quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ESCOLA Pe. AGOBAR VALENÇA ENCERRA ATIVIDADES

Uma das mais tradicionais escolas de nossa cidade, a Escola Estadual Padre Agobar Valença, infelizmente não funcionará mais em 2011, por conta da "expansão" da AESGA.

Como sabemos naquele prédio existia duas escolas públicas que no seu auge abrigaram mais de 3000 alunos. Hoje resta apenas algumas salas que abrigam a Escola Municipal Pe. Agobar Valença, que em breve também será extinta para dar lugar a uma escola de aplicação da Autarquia Municipal.O mais grave disso tudo é que com as mensalidades dos cursos da AESGA jamais algum destes mais de 3000 alunos que foram obrigados a deixar suas escolas terão condições de frequentar as salas de aulas desta Faculdade "híbrida" que não é pública (cobra mensalidade) e também não pode ser considerada particular( não podendo fazer parte do PROUNI). Portanto, desalojou milhares de estudantes e não lhes deu oportunidade nenhuma de ingresso.
Quanto Participamos do programa de Governo do candidato Alexandre Bezerra, já naquela época nos preocupávamos com os estudantes carentes de nossa cidade e nele foi inserida a nossa idéia de transformar a Autarquia Municipal num pólo da UPE ou UFPE, transformando-a numa Faculdade Pública. Mas, uma Faculdade que não tem nem D.A. fica difícil discutir minha proposta. Espero que os companheiros do blog aprovem a idéia e que possamos fazer um movimento para sua concretização.
Abaixo transcrevemos e-mail da gestora da escola, que por problemas da bol só tivemos acesso recentemente.
Da: Gestora da Escola Pe. Agobar Valença – Ensino Fundamental e Médio
Ao SINTEPE – Garanhuns
Assunto: Relatório sobre a situação da ESCOLA PE AGOBAR
Garanhuns, 16 de dezembro de 2010
 
Não é desconhecido que, já por alguns anos, a Escola Pe. Agobar Valença passa uma situação, no mínimo, inaceitável. O que acaba de acontecer é o desfecho melancólico de um processo em nada condizente com o discurso oficial acerca da Educação.
Os fatos:
1. Localizada em prédio municipal, a Escola Estadual Pe. Agobar Valença funciona, há mais de 30 anos em função de um acordo entre os governos estadual e municipal. No mesmo prédio, à tarde, funciona a Escola Municipal.
2. Em 1998, o terreno em que estão localizadas as duas escolas foi doado à AESGA. Naquela ocasião o Município se comprometeu a ceder um terreno ao Estado para a construção de uma unidade escolar.
3. Desde tal evento, a Escola, então uma das maiores e mais tradicionais de Garanhuns, começou a perder espaço: houve redução de salas e turnos. Em 2009, a Escola deixou de funcionar à noite.
4. Ao longo desses anos, não houve, por parte das autoridades envolvidas, uma decisão no sentido de se impedir que as atividades da escola viessem a sofrer solução de continuidade: com efeito, a cada final de ano letivo, havia uma insegurança quanto ao ano seguinte.
5. Agora em dezembro, os funcionários e professores foram comunicados pelo gestor da GRE que, por intransigência do poder municipal, a escola teria suas atividades paralisadas. Também houve a informação de que, nos anos anteriores, a prefeitura se negou a ceder um terreno adequado para a construção de uma nova unidade escolar estadual.
Conquanto o gestor da GRE tenha assegurado que tanto alunos quanto funcionários e professores não serão prejudicados, a situação em si é de causar temor. Afinal, está-se pondo fim a uma história e se desmantelando um quadro funcional cuja sustentação básica está em seus resultados: basta assinalar que, em 2008, a escola foi uma das poucas a cumprir 100% das metas. Isto se repetiu no ano subseqüente. Do mesmo modo, os resultados da instituição nas avaliações federais foram auspiciosos. É isto que todo esse processo de descontinuidade está deixando de lado.
Aúrea Maria de Oliveira – Gestora da Escola Pe. Agobar Valença


Postado por Augusto Souto 


CONOSCO:

"Silêncio! Musa chora... E chora tanto que o pavilhão se lave com as águas do seu pranto..."
Castro Alves

O símbolo da Rádio Difusora...A Escola Pe. agobar Valença... Dá arrepios só em pensar qual o próximo passo. Quem será o próximo que irá integrar o "listão" do "JATEVE"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.