quinta-feira, 9 de outubro de 2014

MAIS DE 350 ANIMAIS FORAM VACINADOS NO MULTIRÃO DE SAÚDE NO MANOEL CHÉU


Um mutirão de saúde, incluindo adoção de animais e ações de prevenção e controle de doenças, marcou a manhã de hoje (09), na comunidade Manoel Chéu. A ação foi realizada na rua Oscar Francisco, durante toda a manhã. Na ocasião, 367 animais foram vacinados, três animais adotados e 15 consultados. O objetivo do evento foi promover a saúde no bairro, por meio de atividades informativas e interativas voltadas para adultos e crianças da comunidade.

A ação de hoje está incluída no programa “Centro de Controle de Zoonoses nos Bairros”, que é realizado a mais de três anos. Dentro dessa temática são promovidas, nas instituições dos bairros, durante cerca de duas semanas, atividades de prevenção e orientação sobre o mosquito da dengue e o respeito aos animais. Na comunidade Manoel Chéu, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vem trabalhando desde o dia 22 de setembro na Escola Municipal Silvino Almeida de Oliveira, na Creche Maçônica Marta de Abreu Cavalcanti e na Associação das Mulheres Unidas de Garanhuns.



O coordenador da Escola Municipal Silvino Almeida, Iakson Vilela, falou sobre o acompanhamento do CCZ na instituição. “Monitorados pela Secretaria de Saúde, nós temos trabalhado em sala de aula assuntos sobre o controle da dengue e o respeito aos animais”, disse. Ainda segundo o coordenador, o importante na realização dessas atividades é perceber que as crianças são os agentes multiplicadores, iniciando a propagação do movimento na própria família. Ainda hoje, os alunos das instituições fizeram uma caminhada pelas principais ruas da comunidade, expondo os trabalhos realizados em sala de aula.

Durante essa manhã, toda estrutura física de endemias do CCZ foi montada na comunidade. O diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Kleber Fernandes, falou que estava bastante feliz com a realização e a mobilização que conseguiram. “Uma sociedade desenvolvida é aquela que trata bem seus animais, todos estão participando”, completou.

Fonte: Secom-PMG
Texto: Ruthe Santana
Imagem: Ruthe Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.