terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

DEIVINHO SANFONEIRO: HERANÇA CULTURAL PERNAMBUCANA

http://www.forroemvinil.com/cd-deivinho-sanfoneiro-canta-forro-com




DEIVINHO SANFONEIRO é, sem dúvida, uma das maiores e mais gratas revelações da musicalidade nordestina. Possui uma personalidade marcante e um 
jeito poético de demonstrar suas canções e interpretações musicais. Sempre se 
destaca pela habilidade e técnica atreladas a uma humildade sertaneja que faz 
dele um artista grandioso em suas apresentações artísticas e em suas relações 
sociais.
Gonzaguiano, advindo de uma família de músicos da mata norte de Pernambuco (Terezinha do Acordeom, Lula e Paulinho do Acordeon, só pra citar alguns), bebeu na fonte dos grandes artistas populares, bandas de pífanos, cavalo marinho, cantadores, violeiros, instrumentistas em geral, além de ter sido aluno do mestre Camarão, conhecido por sua desenvoltura e experiência na arte de tocar e ensinar o que toca. Trata-se, seguramente, de um talento nato, refinado pelo convívio, desde o seu nascimento, com aqueles que fazem e são a expressão da cultura nacional.
O instrumentista, Deivinho, é, de fato, um estudioso e incentivador da cultura e ritmos nordestinos, cito: xote, xaxado, baião, forró, marchinhas, arrasta pés, samba matuto e coco. Mas, também, destaca-se em excelentes composições, cujo conteúdo é de inegável bom gosto num perfeito casamento entre a singeleza e a profundidade dos temas que aborda. Considera-se um artista popular, do povo e advindo do povo e que, sobretudo, canta para o povo e, por isso, busca também o retrato do cotidiano, em suas composições, e as boas coisas da vida e do viver, como o amor.
Para o Mestre Camarão, ele é uma das maiores referências da sua Escola e a garantia da continuidade das tradições das raízes nordestinas. Mais do que um grande artista é um artista que entende e vive o que faz de forma intensa e nobre, como deve ser a essência de todo aquele que vive da arte, para e pela arte. Não é à toa que Deivinho leciona acordeom em Recife, Região Metropolitana e interior do Estado, fazendo ressonar os acordes característicos de um som que é tão nosso e, ao mesmo tempo, ultrapassa fronteiras.
Deivinho já teve a honra de subir aos palcos ao lado de artistas como Santanna “O Cantador”, Elba Ramalho, Dominguinhos, Alceu Valença, dentre tantos outros.
Assim, a trajetória deste jovem músico está apenas começando, pois são “apenas” doze anos de dedicação à música. Todavia, seu caminhar já traz o brilho e hombridade de poucos, garantindo um futuro ainda mais promissor, com apresentações que alegram, engrandecem a alma e a cultura de nosso povo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.