As flores de Garanhuns são raras. Tão raras que não conseguimos vê-las. Por isso o jeito é fazer um festival de flores, trazidas da verdadeira cidade das flores: Holambra. A partir desta quinta-feira (16/05), até o dia 26 de maio, será realizada na Praça Guadalajara, em Garanhuns a primeira edição do Festival das Flores de Holambra. O evento é uma realização do Instituto Madeira da Terra (IMT), que existe há nove anos e tem o objetivo de incentivar a educação ecológica.
De acordo com o organizador do evento, Hermes Gonçalves, do Instituto Madeira da Terra, serão expostas 300 espécies de flores e plantas ornamentais para apreciação e venda. “Todas essas espécies são oriundas de Holambra, município do interior de São Paulo (SP), onde existe uma das maiores cooperativas de flores do país,” afirmou o organizador. Garanhuns já teve um comércio forte de floricultura, perdendo para o município de Brejão que ainda segura o comércio de maneira acentuada em propriedades privadas. Em 2003 quando assumiu o Ministério da Ciência e Tecnologia, o atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos criou os Centros Vocacionais de Flores, um deles foi criado em Brejão. Hoje é uma estrutura totalmente deteriorada, não havendo sequer funcionado plenamente. Como é uma herança de outro governo, possivelmente será difícil de ser recuperada. Para quem gosta de flores vale a pena visitar o Festival de Holambra. Quem sabe assim você encontre flores em Garanhuns. A abertura oficial será nesta quinta, às 9 h.(G. Mouret)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.