Foi com muito carinho e dedicação que iniciamos nessa semana
a apresentação do projeto de leitura: Clássicos
da Literatura. Esse projeto foi apresentado aos alunos com o seguinte
questionamento: Leitura, qual é a sua importância? A princípio quisemos indagar
os nossos alunos com essa pergunta, quisemos ter as mais diversas respostas sobre a
pergunta. Em seguida explicamos aos alunos a importância que a leitura tem,
como ela age na vida das pessoas e onde podemos chegar com a leitura.
Esse projeto foi criado a partir da necessidade de fazer com
que nossos alunos tenham apreço pela leitura, pois detectamos o quanto um
trabalho feito esse estava faltando na vida dos nossos alunos. Além disso,
visamos o quanto é importante inserir nossos alunos na leitura dos clássicos
literários, pois de certa forma já estamos preparando eles para trabalhos que
serão exigidos no Ensino Médio e consequentemente nos Vestibulares e ENEM.
Ao decorrer da apresentação, demos algumas sugestões de
sites interessantes que os alunos podem acessar e começarem a fazer leituras
diárias. No final das apresentações, foi mostrado a cada série quais serão as
obras que cada uma irá trabalhar.
Logo abaixo temos a sinopse de cada obra e seus respectivos vídeos.
Atenciosamente,
Professores: Emanoela
Andrade, Orlana Sofia e Andre Cordeiro.
“Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores.” (Charles W. Elliot)
Obras que serão trabalhadas:
6º
ANO – “AS MIL E UMA NOITES” ( Tradutor:
Ferreira Gullar)
Sinopse:
As mil e uma noites é uma coletânea de fascinantes histórias inventadas e
preservadas na tradição oral pelos povos da Pérsia e da Índia. As narrativas,
entre as quais estão às famosas viagens de Simbad, o marujo, as aventuras de
Aladim e a lâmpada maravilhosa e a mirabolante história de Ali Babá e os
quarenta ladrões, são contadas por Sherazade, uma jovem corajosa que se
sacrifica pelo seu povo para salvá-lo da ira do sultão Shariar.
7º ANO -
“A TERRA DOS MENINOS PELADOS”
(Graciliano Ramos)
Sinopse:
Havia um menino diferente dos outros meninos. Tinha o olho direito preto, o
esquerdo azul e a cabeça pelada. Não tendo com quem entender-se, Raimundo
Pelado falava só, e os outros pensavam que ele estava malucando. Estava nada!
Conversava sozinho e desenhava na calçada coisas maravilhosas do país de
Tatipirun, onde não há cabelos e as pessoas têm um olho preto e outro azul
8º
ANO
– “DOM
CASMURRO” (Machado de Assis)
Sinopse:
É o romance mais estudado, comentado e discutido de Machado de Assis – o
que significa dizer um dos mais estudados da nossa literatura. Publicado
originalmente em 1899, o livro conta a história de Bentinho e Capitu, desde o
namoro infantil até o casamento
atormentado pelo ciúme e pela dúvida que virou polêmica literária: Capitu traiu
o marido com o melhor amigo dele,
Escobar? Os fatos são narrados por Bentinho, que relembra, já; velho, episódios
de sua vida.
9º
ANO
– “
O MULATO” (Aluísio de Azevedo)
Sinopse:
Na
conservadora São Luís, de fins do século XIX, o amor proibido entre Ana Rosa,
uma jovem branca, e Raimundo, seu primo
mulato. Mas pesa sobre eles o preconceito de uma sociedade hipócrita, que não conhece limites para proteger a situação estabelecida.
“Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores.” (Charles W. Elliot)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.