terça-feira, 22 de julho de 2014

UMA LIÇÃO DE CIDADE - OCUPEESTELITA


NESTE fESTIVAL DE INVERNOS cantores, artistas de todos os segmentos estão fazendo o seu melhor. Artistas se apresentam e a população agradece. Simples assim...Mas uma coisa nos chama a atenção: Os artistas, citaremos alguns como Tibério Azul, Otto e Nação Zumbi, trouxeram ao público, além de excelentes shows, sons e poesia,  a bandeira do movimento OCUPEESTELITA, que repercute fervorosamente nos cantos do país.
O grupo Nação Zumbi mostrou faixas com o protesto que não é apenas simbólico. É humano, é real e que vem sido tratado de maneira leviana por que de fato tem o poder para mudar algumas coisas.
Integrados ao OCUPEESTELITA, estamos enviando axé, força e luz aos jovens que ali acampam e que fazem desta reivindicação, o estandarte de uma nova geração comprometida, questionando, participando e construindo a história deste estado tão lindo, tão progressista.

O que é OCUPEESTELITA

É um movimento em prol do cais josé estelita, ameaçado pelo projeto entitulado ‘novo Recife’ do consórcio formado pelas construtoras moura dubeux, queiroz galvão, gl empreendimentos e ara empreendimentos que compraram o terreno da rffsa em leilão no ano de 2008. o projeto está em fase de análise na prefeitura do Recife, onde não se vê posicionamento firme. qualquer intervenção na área foi suspensa por determinação do ministério público enquanto os órgãos de preservação responsáveis (iphan e fundarpe) não se manifestarem oficialmente e, caso essas instâncias sejam ultrapassadas, serão exigidos tanto pelo ministério público quanto pela população os relatórios de impacto ambiental e de vizinhança no processo de licenciamento, que ainda pode impedir a obra.
o gabarito violentamente desproporcional à massa edificada do bairro de são josé e incompatível com a paisagem de um Recife horizontal, que se deu avançando metro a metro sobre as águas; o excessivo adensamento e suas consequencias; o exclusivismo em relação ao setor social a que se destina o programa do empreendimento e o abrupto corte social que ele provoca no bairro, assim como a eleição de uma frente para o projeto na direção do pina e de boa viagem, tratando o bairro como os fundos são alguns elementos concretos que apontamos, dentro da indignação que o Novo Recife nos provoca de uma forma mais ampla, porque agride profundamente nossa idéia de cidade.
a proposta do #ocupeestelita é chamar a atenção para a área e principalmente reforçar que existem muitas possibilidades de ativá-la; "que a proposta da moura dubeux e queiroz galvão não é a única maneira de integrá-la à cidade, ao contrário, é uma das piores, justamente porque a conecta com uma face da cidade que não reflete sua diversidade, que não enfrenta seus problemas e que não respeita sua identidade e sua história."Movimento ocupeestelita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.