eu poderia votar em Paulo Camelo para Federal, porém o discurso anacrônico do partido dele não me agrada.Só é contra o PROUNI quem tem grana pra dar condições aos filhos de concorrer a vagas nas Universidades Públicas, que infelizmente por conta da falência das escolas públicas tornou-se faculdade dos ricos. Mas, credito Paulo como um homem honrado e com boas intenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.