segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PROJETO DE LEI DENOMINA PRAÇA GUADALAJARA DE PÇ.CULTURAL MESTRE JOSÉ DOMINGOS DE MORAES

De autoria do vereador Sivaldo Albino, o projeto de lei nº 60/2013, que denomina a atual Praça Guadalajara como Praça Cultural Mestre José Domingos de Moraes – Praça Cultural Mestre Dominguinhos, localizada no bairro Santo Antônio, foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Garanhuns, hoje (30). O requerimento foi feito logo após a morte do artista garanhuense, que faleceu em 23 de julho deste ano, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP).

A Praça Guadalajara recebeu este nome na gestão do prefeito Amílcar Valença, quando a seleção brasileira ganhou o tricampeonato na cidade mexicana de Guadalajara. O prefeito Izaías Régis, já expressava o desejo de homenagear o sanfoneiro antes mesmo de sua morte. Então, partilhou da ideia. “A homenagem é, sem dúvidas, extremamente justa. O nosso mestre Dominguinhos continuará sendo lembrado na nossa história regional e nacional também. O vereador Sivaldo está de parabéns em ser o autor do projeto e por ter compartilhado com os demais colegas do Poder Legislativo a vontade de aprovar”, enfatiza o gestor.

Texto: Cloves Teodorico
Imagem: Divulgação
Informações para a imprensa:
Cloves Teodorico – (87) 9600.8965
Secom/PMG


CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO POR MÁRCIA MARACAJÁ, A GRANDE!



No domingo passado, concluindo a disciplina de Leitura e Produção Textual do curso de pedagogia da Fadire polo Iati, tive a alegria de participar da mesa do I Seminário Fadire, no referido polo, com tema AS VÁRIAS FACES DO COTIDIANO ESCOLAR.

Entre todos os presentes, o coordenador regional da FADIRE, os coordenadores locais - Júlio e Flávio -, a professora e amiga Marizi Pereira, a presença dos convidados que compuseram a mesa cabo Benedito, Selma Mello, o advogado Sergio Oliveira, o prof Flávio, representantes de instituições e entidades locais e, sobretudo, os estudantes do curso de pedagogia.

O que dizer desse domingo? Desse momento? Dessa aprendizagem? Teríamos nós, deixado nosso lar, família, lazer, para falarmos de educação se não estívessemos compromentidos e investidos de corpo e alma nessa vontade e crença de transformação? Vontade de fazer diferente para um novo quadro ser pintado onde educadores e estudantes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem possam ser cúmplices dessa mudança social e parceiros, unidos em busca de um só objetivo: crescimento onde todos ensinam e aprendem. 

Não tenho dúvidas que, mesmo em meio a inúmeros obstáculos, somos a legião que ilumina a sociedade, acendemos velas, lamparinas, lâmpadas, chamas que adormecem esperando que com uma centelha e uma palvra ou gesto despertemos desse sono as mentes brilhantes de nossas salas de aula.

EU ACREDITO que nós, educadores, somos a chave dessa grande transformação.

Sucesso para os cursistas de pedagogia da Fadire, polo Iati !!! Vocês me encheram de ânimo(alma) e certeza de que meu sonho não é loucura, é um sonho possível, límpido e colorido! 

domingo, 29 de setembro de 2013

30 HOMICÍDIOS JÁ FORAM REGISTRADOS EM GARANHUNS


O 30º homicídio do ano de 2013 na cidade de Garanhuns foi registrado na noite deste sábado (28), a vítima desta vez foi um moto-taxista, Renato Emanuel Barros Barbosa, 34 anos foi alvejado por disparos de arma de fogo que o atingiram na região do abdome, de acordo com informações do 9º batalhão, a informação preliminar era que um acidente de transito envolvendo uma moto teria acontecido na Rua Capitão João Leite, bairro Boa Vista.
Ao chegar ao local o efetivo policial constatou que era um homicídio, populares relataram que disparos de arma e fogo foram ouvidos,  após o levantamento cadavérico o corpo foi encaminhado ao IML de Caruaru.

Agreste Violento


OBS: Em respeito ao nossos amigos, não postaremos as fotos.

sábado, 28 de setembro de 2013

NOVOS TALENTOS SENAI



O programa Novos Talentos - parceria do SENAI-PE com a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) - está com inscrições abertas para capacitações em Garanhuns, no Agreste do Estado. São oferecidas 20 vagas para "armador de ferragens", 20 para "carpinteiro de obras" e 40 para "operador de retroescavadeira". 

Interessados devem se inscrever através do site http://sistemas.stqe.pe.gov.br/inscricao.

