sábado, 25 de junho de 2011

FALANDO EM SÃO JOÃO....



São João




Esse santo é o responsável pelo título de "santo festeiro", por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró.
No Nordeste do País, existem muitas festas em homenagem a São João, que também é conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta. Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o majericão.
Existe uma lenda que diz que os fogos de artifício soltados no dia 24 são "para acordar São João". A tradição acrescenta que ele adormece no seu dia, pois, se ficasse acordado vendo as fogueiras que são acesas em sua homenagem, não resistiria e desceria à terra. As fogueiras dedicadas a esse santo têm forma de uma pirâmide com a base arrendondada.
O levantamento do mastro de São João se dá no anoitecer da véspera do dia 24. O mastro, composto por uma madeira resistente, roliça, uniforme e lisa, carrega uma bandeira que pode ter dois formatos, em triângulo com a imagem dos três santos, São João, Santo Antônio e São Pedro; ou em forma de caixa, com apenas a figura de São João do carneirinho. A bandeira é colocada no topo do mastro.
O responsável pelo mastro, que é chamado de "capitão" deve, juntamente com o "alferes da bandeira", responsável pela mesma, sair da véspera do dia em direção ao local onde será levantado o mastro. Contra a tradição que a bandeira deve ser colocada por uma criança que lembre as feições do santo.
O levantamento é acompanhado pelos devotos e por um padre que realiza as orações e benze o mastro. Uma outra tradição muito comum é a lavagem do santo, que é feita por seu padrinho, pessoa que está pagando por alguma graça alcançada.
A lavagem geralmente é feita à meia-noite da véspera do dia 24 em um rio, riacho, lagoa ou córrego. O padrinho recebe da madrinha a imagem do santo e lava-o com uma cuia, caneca ou concha. Depois da lavagem , o padrinho entrega a imagem à madrinha que a seca com uma toalha de linho.
Durante a lavagem é comum lavar os pés, rosto e mãos dos santos com o intuito de proteção, porém, diz a tradição que se alguma pessoa olhar a imagem de São João refletida na água iluminada pelas velas da procissão, não estará vivo para a procissão do ano seguinte.

FOGUEIRA

De origem europeia, as fogueiras juninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. Assim como a cristianização da árvore pagã "sempre verde" em árvore de natal, a fogueira do dia de "Midsummer" (25 de dezembro) tornou-se, pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João Batista, o santo celebrado nesse mesmo dia. Ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum que une todas as festas de São João europeias (da Estônia a Portugal, da Finlândia à França). Uma lenda católica cristianizando a fogueira pagã estival afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.

                                                 O BALÃO



Durante todo o mês de junho é comum, principalmente entre as crianças, soltar bombas, conhecidas por nomes como traquechilenecordãocabeção-de-negrocartuchotreme-terrarojãobuscapécobrinhaespadas-de-fogo.

O uso de balões e fogos de artifício durante o São João no Brasil, está relacionado com o tradicional uso da fogueira junina e seus efeitos visuais. Este costume foi trazido pelos portugueses para o Brasil, e ele se mantém em ambos lados do Atlântico, sendo que é na cidade do Porto, em Portugal, onde mais se evidência. Fogos de artifício manuseados por pessoas privadas e espetáculos pirotécnicos organizados por associações ou municipalidades tornaram-se uma parte essencial da festa no Nordeste, em outras partes do Brasil e em Portugal. Os fogos de artifício, segundo a tradição popular, servem para despertar São João Batista. Em Portugal, pequenos papéis são atados no balão com desejos e pedidos. Os balões serviam para avisar que a festa iria começar; eram soltos de cinco a sete balões para se identificar o início da festança. Os balões, no entanto, constituem atualmente uma prática proibida por lei em muitos locais, devido ao risco de incêndio.


