segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CORRENTES É CONTEMPLADA COM O PROJETO "REVELANDO BRASIS"


       


            A professora Maria Filomena Camelo de Vasconcelos, conhecida por professora Filó, natural da cidade das Correntes é uma das 40 participantes selecionadas em todo o Brasil, no Projeto Revelando os Brasis, Ano IV, que viabiliza a produção de vídeos digitais a partir de histórias escritas por pessoas de Municípios com até 20 mil habitantes.
         Revelando os Brasis é um projeto de formação e de inclusão audiovisuais criado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e realizado pelo Instituto Marlin Azul com patrocínio da Petrobrás a parceria do Canal Futura e os apoios da TV Brasil e da Rio Filmes. O Projeto Cultural com a história “A Rapadura é Nossa,” relata as vivências dos moradores do Engenho Gravatá, que tem a produção da rapadura como o único sustento da família e ressalta o trabalho árduo do proprietário no resgate do cultivo da cana de açúcar dando continuidade a cultura e a história dos engenhos no Município das Correntes no Agreste Meridional de Pernambuco.
          Após a seleção das histórias, professora Filó participou juntamente com os demais autores do curso de formação e realização de audiovisual, no Rio de Janeiro entre os dias 04 e 17 de outubro de 2010. O curso ofereceu palestras, oficinas de roteiro, direção, produção, fotografia, som, edição e arte, direitos autorais e comunicação colaborativa, esta voltando para casa os autores colocarão em prática o aprendizado recebido com a realização do filme nas suas cidades. O lançamento Nacional dos 40 vídeos realizados pelo Revelando os Brasis IV, está previsto para o mês de abril/maio de 2011, no Rio de Janeiro, sendo realizado logo após um circuito de exibição nas cidades participantes, nos cinemas Nacionais e em Festivais além de sua distribuição em DVD às  instituições culturais de todo o país.
        A professora Filó conta que ficou muito feliz em poder contribuir com seu Município, contando a sua história e levando o nome da querida Correntes para todos os recantos do Brasil e do mundo. Como educadora o seu objetivo maior é poder estimular o surgimento de outros contadores de histórias, despertando o interesse pelo audiovisual como instrumento para a preservação da cultura local que aparece no cenário estadual como uma forte referência em pintura, folguedos e a rica diversidade da cultura popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.