Podem participar dos cursos jovens e adultos, com idade mínima de 18 anos, e que tenham o Ensino Fundamental concluído ou que estejam cursando a 8ª ou 9ª série. Após a inscrição no site, as matrículas deverão ser feitas presencialmente na Escola Senador Aderbal Jurema, localizada na Rua Padre Agobar Valença, s/n, bairro Heliopólis. 

É preciso apresentar o comprovante da pré-inscrição para efetivar a matrícula. O início das aulas está previsto para o dia 14 de outubro.

V GERES PROGRAMA DO DIA DO OUTUBRO ROSA

V GERES: Programação do DIA D do Outubro Rosa em 21 municípios do Agreste.

Confira a programação do Dia D, em todos os municípios da regional:

V GERES - ABERTURA 01/10/2013

Águas Belas - 30/10/2013


Angelim - 16/10/2013


Bom Conselho - 21/10/2013 falta confirmar


Brejão - 24/10/2013


Caetés - 07/10/2013


Capoeiras - 25/10/2013


Canhotinho - 25/10/2013


Calçado - 25/10/2013


Correntes - 25/10/2013


Iati - 17/10/2013


Itaíba - 25/10/2013


Jucati - 25/10/2013


Jupi - 25/10/2013


Lajedo - 30/10/2013



Lagoa do Ouro - 23/10/2013


Palmeirina - 07/10/2013


Paranatama - 22/10/2013


Saloá - 23/10/2013


São João - 09/10/2013


Terezinha - 29/10/2013


ENCERRAMENTO em Garanhuns com um grande evento - 31/10/201

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

CONVITE - SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA EM IATI


Assunto: Seminário Local do Polo de Iati das turmas de Pedagogia / FADIRE-FUNESO/UNESF- I-SETE

Visando uma melhor Formação Acadêmica para nossos alunos, iremos promover oI Seminário do Polo de


Iati, das turmas de Pedagogia / FADIRE-FUNESO/UNESF/ I-SETE, que tem como tema central: 

"AS VÁRIAS FACES DO COTIDIANO ESCOLAR”

O referido evento acontecerá no dia 29/09/2013 a partir das 13h30m na Escola Francisco Pereira da


Costa na cidade de Iati –PE. Aproveitamos o momento para convidar V.S.ª para participar conosco deste

momento de suma importância para nossos alunos.


CONTARÁ COM AS SEGUINTES PALESTRAS E PALESTRANTES:


1º GERENCIAMENTO DE CRISE NA ESCOLA: ATO INFRACIONAL E ATO INDISCIPLINAR


, COMO LIDAR?

PALESTRANTE: CABO BENEDITO - POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO



2º ESCOLA IDEAL E ESCOLA REAL


PALESTRANTE: JORNALISTA - PROFª SELMA MELLO



3° ASSÉDIO POR INTRUSÃO 


PALESTRANTE: DR. SERGIO OLIVEIRA – ADVOGADO



4° A SEXUALIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR 


PALESTRANTE: PROFESSOR FLAVIO QUINTINO - COORDENADOR LOCAL/POLO –


FADIRE


5º AS ESCOLAS DO PRECONCEITO


PALESTRANTE: PROFESSORA MÁRCIA MARACAJÁ - GRE/AM- FADIRE- UFRPE


Marizi Nascimento


Professora/Organizadora do Seminário


Julio Neves da Costa

Elias Flávio Quintino de Araújo

Coordenadores de Polo


foto: Seminário FADIRE na cidade de Brejão - PE.

CONGRESSO EM FOCO REVELA QUE ARMANDO E OUTROS SEIS POLÍTICOS PERNAMBUCANOS SÃO CITADOS EM INVESTIGAÇÃO DO STF

C

Essa é destaque no Blog de Jamildo:

“Levantamento do Congresso em Foco diz que nunca houve tantos congressistas sob a mira da Justiça. Quatro em cada dez parlamentares estão pendurados no Supremo Tribunal Federal (STF). São 542 inquéritos e ações penais movidas contra 224 deputados e senadores, o maior número desde que a entidade começou a fazer as pesquisas, em 2004. Sete Pernambucanos estão na lista: o senador Armando Monteiro (PTB) e os deputados federais Bruno Araújo (PSDB), João Paulo (PT), José Augusto Maia (PTB), Luciana Santos (PCdoB), Mendonça Filho (DEM) e Vilalba (PRB).

Os números apurados pelo Congresso em Foco são 17% maiores que o que foi apresentado no levantamento de 2012. Na época, 191 parlamentares estavam sob investigação do Supremo. A Corte é o foro competente para julgar crimes cometidos por essas autoridades. Dentre os partidos, o que mais responde a processos é o PMDB, com 54 congressistas. A lista de crimes envolve homicídio, corrupção e envolvimento com narcotráfico.