                Simpatias de São João





- Plantar um dente de alho. Faça um pedido. Se amanhecer brotado, obtém-se o que se deseja. - Deixar uma bacia de água ao relento. Antes do nascer do Sol, ir até lá olhar o rosto. Se a pessoa não puder ver a própria sombra, os desejos não serão atendidos. 
- No dia de São João, indagar o nome do primeiro mendigo que pedir esmola. Este será também o nome do futuro noivo.
 - Escrever três nomes de pretendentes em pedaços de papel. Depois de dobrados, colocar um dentro do fogão, outro na rua e outro sob o travesseiro. Ao amanhecer, desdobrar o que tiver ficado debaixo do travesseiro para saber com qual deles se casará. 
- Colocar sobre uma mesa três pratos: um contendo água, outro uma flor e outro um terço. As pessoas que estiverem disputando a sorte deverão entrar com os olhos vendados e se postar diante da mesa. O prato que ficar à sua frente conterá o seu futuro. Se for o da água, viagem; se for o da flor, casamento; se for o terço, ingresso na vida religiosa. 
- Ao soltar balão, colocar nele um papel onde se escreveu um pedido. Se o balão subir, tudo bem. Se não subir, o pedido não será atendido. - Amarrar um fio numa aliança. Colocar em cima de um copo d’água. Contar quantas vezes ela vai balançar (sem mexer a mão). O resultado será o número de anos que a pessoa vai levar para se casar.
 - Pegar uma vela acesa e deixar que ela derreta pingando em cima de um prato com água. A inicial que se formar será a do nome do futuro marido. - Escrever todo o alfabeto em pedaços separados de papel, dobrando-os em dois e colocando-os dentro de uma vasilha com água no sereno. O que aparecer aberto, conterá a inicial do futuro marido.- Na véspera de São João, põe-se água na boca e fica-se atrás de uma porta escutando. O primeiro nome de rapaz (ou de moça) que se ouvir, será o nome do futuro namorado ou namorada. 
- Dar nós nas quatro pontas do lençol, tendo-se previamente escrito nelas os nomes de 4 pessoas queridas, mas os nós não podem estar muito apertados. Ao amanhecer o nó que estiver desmanchado indicará o nome do futuro esposo ou esposa. 
- Põe-se em cima de uma mesa vários objetos de diversos gêneros: sapatos, roupas, livros, instrumentos médicos etc... A moça (ou rapaz), de olhos vendados, procurará tirar um deles. O que sair, por exemplo, um livro, indicará a profissão da pessoa com quem a moça irá se casar. No caso, irá se casar com um professor. 
- Um ramo de manjericão, que se passa sobre a fogueira e se joga ao telhado, indica casamento com moço, se na manhã seguinte estiver verde; e com velho se estiver morto. - Faça uma travessa de canjica e coloque dentro dela uma aliança. Sirva a canjica em vários pratos e distribua os mesmos entre as moças presentes. A que receber o prato de canjica com a aliança será a que vai se casar primeiro. 
- Colocar uma faca no tronco de uma bananeira. Retirinterpretar o ar no ouro dia e desenho que ficar na faca para descobrir o nome do futuro noivo. 









QUER SAIR HOJE? ENTÃO CONFIRA O QUE TEM DE BOM PRA FORROZAR



Confira a programação de sua cidade e região para cair no forró


   Programa-se nesta sábado para curtir o melhor do forró na região, confira a programção.

Gravatá.

Val Xavier
Magnatas do Forró
Fábio Júnior
Luiz Neto e David

   Arcoverde

Renato Teixeira
Gatinha Manhosa

Belo Jardim

Polo do loteamento Viana Moura:
Ary Love e Banda
Polo Sítio Palha:

Forró pé de serra no Palhoção

Sanharó

gatinha Manhosa
Renovação NOrdestina

Pesqueira

Fofinho do Arrocha
Cristina Amaral
Nando Cordel
Andre Macambira


Caruaru.

Gatinha Manhosa
Fábio Carneirinho  
Geraldinho Lins
Elifas Júnior 
Novinho da Paraíba 

Cláudio Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.