O prefeito Izaías Régis chegou em Brasília, na
noite desta segunda-feira (04). Hoje pela manhã, o gestor seguiu com reuniões
em gabinetes parlamentares.
Desde que assumiu em janeiro de 2013, o
prefeito Izaías Régis busca manter uma pauta regular de viagens a Brasília
(DF). Nestas viagens o prefeito visita gabinetes parlamentares, ministérios e
acompanha de perto os contratos de repasse e convênios do Governo Federal com o
município, bem como busca novas possibilidades de angariar recursos para
Garanhuns.
A viagem desta semana, particularmente, tem um
significado especial para Garanhuns e para o Agreste Meridional. O prefeito
deve se encontrar amanhã (06) com o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio
Passos e com o Gestor do DNIT(Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes), acompanhado de dois senadores pernambucanos, Douglas Cintra(PTB)
e Humberto Costa(PT) para tratar sobre a duplicação da BR-423. O foco da
conversa é na publicação do Edital de Concorrência e na pré-aprovação de uma
proposta de alteração do traçado de acesso da BR-423, ao ambiente urbano de
Garanhuns.
A proposta de novo traçado, trabalho elaborado
pela Secretaria de Planejamento de Garanhuns, traz rebatimentos de grandes
impactos para a cidade. Estes impactos podem ser positivos se adotado o trajeto
alternativo por fora da área urbana e, definitivamente negativos, se a obra for
realizada pelo mesmo trajeto da atual BR-423, ou seja, por dentro da Cidade.
“De tão evidentes os benefícios da adoção do
modelo que privilegia o traçado por fora da Cidade, somado aos fatos revelados
pela força da vontade e da argumentação do Prefeito Izaías, pelas manifestações
de apoio das Entidades representativas da sociedade civil de Garanhuns e,
ainda, das vantagens de natureza construtivas, financeiras e de tempo de
execução da obra, não se pode esperar, por uma simples questão de bom senso,
que a proposta sofra qualquer restrição”, explicou o Secretário de Planejamento
de Garanhuns, Fernando Nunes.
As vantagens do novo traçado, passando pelo
espaço conhecido como “Papa Terras”, alcançando a BR-424, a três quilômetros do
“Giradouro do Magano”, podem ser resumidas como a seguir:
*Reduz a distância do trajeto em 1,1, km;
*Reduz o investimento, em valores atualizados,
em algo em torno de R$12 milhões, sobretudo pelo custo das desapropriações;
*Mesmo reduzindo o investimento ainda duplica 3 Km de outra Rodovia, a
BR-424;
*Abrevia o tempo de execução em mais de dois
anos;
*Evita um odioso “apartheid” entre duas
importantes partes da Cidade;
*Eliminam, em grande medida, os incômodos
causados pela presença de uma rodovia de longo curso no perímetro urbano. Esses
incômodos são sentidos diariamente, por exemplo, a quem precisa acessar a
UPA-E;
*Minimiza problemas com inúmeras atividades
econômicas existentes na área de construção.
“Nós estamos confiantes de que esse novo
traçado seja adotado pelo DNIT, bem como que o Departamento possa anunciar o
início dessa obra tão representativa para Garanhuns e todo o Agreste
Meridional. Portanto a nossa expectativa é que durante esse encontro tenhamos
essas duas metas alcançadas: a licitação da obra e a adoção do novo traçado,
para o bem de Garanhuns”, pontuou o Prefeito Izaías Régis.
Texto: Jornalista Jacqueline Menezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.