A maior parte dos processos e inquéritos contra pernambucanos se dá por crimes eleitorais. É assim com o senador Armando Monteiro e com os deputados José Augusto Maia, Mendonça Filho e Vilalba. Por crime contra a Lei de Licitações, respondem João Paulo, Augusto Maia e Luciana Santos. Os ex-prefeitos João Paulo e Luciana respondem também por improbidade administrativa. Caso atípico, Bruno Araújo tem dois inquéritos por quebra de sigilo telefônico e investigação penal.

Dos sete parlamentares pernambucanos, três responderam ao Congresso em Foco com explicações sobre os processos ou inquéritos: Armando Monteiro, Luciana Santos e Mendonça Filho.

Segundo a equipe do senador Armando Monteiro ele é apenas citado em uma investigação sobre o repasse de emendas parlamentares para a Associação da Indústria, Comércio e Agroindústria de Garanhuns e Agreste Meridional (ACIAGAM), entre 2005 e 2008, e que os convênios firmados estariam listados como regulares no Ministério do Turismo. O inquérito associaria as emendas ao apoio eleitoral dado por um correligionário a uma campanha do senador.

A assessoria da deputada Luciana Santos informou que o inquérito trata-se de um pedido de investigação formulado pelo Ministério Público Federal (MPF) para verificar a correta aplicação de verbas repassadas pelo Ministério da Educação para o município. O convênio exigia que o dinheiro fosse empregado em "gêneros alimentícios" e ele foi usado para comprar botijões de água e gás para as escolas públicas. O emprego da verba nesses produtos é questionado.

Já no caso do deputado Mendonça Filho, o inquérito o investigaria por uma suposta carreata no dia das eleições de 2010. Em nota enviada pelo parlamentar para a entidade, ele diz que apenas circulou pela cidade junto a família e um grupo de cinco assessores em três veículos. De acordo com Mendonça, não houve uso de aparelhos de som ou distribuição de material de campanha.

Em contato com o Blog, o deputado Bruno Araújo explicou que os procedimentos de investigação que o envolviam já foram extintos pelo ministro do Supremo Marco Aurélio de Mello, no dia 16 deste mês. A extinção e arquivamento dos questionamentos foram pedidas pela Procuradoria-Geral da República (PGR)”. (http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2013/09/27/224_parlamentares_respondem_542_inqueritos_diz_congresso_em_foco_7_pernambucanos_estao_na_lista_159779.php

Carlos Eugênio

DILMA BOLADA

No mesmo dia em que retomou suas atividades no Twitter, a presidente Dilma Rousseff relançou nesta sexta-feira (27), em novo formato, o Portal Brasil, do governo federal. Junto com a reestreia no microblog, o lançamento deverá ser o primeiro de uma série de novas iniciativas do Palácio do Planalto para estimular o diálogo com o que se acostumou a chamar de "voz das ruas".
Trata-se de um novo comportamento do governo na internet, após o diagnóstico de que o Planalto se desconectou das demandas de grupos mais jovens, usuários de ferramentas como o próprio Twitter, além do Instagram --cuja conta foi lançada oficialmente nesta sexta também-- e do Facebook.
Segundo Dilma, "a lógica analógica e dos papéis permeia todo o governo". "Então a nossa ideia é justamente começar um processo no qual o governo muda de analógico para digital. Eu tenho certeza que é um processo de melhoria da qualidade dos serviços e também da melhoria do grau de informação, para criticar ou não, para buscar sugestões, ou para intervir", disse a presidente.
"Nós queremos construir uma prática sistemática do que querem as ruas. E ouvir as redes sociais. Ter com as redes sociais também uma interação", completou.
A etapa desse pacote digital lançada nesta sexta contempla apenas uma nova "identidade digital", segundo o coordenador do gabinete digital da Presidência, Valdir Simão, que será ampliada em um segundo momento. A previsão é que a página oficial da presidente do Facebook será lançada em outubro, quando também será iniciada a reformulação do site do Palácio do Planalto.
"Nós estamos num momento em que cada vez mais ter consciência delas e ter consciência do poder da rede social é importante não só para usá-la, mas também para protegê-la. Nós hoje tivemos acesso a informações a respeito da transformação da rede social em um campo de batalha cibernético entre países. E isso é aquilo que nós não podemos concordar. Ao mesmo tempo, eu acredito que usar todas as possibilidades é uma forma de fazer esse reequilíbrio, essa assimetria que existe entre governo e cidadania", disse Dilma.
DILMA BOLADA
Mais cedo, Dilma se encontrou com Jeferson Monteiro, criador do perfil Dilma Bolada no Facebook e no Twitter. Segundo ele, não há qualquer interferência editorial da presidente em seu perfil, ainda que os dois perfis, o oficial de Dilma e o do humorista, tenham tuitado juntos dentro de seu gabinete mais cedo.
"Campanha não faço. Vai continuar sendo o que sempre foi: um perfil para homenagear a Dilma. E sobretudo para entreter e para eu me divertir", disse Monteiro. "Fui, sou e vou continuar sendo fã da Dilma. Sou fã e eleitor. Eu votei nela."
"É ótimo imaginar a Dilma sambando, correndo com as emas, boladinha com o cachorro. Tudo é ficção. O que eu faço é ficção, é entretenimento. Eu não estou interessado na imagem política ou no jornal", completou.
Reprodução/Instagram/Palaciodoplanalto
Dilma Bolada, a famosa personagem fictícia da presidente da República (à esq.), conversa a verdadeira Dilma
Dilma Bolada, a famosa personagem fictícia da presidente da República (à esq.), conversa a verdadeira Dilma

