terça-feira, 25 de janeiro de 2011

MAIS UMA DE HUMBERTO!



Senhor Borromeu,
Suas opiniões a respeito desses assuntos, eu já conheço. De outros carnavais... E confesso: sou mais o Carlinhos do Afoxé, quando baixa... arrocha... e não “afroxa”!.
Quem me forneceu os documentos, evidentemente, não é da sua conta, com todo o respeito. O senhor sabe muito bem o quanto eu sou leal!
Que o senhor continue acreditando nesses bur(r)ocratas (dem)ocratas de araque, eu compreendo. Eu... não acredito mais!
Isso de “falha no agendamento”, “sempre tem nos recebido”, “o canal está aberto”, “solicitação formal” etc. etc. etc. é conversa pra boi dormir, que se repete há muitos anos.
Mas eu não sou boi não e durmo muito pouco, quase nada.! Comigo não tem blá blá blá! “Dura Lex, sed Lex”:
Cadê a Comissão do Carnaval?
Qual é participação da ACO – Associação Carnavalesca de Olinda na Comissão do Carnaval?
Cadê a Consulta Popular (com até 10 alternativas) para escolha do Homenageado do Carnaval?
Cadê o Projeto do Carnaval da Prefeitura?
O que fez com o Projeto do Carnaval da ACO?
Cadê o reajuste das subvenções?
Cadê a reclassificação das agremiações?
Cadê os critérios para fixar os valores das subvenções?
Cadê a fiscalização dos desfiles?
Cadê a prestação de contas do Carnaval do ano passado?
Cadê a audiência pública para discutir a prestação de contas?
O que fez/faz para ajudar as agremiações a regularizar sua situação financeira/econômica/legal (veja o caso de Vassourinhas, Preto Velho, Lenhadores e muitas outras, morrendo à míngua por absoluto desprezo da Prefeitura!) :
etc. etc. etc.?
Estão matando a galinha de ovos de ouro!
Continue o senhor futucando o cão com vara curta que eu vou continuar futucando com vara longa, dura, grossa e pesada: Ministério Público e Tribunal de Contas.
Funciona! Num instante resolveram dar posse aos Conselho de Cultura e de Turismo, que estavam enrolando para depois do Carnaval.
E não me chame mais para suas reuniões, que eu não vou! Pois só servem para inflar o ego desses burocratas empedernidos, minando e retardando um processo de conscientização, empoderamento, participação e controle social efetivos das relações entre a sociedade e o Estado. Chega de condescendência com quem não tem compromisso algum senão com os seus interesses econômicos, políticos e eleitorais. E o povo que se exploda!
Argh!
Agora é assim: escreveu, não leu, o pau comeu!
Ministério Público neles!      
Humberto Maia, seu criado.   


RESPSTA
De: associação carnavalesca de olinda [mailto:associacaocarnavalescadeolinda@gmail.com] 
Enviada em: sábado, 22 de janeiro de 2011 13:59
Para: Passo do Carnaval
Assunto: Re: Esse Prefeito de Olinda não se manca!

Prezado Humberto

Algumas coisas precisam ser ditas em atenção à sua mensagem:

1. Houve uma falha no agendamento, razão pela qual a reunião não se efetivou.

2. As cópias dos ofícios que você reproduziu - que acredito lhe foram fornecidas por ... e ... - circulavam no âmbito da nossa Associação e compõem uma parte da agenda da reunião com o Prefeito, que sempre tem nos recebido. O que não é possível - claro, posto que ele tem toda uma imensa quantidade de outros interesses do município para tratar - é que essa recepção seja permanente. Comprerendemos isso perfeitamente. Na atual administração tem havido uma boa frequencia.

3. O problema da descentralização - com o objetivo de se promover um carnaval com maior participação do povo olindense - não está encerrado. Depende de muito mais coisas do que repasses de verbas. O canal está aberto com o prefeito.

4. Os assuntos sobre reinclusão de agremiações e sobre o cumprimento do art. 7º da Lei do Carnaval de Olinda são meras providências burocráticas que não realizariam sem uma solicitação formal.

5. O aumento do valor das subvenções - que em Olinda é vergonhoso - também precisa de uma provocação (no sentido de que um pedido tem de ser formulado; aqui também não é possível fugir à onipresente burocracia do Estado brasileiro). Foi o que nós fizemos.

A antecipação da divulgação, da forma como foi feita, não alterou a relação que a Associação Carnavalesca de Olinda tem com a Prefeitura (com o próprio prefeito e com a secretária Márcia).

Apenas lhe pedimos que, da próxima vez, sejamos procurados para fornecer as informações que, de resto, têm circulado na comunidade dos nossos associados, com as razões das suas emissões. É sempre um prazer o seu contato pessoal.

Grande abraço

Carlos Borromeu - presidente



 Em 21 de janeiro de 2011 22:34, Passo do Carnaval <passo@passodocarnaval.org.br> escreveu:
O Prefeito de Olinda continua brincando com os carnavalescos.
A pouco mais de 30 dias do Carnaval, continua de costas para as agremiações...  “costurando” o Carnaval no escurinho dos gabinetes.
Semana passada, marcou reunião com todos, na sede do Cariri Olindense, e desapareceu, deixando dezenas de pais de família, numa sexta-feira à noite, a ver navios. Isso não se faz!
Estavam todos preparados para apresentar-lhe, mais uma vez, suas reivindicações básicas:
1.      Respeito.
2.      Atenção. Consideração.
3.      Instalação da Comissão Permanente do Carnaval, conforme determina a Lei.
4.      Participação efetiva no planejamento do Carnaval, dentro da Comissão, conforme determina a Lei..
5.      Reajuste do valor das subvenções, congelados desde 2002.
6.      Reclassificação das agremiações para fins de estabelecimento do valor das subvenções, conforme determina a Lei.
7.      Descentralização efetiva do Carnaval, sempre prometida mas nunca implementada.
8.      Retorno das subvenções a agremiações que sempre receberam mas que, em determinado momento, não dispunham de um documento nunca exigido e estão de castigo até hoje (apesar de já há muito tempo terem apresentado o bendito documento).
9.      Pagamento de subvenção a agremiações que há muito atenderam ao único requisito da Lei do Carnaval (mais de 3 anos de existência e participação nos festejos).
10.  Respeito. Atenção. Consideração.
É só isto que elas querem. Nada mais. Mas o Prefeito se faz de cego, surdo, mudo... Com os patrocinadores ele, certamente, já está conversando.
Elas continuam procurando/esperando por ele (veja abaixo). O Passo do Carnaval, não!
Em face do desprezo do Prefeito, em nome de nossas associadas, agendamos encontro com o Promotor de Justiça de Defesa da Cidadania de Olinda (Curador de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico e Cultural), para discutir o assunto.
E cobrar o encaminhamento da representação que lhe foi feita em 14 de dezembro próximo passado.
Esse promotor promete! Vamos ver!
Humberto Maia
                                                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.