sábado, 7 de março de 2015

GARANHUNS TERÁ PRIMEIRA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE BÁSICA DA FAMÍLIA DO BRASIL

                             
 O município de Garanhuns terá a primeira residência, do Brasil, multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade com ênfase na Atenção à Saúde da população do campo. A discussão sobre a realização dessa residência foi realizada na manhã desta sexta-feira (05), no gabinete do Palácio Celso Galvão, na sede do Poder Executivo. Ampliar e fortalecer a parceria entre o Governo Municipal e a Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Garanhuns foi a pauta da reunião.

O município de Garanhuns irá dispor de profissionais da saúde em dez especialidades distintas, como enfermagem, odontologia, fisioterapia, entre outros, que irão atuar nas comunidades quilombolas, por meio de processo seletivo que será realizado pela UPE. A coordenadora da residência multiprofissional, Wanessa Gomes, fala sobre os benefícios para os alunos. “Essa residência irá ser de grande qualificação, pois esses profissionais serão levados para as áreas rurais do município, que de certa forma tem mais dificuldade de acesso às unidades de saúde”, comenta.

Ainda de acordo com a coordenadora, Garanhuns está servindo como vitrine para vários estados, uma vez que irá facilitar o acesso da população rural aos serviços de saúde. O secretário de Saúde, Arlindo Ramalho, fala sobre como essa residência irá favorecer os garanhuenses. “Possibilitando essa residência aqui em Garanhuns, iremos reduzir a insatisfação com a saúde, que é um problema nacional. Isso configura mais um avanço para nosso município”, afirma.

Na ocasião, também, foi articulado a possibilidade de um internato para o curso de medicina em Garanhuns e foi iniciada a discussão sobre uma residência em família e comunidade.

Texto: Ruthe Santana
Fotos: Luanny Porto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.