COMPLEXO DE POLICIAS CIENTIFICA CHEGA A PERNAMBUCO E GARANHUNS SERÁ CONTEMPLADA



O Governo do Estado iniciou a construção de seis Complexos de Polícia Científica que beneficiarão todos os municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão. Em dezembro, será entregue à população a unidade de Caruaru, o primeiro a entrar em operação. As obras vão descentralizar os serviços de perícia técnica, imprimindo maior rapidez no atendimento, agilizando a entrega dos laudos periciais e, consequentemente, os inquéritos policiais.

O complexo padrão do Interior, localizado em Caruaru, foi projetado para atender as demandas forenses do Agreste Central e Setentrional. Apenas no município estão sendo investidos cerca de R$ 6 milhões. A obra ocupa uma área de cerca de 2 mil metros quadrados, na Avenida Brasil, bairro do Salgado.

A unidade abrigará a Polícia Científica e seus institutos de Medicina Legal (IML), Criminalística (IC) e de Identificação Tavares Buril (IITB), informou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio. Segundo ele, a construção desses modernos centros também qualificará o ambiente de trabalho dos peritos e demais servidores lotados nessas unidades.

Serviços – No Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) serão realizadas identificações criminais, a exemplo das perícias de impressões digitais nos locais de crimes e corpos. A emissão de Carteira de Identidade (RG), segundo o gestor do instituto, Jandir Carneiro, continuará sendo emitidas apenas pelo Expresso Cidadão.

Já o Instituto de Criminalística realizará perícias balísticas e laboratoriais para medir o consumo de droga e álcool, dentre outras substâncias e contará com nove salas. O Instituto de Medicina Legal contará com 13 salas, sendo uma de necropsia, com quatro mesas, uma para o para médicos legistas e recepção.

No local, serão realizados, ainda, serviços de necropsia, atendimento para exames de corpo de delito, exames sexológicos, alcoolismo, drogas. De acordo com a gestora do Instituto, Joyce Breenzinckr, a intenção é de instalar no local o serviço de histopatologia, que consiste em se examinar ao microscópio um fragmento de tecido ou órgão. O complexo possui ainda auditório para mais de 50 pessoas.

Ainda em Caruaru, o Governo de Pernambuco também entregará, até o final do ano, a Área Integrada de Segurança (AIS), que abrigará as polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros. A área funcionará na BR-104, quilômetro 67, numa área de mais de quatro mil metros quadrados. A obra está orçada em cerca de R$ 5 milhões.

As unidades da Polícia Científica serão instaladas, ainda em outros municípios com localizações estratégicas, a exemplo de Garanhuns. Agreste Meridional; Palmares, na Mata Sul; Goiana, Mata Norte; Salgueiro, Sertão Central, e Petrolina, no Sertão do São Francisco. As cidades de Afogados da Ingazeira e Petrolina receberão, ainda este ano, Áreas Integradas de Segurança (AIS).

O complexo da Mata Sul, em Palmares, segundo o gestor da Polícia Científica, Francisco Sarmento, se encontra com 60% de suas obras executadas e tem previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2014. ”Em Salgueiro, a construção está em fase de terraplanagem. Já em Petrolina, o início das obras do complexo deverá ocorrer também no primeiro semestre do próximo ano”, informou.

