sábado, 27 de julho de 2013

TRIBUTO AO MESTRE!!! GIVALDO CALADO



Um emocionante texto escrito pelo ex-Secretario da Cultura de Garanhuns Givaldo Calado de Freitas, que no ano de 2008 quando era titular da pasta criou o Troféu Anum de Ouro, na ocasião fez um justa e merecida Homenagem ao Mestre Dominguinhos. 

"Dominguinhos morreu. Estou triste. Muito triste. E, comigo, todo o povo brasileiro. Particularmente, o povo nordestino. E, mais, particularmente, ainda, o povo da cidade de Garanhuns. Cidade que o viu nascer. 

Ontem, cheguei à Esplanada muito animado. Com Emília e um grupo de amigos e amigas fomos assistir ao show de Andréa Amorim. Artista, como Dominguinhos, nasceu em Garanhuns, e faz sucesso lá fora, inclusive no exterior, agora abraçando a bossa nova.

De repente, a notícia: morreu Dominguinhos. Eu, todos, fomos acometidos de uma profunda tristeza e de um sentimento de perda irreparável. Que, no fundo, viria prejudicar o nosso entusiasmo diante do show que se anunciava com a nossa cantora revelação. 

Garanhuns deve muito a Dominguinhos. O nosso cantor poeta sempre levava consigo para o Brasil inteiro as belezas e os encantos de nossa cidade. E ele o fazia com toda a sua genialidade, mas com aquela simplicidade que encantava a todos, daqui e de todo esse imenso Brasil. Os versos de suas canções encarnavam algo que transcendia e transpassava os nossos sentimentos.

A Esplanada Guadalajara vai ter que mudar de nome. Se é que já não a chamávamos de Esplanada Dominguinhos, tamanha a sua presença em seus festejos, que ele tanto apreciava, certamente recordando seus tempos de menino, cantando e tocando pelas ruas de nossa cidade. 

Mas sinto que não basta que troquemos o nome da Esplanada. Queremos, nós da terra de Dominguinhos, que lhe seja cumprido o seu maior desejo. O de ter o seu descanso eterno na sua querida cidade de Garanhuns, “onde o nordeste garoa” porque foi aqui onde tudo começou. Porque foi, aqui, que o Rei do Baião o descobriu para ele reinar, em sucessão ao Rei, como o “Mestre Dominguinhos”. 

Garanhuns, pela sua gente, pede à família de Dominguinhos a guarda de seus restos mortais, até para que seus filhos e netos não venham a dizer como Gabriel García Márquez: “A gente não é de um lugar enquanto não tem um morto enterrado nele”. 
Façam isso por Garanhuns. 
Façam isso por Dominguinhos. 
Garanhuns e Dominguinhos merecem!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.