segunda-feira, 2 de abril de 2012

REFORMA DAS PRAÇAS PRINCIPAIS SERÃO DISCUTIDAS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA


As reformas de três praças de Garanhuns antes de ser uma solução para melhorar a paisagem urbana da cidade viraram um problema sério que precisa ser resolvido, o mais rápido possível, sobretudo, porque aproxima-se mais um Festival de Inverno. Estamos falando das praças Irmãos Miranda, Dom Moura e Tavares Correia, esta última mais famosa por abrigar o Relógio das Flores. Internautas já se mobilizam afim de realizarem audiência pública para saber o que hou ve com as obras que, definitivamente, estão sem nexo algum.
Reforma da Prç. Irmãos Miranda

Irmãos Miranda 
A Praça Irmãos Miranda situada no Coração de Garanhuns não avançou muito na reforma. O que antes era apenas um ponto de ônibus feio e mal cuidado, transformou-se em um canteiro de obras estático. O calçamento foi trocado e só. Comerciantes do local reclamam dos prejuízos já que o movimento caiu naquele setor.

Dom Moura 
Prç. Dom Moura
A Praça Dom Moura, que tangencia o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, espaço que também sucumbe a falta de manutenção, mais parece uma praça da Segunda Guerra Mundial. Buracos, fezes humanas e mau cheiro são tudo que restou de um dos pontos mais bonitos de Garanhuns. A obra ali não saiu do zero. E o pior: ela faz parte do quadrilátero principal do Festival de Inverno por estar praticamente ligada a sua vizinha Praça Guadalajara, onde acontecem os principais shows. Ficará pronta antes de meados de julho? Quem a visitou garante que não, sobretudo, porque a empreitada acontece a passos lentos.

Tavares Correia 
Prç. Tavares Correia
Tavares Correia deve estar se revirando no túmulo ao ver a praça que leva seu nome no estado atual. Pouca coisa ou quase nada foi feito e o lugar, famoso por abrigar o Relógio das Flores, permanece a quase um ano cercado por tapumes. Quando se trata de reformas urbanas, os tapumes indicam algo grandioso por trás das tábuas. Visitamos o canteiro de obras no último dia 23 de março e fica difícil acreditar que o lugar já foi um dos mais bonitos da cidade. Outro ponto observado é que as reformas podem tirar a originalidade das praças e isso seria um desastre para a história urbanística e arquitetônica de Garanhuns.


SITUAÇÃO DO CRISTO DO MAGANO É PRECÁRIA 

Dentro do Tur que fizemos as praças em reformas da cidade, demos uma esticada até o Cristo do Magano, importante ponto turístico de Garanhuns. A situação é preocupante. Mato e fezes de animais tomam conta dos arredores do monumento. Não há um cuidado com o patrimônio público. E são problemas baratos e rápido de resolver, resumindo-se a limpeza, sinalização e zelo, coisas que não precisam necessariamente de robustas verbas para serem feitas, mas sim de gestão eficiente e vontade política. As crianças que lá oferecem seus conhecimentos do local, nem de longe lembram guias turísticos. Que custo haveria em reciclar todos eles dando-lhes ao menos um uniforme que simbolizassem que eles estão ali para orientar o turista ou o nativo que se dirige ao Cristo? Com a palavra os gestores públicos.
Situação de abandono do Cristo do Magano  V&C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.