Com informações da Assessoria de Imprensa da SDSTITULO

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

GESTÃO ITINERANTE OCORREU NA ESCOLA MIGUEL ARRAES DE ALENCAR

Nesta semana, (24), o encontro semanal dos gestores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns, foi na Escola Miguel Arraes de Alencar.  A escola de Tempo Integral do município abrigou o Projeto “Gestão Itinerante” e pode partilhar da ação, que se pautou em assuntos como: reforma das escolas; apresentação de material sobre a campanha do trânsito; além do Prêmio Gestão 2013, concedido a Escola Municipal Mário Matos.
Sob aplausos a Secretária de Educação do município, Janecélia Marins, fez os cumprimentos e divulgação de cada tópico apresentado. De forma simples a gestora falou sobre as reformas das escolas. “É determinação do chefe do executivo, Izaías Régis, que todas as escolas, próprias do Município, recebam melhorias. A intenção é melhorar o andamento das atividades educacionais e ampliar a comodidade à população estudantil”, destacou.
Segundo Janecélia, serão reformadas com recursos próprios do município, escolas do campo e da sede como: Julião Capitó, Oscar Francisco, Virgília Garcia Bessa, Salomão Rodrigues Vilela, Batista da Esperança, José Brasileiro Vila Nova, Mário Matos, Amélia Maria, Francino Albino e a José Ferreira. Na ocasião foi apresentado o livreto, em que município de Garanhuns aparece inserido na coletânea de projetos de educação para o trânsito, desenvolvidos no Estado de Pernambuco em 2013, por meio do DETRAN. O feito se deu por meio das escolas Mozart Correia de Lima, Salomão Rodrigues Vilela e Virgília Garcia Bessa.
Durante o evento mais uma conquista da educação municipal foi apresentada. É que a Escola Municipal Mário Mattos, foi uma das contempladas com o Prêmio Gestão 2013, mediante critérios concedidos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, à referida unidade escolar.
Quanto ao momento vivenciado na escola de Referência Miguel Arraes, alguns presentes fizeram um balanço particular. “Esse encontro foi bastante produtivo e serve de parâmetro para cada escola. Na agenda de hoje, mudanças no tocante à educação e isto é muito positivo. Nós que trabalhamos no CAIC, por exemplo, passamos 22 anos sem intervenções físicas no prédio da escola, e agora graças à atenção desta gestão, isto é uma realidade”, relatou o gestor do CAIC, Moacir Evangelista.
“Antes, tudo era por ofício, e hoje, o nosso ofício é falar oficialmente junto a todos. Assim as ideias se ampliam e todos seguimos em progresso”, declarou Aline Bezerra, gestora da Miguel Arraes de Alencar. “Passamos a ter mais contato interno com os nossos colegas de profissão e conhecemos as situações de cada espaço escolar. Sendo assim, promovemos uma sintonia para uma educação mais unificada, quebrando aquela história de irmos à secretaria. Hoje ela é que vem até nós e isto só humaniza as ações e socializa as informações”, enfatizou com propriedade, Izabel Cristina da Silva, gestora da Escola Jaime Luna, localizada no bairro da COHAB 3 em Garanhuns.

Texto: Cássia Amaral
Fotos: Cássia Amaral
Informações para a imprensa
Cássia Amaral – (87) 9639-4784
Secom/ PMG

NOTICIAS SOBRE A BR-423


Uma grande notícia para Garanhuns e todo o Agreste Meridional. Em audiência pública ocorrida na  quinta-feira (19/09), em que se discutia a implantação de uma passarela na travessia para o bairro de Manoel Cheu, em face das mortes que vêem acontecendo no local, o Sr. Secretário de Planejamento do Município, Dr. Fernando Nunes, anunciou a incorporação do Poder Público Municipal no pleito para impedir a passagem da duplicação da BR-423, através da zona urbana de Garanhuns e, ao mesmo tempo, defender a construção de um arco rodoviário contornando a cidade, inserido numa rodovia perimetral que permita a capilarização do entroncamento rodoviário que tem o seu epicentro na cidade de Garanhuns. Coloquei-me, desde logo, à disposição para colaborar no que for necessário, considerando por oportuno, que desde abril do corrente ano, distribuímos o texto abaixo (pertinente à defesa do tema e que permanece atualíssimo) com todos os blogueiros da região:


