segunda-feira, 29 de novembro de 2010

FALANDO SÉRIO!!!

Dia Mundial de luta contra a AIDS é tempo de conscientizar


Marcos Vinicius
Gotas de sangue, que são retiradas dos dedos das mãos, leva em média, 20 minutos para emitir resultado de soropositividade do vírus
“A AIDS, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é muito malvada. Fora aqueles anônimos, que só a família chora por eles, essa doença já tirou de nós, gênios como Cazuza, Renato Russo, Betinho, deixando uma lacuna no nosso intelecto e uma dor em nossas almas. Hoje, ela é sorrateira, vive mudando de ambientes e diversificando suas vítimas”.
Antes, era doença só de gays, ricos e famosos; agora, os heterossexuais pobres são seus alvos prediletos, com destaque para as mulheres e mocinhas desavisadas que achavam que, com elas, “isso nunca iria acontecer”. Vem acontecendo de forma tão alarmante que são elas os públicos direcionais das campanhas de prevenção da doença, do Ministério da Saúde.
Todo mundo sabe do perigo. Sabe como se pega e sabe como se prevenir. O Sistema Único de Saúde (SUS) não só fornece, gratuitamente e abundantemente, preservativos masculino e feminino, como também, seringas e outros insumos para usuários de drogas, no entanto, o vírus do HIV continua contaminando, apesar das campanhas educativas e publicitárias que consomem milhões, todos os anos.
Aids no Brasil
De 1980 a junho de 2009, foram registrados 544.846 casos de Aids no Brasil. Durante esse período, 217.091 mortes ocorreram em decorrência da doença. Por ano, são notificados entre 33 mil e 35 mil novos casos de Aids. Em relação ao HIV, a estimativa é de que existam 630 mil pessoas infectadas no Brasil.
O que é AIDS ?
A AIDS, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença complexa, uma síndrome, que não se caracteriza por um só sintoma. Na realidade, o vírus HIV destrói os linfócitos - células responsáveis pela defesa do organismo, tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas, chamadas assim, por surgirem nos momentos em que o sistema imunológico do indivíduo está enfraquecido.
Como se pega ?
É transmissível através do sangue, sêmem, secreção vaginal e leite materno contaminados. Se manifesta após a infecção do organismo.

- A Prevenção é o melhor remédio:

-De acordo com Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas, “a prevenção é ainda a mais forte arma contra doenças sexualmente transmissíveis e o diagnóstico precoce do HIV e das DST é muito importante para que o tratamento tenha eficácia, evitando complicações e assegurando maior qualidade de vida às pessoas infectadas”, assegura.
-O primeiro atendimento, na rede pública da Capital, se dá por meio de encaminhamento proveniente das Unidades de Saúde da Família(USF) e por demandas triadas pelo Banco de Sangue e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). “Oferecemos gratuitamente e sigilosamente, para a população, o teste rápido de diagnóstico de HIV/AIDS, desde junho de 2009”. informa Bonilha, acrescentando que o Sistema Único de Saúde (SUS) cobre todas as despesas com o tratamento da doença.

- Datas Históricas da Aids

1977 – Descobertos primeiros casos de Aids, nos EUA, Haiti e África Central;
1983 - Primeira notificação de caso de Aids em criança e em profissionais de saúde, no Brasil;
1985 – Registrado o primeiro caso de transmissão vertical (da mãe grávida, para o bebê);
1986 - Criação do Programa Nacional de DST e Aids, pelo ministério da Saúde do Brasil.
1990 - O cantor e compositor Cazuza morre, aos 32 anos, em decorrência da Aids.
1996 – Morre o cantor e compositor Renato Russo, da Banda Legião Urbana, aos 36 anos, de Aids;
1997 - Morre o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Hemofílico, contaminado por transfusão de sangue, defendia o tratamento digno dos doentes de Aids;
1997 - O primeiro caso de AIDS no sexo feminino foi notificado em 1997, em Palmas;
1998 - Lei define como obrigatória a cobertura de despesas hospitalares com Aids pelos seguros-saúde privados (mas não assegura tratamento antirretroviral).
2006 - Brasil reduz em mais de 50% o número de casos de transmissão vertical,
2009 - Desde o início da epidemia, são notificados 544.846 casos de Aids no Brasil;
2008 - Conclusão do processo de nacionalização de um teste que permite detectar a presença do HIV em apenas 20 minutos;

- Cenário da Aids em Palmas:

A taxa de incidência da doença, em 2009, foi de 19 casos novos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Taxa de mortalidade por Aids no Palmas em 2009 * 2,65
Taxa de mortalidade por Aids no Brasil em 2009 * 6,0

-Percentuais de exposição à doença por gênero
100% dos casos Aids em mulheres ocorreram em heterossexuais;
60% dos casos contraídos pelo sexo masculino são heterossexuais;
13% são de bissexuais
23% são de homossexuais
-Faixa Etária
No sexo masculino, homens com HIV na faixa de 30 a 39 anos representam 50% dos casos novos desde 2007.
Houve um aumento do número de casos do sexo feminino com HIV, de 20 a 29, anos aumentou de 32% para 42%.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.