terça-feira, 23 de novembro de 2010

PERNAMBUCO TEM UM FINALISTA NA OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Pernambuco tem um aluno selecionando entre os 38 finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro na categoria memórias literária. É Elias Antônio da Silva Filho, da Escola Dom Bosco, município de Aliança. O estudante contou a história do município, de quase 35 mil habitantes, por meio das memórias de seu pai, Luís Antônio Barbosa Filho. “Meu pai morava no Engenho Pirauá e sobrevivia retirando areia do Rio para vender na cidade”, relata.
O Lugar Onde Vivo é o tema desenvolvido nos quatro gêneros literários da olimpíada — crônica, poema, memórias literárias e artigo de opinião. Participaram da fase inicial cerca de sete milhões de estudantes de 99% dos municípios brasileiros. Os 20 vencedores, cinco de cada gênero literário, serão anunciados na etapa nacional, no dia 29 próximo, em Brasília.
Para Maria do Pilar Lacerda, secretária de educação básica do Ministério da Educação, a olimpíada é mais do que um concurso de redação. “A olimpíada serve para melhorar a escrita e a leitura dos alunos, além de formar o professor”, destacou. “É um aprofundamento do domínio da língua portuguesa.” A secretária também enfatizou a importância do professor na melhoria da qualidade da educação pública brasileira. 
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é promovida pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social e coordenada pelo Cenpec.
Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.