“Alguns tecnocratas andaram anunciando, como decisão de Governo, uma desastrada intervenção no encaminhamento do traçado da duplicação da BR-423 (São Caetano-Garanhuns), ação da maior importância para todo o Agreste Meridional que é imensamente grato ao Governador Eduardo Campos pela decisão governamental de implantar essa duplicação.
Entretanto, alguma coisa está destoando da extraordinária iniciativa. No dizer do poeta, “as cidades nascem dos sonhos” e esses sonhos não podem ser destruídos por uma insensibilidade burocrática. Os luminares de engenharia rodoviária e urbanística recusam-se considerar a absoluta e inarredável necessidade de inclusão, no projeto executivo, de uma alça de contorno à cidade de Garanhuns, sob a medíocre alegação do alto custo da obra e, com isso, pretendem DESPEJAR o consequente adensamento de tráfego em uma via urbana da cidade que acarretará – sem qualquer dúvida – na destruição de uma boa parte de Garanhuns. Isso é uma prática predatória, gerada por técnicos ainda aferrados a conceitos medievais, que nenhuma cidade do mundo atual admite mais.
Claro que essa alça proposta faria parte de um anel rodoviário contornando a cidade para racionalizar a capilarização de um importante entroncamento rodoviário, com fulcro em nossa cidade e que não está sendo devidamente avaliado. Claro que, para sua construção, não se pode atentar, apenas, para o seu custo, mas, sobretudo, para os seus aspectos técnicos, econômicos, sociais, políticos, urbanísticos, ambientais, mobilidade urbana (o mal do século), qualidade de vida, etc. não podendo se ater a mesquinhos indicadores de custo , sem avaliar sua economicidade.
Por falar em economicidade, os técnicos “esquecem” de observar a circunstância de que TODA A FAIXA DE DOMÍNIO DA ESTRADA A SER DUPLICADA ENCONTRA –SE PRESERVADA NAS MESMAS CONDIÇÕES DE SUA DESAPROPRIAÇÃO OCORRIDA HÁ MAIS DE TRINTA ANOS, ainda no governo Nilo Coelho. O custo, portanto, para desapropriações do percurso é SIMPLESMENTE ZERO. Excetuam-se, logicamente, as intervenções de interseção das estradas e acessos a cidades ao longo do seu trajeto, que existirão de qualquer modo e que evidenciam a significativa economicidade do projeto.
São importantes, portanto, algumas observações:
ENTRONCAMENTO RODOVIÁRIO:
Cruzam em Garanhuns algumas rodovias alcançando cidades importantes no contexto nordestino:
a)      A própria BR-423, com início em São Caetano servindo em seu trajeto: Cachoeirinha, Altinho, Ibirajuba, Lajedo, São Bento do Una, Belo jardim, Canhotinho, Jupí, Jucatí,  Calçados, Vila de Neves, Vila de São Pedro, Paranatama, Saloá, Iatí, Aguas Belas,  Itaíba, Tupanatinga, Buique e Arcoverde; daí em diante cruza todo sertão alagoano, até alcançar a cidade de Paulo Afonso na Bahia.
b)      A PE-177, com início em Palmares, servindo em seu trajeto: Catende, Belém de Maria, Lagôa dos Gatos , Vilas de Laje Grande e Batateiras, Jaqueira, Maraial, São Benedito do Sul, Quipapá - onde alcança a BR-104 ora em duplicação - , Panelas, Cupira, Agrestina, Caruarú, Canhotinho, Anjelim, Palmeirina e São João.
c)      A BR-424, com início na Região do Pajeú, servindo em seu trajeto Arcoverde, Pedra, Venturosa,Caetés,  Capoeiras, Vila de Poço Comprido, Correntes e entra no Estado das Alagoas em Santana do Mundaú até alcançar Maceió.
d)      PE-218, que já está a exigir também sua duplicação, com início em Garanhuns, servindo em seu trajeto Brejão, Terezinha, Bom Conselho, até alcançar a divisa com o Estado das Alagoas no município de Palmeira dos Índios.
Desnecessário realçar que a duplicação da BR-423 resultará em forte incremento do tráfego nessas rodovias que se entrelaçam no entroncamento de Garanhuns, com reais danos e uma breve saturação da área urbana de Garanhuns.
ÁREA  ATINGIDA  PELA  MANUTENÇÃO DO ATUAL TRAÇADO:
A BR-423, a manter-se o projeto, prejudicará uma parte substancial da cidade, sendo de relevar-se que ali já se encontram atividades de intensa movimentação viária, tais como o campus da Universidade de Pernambuco, o campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco e sua Clínica de Bovinos, o quartel do 71º B.I. e provável quartel do Batalhão da Polícia já em estudos, a U.P.A.E. com inauguração para dentro em breve, o Shopping Center já em construção e vários condomínios residenciais (privês) de alta qualidade.
Ressalte-se, ainda, que nesse trecho urbano a ser invadido pela duplicação, existem dois boqueirões profundos submetidos à uma erosão constante, sendo que o último deslizamento ocorrido em um deles, interditou uma faixa de tráfego que, dada a sua dimensão, levou alguns anos para ser reparado e, mesmo assim, já apresenta um novo afundamento da pista. Imagine-se o que vai acontecer com o alargamento resultante de sua duplicação.
Os danos serão irreparáveis para o desenvolvimento ordenado de sua área urbana; o prejuízo inevitável para sua mobilidade; a necessidade de construção das “famigeradas passarelas” de pedestres, obedecendo a uma tradicional e perversa prioridade uma vez que não permite sua utilização por quem mais precisa: os deficientes físicos e idosos que continuarão obrigados a atravessar a pista atropelando os veículos; a importuna construção das inevitáveis “lombadas” que dificultarão a rapidez do tráfego dos veículos que ultrapassarem Garanhuns em demanda às cidades do entorno; a lentidão do trânsito que prejudicará também os veículos de toda a região na sua ultrapassagem e o inexorável aumento dos acidentes que resultarão em mortes e incapacidades físicas e aí ninguém esqueça que estamos tratando de VIDAS HUMANAS.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
As cidades não são pensadas apenas para o presente e a falta de previdência pode ser destruidora. É pacífico que precisamos planejá-las pensando no futuro para que não mais ocorram os desastres urbanos já provocados, bem como e, sobretudo, o alto custo das alternativas a que estão obrigados os gestores de agora para reparar os erros dos governantes de outrora, de que são exemplos:
