segunda-feira, 13 de outubro de 2014

JUPI ESTÁ EM FESTA; DESDE O DIA 10, SEGUINDO ATÉ 19 DE OUTUBRO ACONTECE A FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

             Evento vai de 10 até 19 de Outubro e tem a realização da Prefeitura Municipal

Jupi está em festa. Município do Agreste de Pernambuco, distante 26 quilômetros de Garanhuns, realiza desde sexta-feira (10), evento festivo em razão de sua Santa Padroeira, Nossa Senhora do Rosário. O evento segue até o dia 19 e conta com diversos nomes regionais, estaduais e nacionais. 

Edson Lima, Musa Calypso e Forró dos Plays estarão no evento, além do Forró da Verdade, Samba Livre e Giovanna Alanys que também marcarão presença. Os shows acontecerão na Avenida Napoleão Teixeira Lima, com início sempre às 22h e serão nos dias 17 e 18.

JUPI E SUA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA:

Um tipo de espinho, chamado pelos nativos de yupi, que significa espinho agudo, deu origem ao nome do município. Jupi como povoado pertenceu a Brejo da Madre de Deus, na categoria de Distrito; passou a pertencer ao município de São Bento do Una; depois ao município de Canhotinho;a seguir, ao município de Palmeirinae, por último, ao município de Angelim.

Por projeto do então deputado João Calado Borba, foi apresentada à assembleia estadual a proposta de emancipação de Jupi do município de Angelim. A proposta foi aprovada pela Lei nº 3331 de dezembro de 1958.

Da redação Sináculo
Texto: Gidi Santos
Edição Texto: Selma Melo
Pesquisa: Enciclopédia Wikipédia
Imagem: Comércio de Garanhuns / Reprodução
          Vídeo: Youtube / Forró dos plays




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.