domingo, 8 de março de 2015

DIA DE GARANHUNS E DIA DA MULHER: UMA FESTA DE VIDA E GRANDEZA

                     
            Dando início às comemorações que celebram os 204 anos da bela cidade de Garanhuns, ontem, sábado (07), duas grandes palestras e homenagem às mulheres tiveram como palco  a plenária Vereador Álvaro Brasileiro Vila Nova, na Câmara de Vereadores de Garanhuns. 

                   A secretária da mulher do município, Eliane Simões, foi quem deu início ao uso da palavra na sessão, e muito elegante fez sua homenagem ao Dia Internacional da Mulher, falando com maestria acerca da discriminação que ainda existe contra o sexo feminino na sociedade contemporânea e reforçando o quão é importante que haja a inserção da mesma de maneira igualitária. Se disse não feminista e com muita sabedoria comentou  "Não vou desejar parabéns a nenhuma mulher, desejo apenas que tenham força e coragem, é disso que precisamos", finalizou a secretária e autarquia municipal em prol do desenvolvimento educacional e de gênero na região.

        Dando continuidade à sessão, o prof. Msc. José Carlos de Souza, da Universidade de Pernambuco (UPE), abordou a criação do município de Garanhuns, geograficamente, quando trouxe um trecho de Silvino Guilherme que pôde traduzir seu pensamento: "Garanhuns... É uma parte da Europa tirada do Velho Mundo, e colocado em uma região da província de Pernambuco”. Explicou as perdas do município nesses 204 anos e que ele é mais antigo do que essa data , de fato.

                 O secretário de Articulações Políticas e Governo, Wanderley Lopes, esteve compondo o dispositivo de honra representando o prefeito Izaías Régis. Poeticamente, recitou trechos da música de Erasmo Carlos que aliada a sua beleza e simpatia,  encantou o público feminino. Disse ainda que Garanhuns é uma jovem noiva, parafraseando Izaías Régis, e que cabe a cada um de nós a fazer mais bela. Citou, com muita doçura e firmeza, do que precisa ser feito em relação às drogas que também ceifa lares e abate mulheres.

             Gil PM falo de suas reivindicações como o Hospital da Mulher e uma clinica de reconstituição mamaria. Falou de sua tristeza ao ver o plenário quase vazio e a falta das mulheres nessa homenagem tão singular.

             Audálio como sempre, atencioso e educado, fez referência para as mulheres que ministraram educação e política nessa terrinha, bem como a luta de cada uma pelo sem celebração ao seu dia.

          Alcindo falou com propriedade de todas as lutas e mulheres bravas guerreiras e heroínas de uma sociedade machista.

              Gersinho Filho, que se apresenta como um excelente gestor da Casa do Povo, encerrou a elegante solenidade agradecendo e celebrando a vida.

             Na Câmara, os representantes do povo Audáilio. Alcindo, Gersinho Filho, Silvio Sabino, Carla, Luzia, Nelma, Gil e Aroldo se fizeram presentes.

           Um lauto coquetel encerrou o início das comemorações alusivas ao Dia de Garanhuns e Dia da Mulher.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.