a)      O Arco Metropolitano composto por uma auto-estrada com cerca de 70 quilômetros para contornar o Recife, que o governo Eduardo Campos está encarando para corrigir um erro do passado, a um custo altíssimo de desapropriações, na medida em que atravessa uma região de grande valorização imobiliária e sem contar o prejuízo já causado à cidade pelo atual traçado da BR-101. Os jornais do dia 26 de março divulgaram fartamente que essa obra custará a “bagatela” de R$1.200.000.000,00 (um bilhão e duzentos milhões de reais), enquanto os 76 quilômetros da duplicação da BR-423 custarão apenas R$450.000.000 (quatrocentos e cinqüenta milhões de reais), ou seja, cerca de 1/3 do custo desse arco rodoviário;
b)       O incrível viaduto de Cinco Pontas, na cidade do Recife, uma verdadeira aberração da engenharia de trânsito e urbanismo, que está a exigir uma reformulação integral da área, incluindo a sua demolição;
c)      O primor de má-concepção dos dois viadutos em frente ao Aeroporto do Recife, que desembocam os seus escapes em corredores de gelos baianos, sem falar nos inúmeros conflitos criados nos seus acessos e saídas;
d)      Todos lembram que a decisão sobre a construção do túnel e do maior viaduto do Nordeste, na transposição da Russinha pela duplicação da BR-232, somente foi tomada durante a construção. A solução foi encontrada no decorrer da obra e, independentemente do seu custo, na Russinha foi possível e porque em Garanhuns a solução tem que ser a MAIS BARATA, mesmo sendo de qualidade discutível e custando a degradação da cidade?
e)      Mesmo com essa solução da Russinha, não se tangenciou a cidade de Gravatá que resultou invadida e devastada pela duplicação e tem hoje 7 (sete) quilômetros de auto-estrada interditados para velocidades superiores a 40 quilômetros e vale lembrar que em dias de festas (que são constantes) a estrada fica totalmente engessada. A cidade de Gravatá tem tolerado esse absurdo porque a maioria da população à margem da estrada não vive lá e não tem qualquer relação de amor a terra, frequentando-a apenas em fins de semana.
f)      Da mesma forma em que se critica a desastrada travessia de Gravatá, ressalte-se a eficiente transposição de Vitória de Santo Antão, tangenciando a cidade sem criar-lhe danos e implantando novos focos de desenvolvimento para a região. Recentemente, o Jornal do Commercio em sua seção de Economia destacou o que já denomina de “Complexo Industrial que se formou nos municípios de Glória do Goitá, Pombos e Vitória de Sto. Antão” com uma movimentação naquelas cidades na ordem de 4,3 milhões de reais mensais e significativa geração de empregos.
g)      Em Caruarú, que tem apenas uma única interseção com a BR-104, já foi concluído o anel de contorno da cidade. Porque em Garanhuns não se elabora, desde logo, o projeto completo do anel rodoviário e mesmo que sua construção não se complete agora pela (alegada) escassez de recursos, que se faça a transposição da cidade mediante sua ultrapassagem em direção a Paulo Afonso através de um tangenciamento desde logo enquadrado no projeto original. O resto se faz depois, à medida em que sua necessidade se imponha através do desenvolvimento das estradas integradas e da própria cidade;
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE GARANHUNS:
Esqueçamos, no episódio, a nossa baixa-estima e vamos pensar grande e esta é a grande questão. A implantação do arco rodoviário da cidade de Garanhuns, além de todas as razões de natureza técnica já expostas, expõe a possibilidade de um desenvolvimento ordenado, no seu entorno, de uma nova fronteira de expansão da cidade, recomendada por sua localização afastada da zona residencial, em que se abrigaria um pólo industrial e de serviços, preservando-se de antemão o meio-ambiente e estabelecendo-se as normas legais de proteção da utilização dos seus espaços.
Seriam incluídos na elaboração deste mega-projeto: um distrito industrial; um espaço consentâneo para eventos (todos proclamam que a cidade não suporta mais a magnitude do Festival de Inverno e discutem a ampliação da praça de eventos atual); um centro comercial incluindo mais um shopping center; um centro de artesanato; um centro de convenções articulado com um hotel, ambos de nível internacional (os jornais do último domingo - 21.04 - dão notícia que o Centro de Convenções do Recife já está comprometido até 2015); uma unidade de qualificação profissional compatível com a demanda do projeto e reserva das áreas de estacionamento necessárias para todas essas atividades.
Considere-se o baixo custo da área a ser utilizada, diferentemente dos espaços urbanos centrais, que facilitaria sobremodo as eventuais desapropriações que se fizessem necessárias para sua implantação e, ademais, a multiplicidade das atividades permitiria a sua implantação de forma gradual, favorecendo a identificação, garimpagem e busca dos investimentos privados bastantes à sua execução.
Não se pode esquecer nessas considerações a necessidade de prever, nos referidos polos, a construção de conjuntos residenciais para abrigar os trabalhadores neles envolvidos, assegurando-lhes residência próxima aos locais de trabalho, com baixo custo e dispensando transporte coletivo em distâncias longas que resultam em estressante perda de tempo e, ademais, com essa providência, seria evitado o grave problema da FAVELIZAÇÃO, sempre recorrente nos projetos de desenvolvimento , mal ou sem planejamento adequado.
Com a necessária antecipação, em tarefa conjunta do Estado e do Município, seria elaborado um macro-projeto para essa nova fronteira que estabeleceria no seu planejamento todos os requisitos, demandas e distribuição espacial sem essa estúpida invasão da área urbana da cidade, com reais danos à qualidade de vida da população que todos temos a obrigação de preservar, para sua execução no prazo adequado às suas necessidades e possibilidade de captação de recursos.
CONCLUSÃO
Não sou autoridade nessa matéria, mas assumo a ousadia e a vaidade de intrometer-me na questão em face do nosso pioneirismo (eu e outros companheiros do Partido) no trato dessa questão, ainda em janeiro de 2012 em uma das famosas reuniões promovida pelo nosso PSB de Garanhuns, quando se discutiu amplamente a questão do projeto de duplicação da estrada São Caetano-Garanhuns. Considero lamentável que as nossas autoridades constituídas e legitimadas pelas eleições de 2012 aceitem, passivamente, a desastrada iniciativa, conforme se comprovou na audiência pública dirigida pela Secretaria de Transportes. Elas foram omissas e lenientes diante da anunciada maldade que se pretende fazer com nossa terra.”
a)      IVAN RODRIGUES

