Durante a tarde deste domingo(14) profissionais das áreas de educação, serviço social, terapêutas,
psicologia, psicanálise e artistas se reuniram na GRE-AM para
participar do seminário da Pedagogia Sistémica ministrado pelo renomado
Tarso Firase, filosofo, terapêuta, músico e escritor - presidente da
Associação Brasileira de Constelações Sistémicas e autor de vários
livros sobre a ciência sistêmica.
Durante
o primeiro momento assuntos relevantes ao corpo, a descoberta de seu
lugar no mundo que vive dividido em 3 categorias: Alfa, Beta e Gama.
Depois a família e professores como partes integrantes à formação humana.
No
início e final do encontro a leitura da música e a dança se fez
presente em circulos e correntes de boas vibrações e conhecimento da
leitura do corpo.
No
próximo mes de novembro a equipe do Professor Tarso Firace volta a
Garanhuns para ministrar um curso dentro do conceito abordado. O mesmo
será realizado em 6 módulos mensais com certificado e grande
contribuição na mudança da compreensão do ser humano em sua caminhada
desde sua formação a partir de que o ser perfeito não precisa nascer e
se nasceu foi por ser herói e escolher sua legitimidade, encontro e
desencontros, em data e valor ainda não confirmados.
Pedagogia Sistêmica o que é:
A Pedagogia Sistémica é um novo paradigma educativo
que implica modificações profundas na forma de pensar a educação e nas atitudes
em relação aos intervenientes no processo educativo: famílias, alunos e
docentes. Como metodologia, serve todos os elementos da comunidade escolar
orientado-os para êxito, mesmo em situações de grande dificuldade. Inclui a aceitação
da família de cada elemento e isso contribui para uma melhor integração no
sistema escolar.
Se percebermos que muitas das intervenções criadas
para solucionar problemas na relação escola-aluno-família falham devido ao
desconhecimento das leis inconscientes que governam o grupo familiar, podemos
tomar consciência delas e utilizá-las para melhorar a prestação do professor, o
rendimento do aluno, as relações professor-aluno e entre pares, e,
consequentemente, o sucesso educativo.
A Pedagogia Sistémica mostra que, para que o processo
de aprendizagem flua eficazmente, é preciso respeitar as origens e contextos de
cada elemento/aluno, ou seja, ter consciência de que cada aluno vem de um
contexto específico, fundamental para o seu desenvolvimento, e é preciso estar
disponível afectivamente, ter como valores o agradecimento e a admiração, pela
vida, pelos pais, pela aprendizagem...
Assim pode ser aplicada em situações de desintegração,
de dificuldades de aprendizagem, de problemas comportamentais, afectivos,
conflitos e quaisquer problemáticas que surjam na sistema escolar directa ou
indirectamente.
LIVRO "DEPOIS DA ÙLTIMA CURVA DO RIO, O COMEÇO: ADULTECER"
"TERAPÊUTICA IMENSA VIDA"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.