ESCOLA DE APLICAÇÃO PRORROGA INSCRIÇÕES

A Escola de Aplicação profª Ivonita Alves Guerra está prorrogando as
inscrições do processo seletivo para novos alunos, que vai agora até o
dia 04 de outubro. As vagas são para as turmas de 6ª Série do Ensino
Fundamental, e 2º e 3º anos do Ensino Médio, para o ano letivo 2014.

"Estamos proporcionando mais tempo para os pais e responsáveis
providenciarem as inscrições" - afirmou a profª Vânia de Mora Barbosa,
gestora da escola.

As inscrições são realizadas de segunda a sexta-feira, no horário das
8h às 12h, EXCLUSIVAMENTE, nas dependências da UPE campus Garanhuns,
situada na Rua Capitão Pedro Rodrigues, nº 105, Bairro São José,
Garanhuns – PE. A Taxa de inscrição é de R$ 50,00 (cinquenta reais) e
o pagamento será efetuado no ato da inscrição. A prova será aplicada
no dia 14 de novembro, às 14h, no prédio do curso de medicina da UPE
Garanhuns.

Estão sendo ofertadas 70 vagas para o 6º ano, seis para o 2º ano, e
cinco para o 3º ano, neste processo seletivo.

O diretor do MultiCampi da UPE Garanhuns, professor Clovis Gomes Jr.
faz o convite: "Ressaltamos que nossa Escola de Aplicação aparece
sempre bem nos índices de avaliação escolar. Por isto incentivamos
este processo seletivo, para oportunizar aos jovens que possam
ingressar e estudar conosco". - finaliza.

Foto: Prof. Clovis Gomes Jr. com alunos selecionados para o programa
Ganhe o Mundo



Para saber mais:
Direção da UPE Garanhuns - Prof. Clóvis Gomes S. Jr.
 (87) 9647-7722 81 9914 3177 ou 81 9488 40 92
Vice-direção - Prof. Dr. Fabio Rocha Formiga

VOX COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa
(87) 9988.0423