sexta-feira, 8 de maio de 2015

É DISCUTIDO EM GARANHUNS PROJETO SOBRE EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS.

        

                Discutir a possibilidade de implantação do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) nas instituições da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns foi o motivo da reunião realizada na manhã de ontem (07), na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo da oficina, que existe há mais de 10 anos, é disseminar a cultura empreendedora e estimular comportamentos empreendedores entre jovens e crianças, que estejam cursando o Ensino Fundamental.

                A iniciativa visa abordar questões sobre empreendedorismo de forma transversal nas escolas. Na oficina, os estudantes aprendem sobre comportamento empreendedor, plano de negócios, cultura da cooperação, cultura da inovação, ecoturismo e desenvolvimento sustentável. Os estudantes também passam por simulação de criação de empresas, para conhecerem de forma mais aprofundada essa realidade, entre outras atividades. O JEEP tem o objetivo de incentivar as crianças e jovens, do 1° ao 9° ano, a terem uma prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.

                 O curso, que iniciou no Sebrae/SP e que hoje é aplicado em todo o Brasil, tem como público-alvo os professores. Inicialmente o corpo docente passa por uma capacitação, e a partir disso se tornam em agentes indutores da transformação, para incentivar a quebra de paradigmas e o desenvolvimento das habilidades e atitudes empreendedoras em seus alunos. A secretária de Educação de Garanhuns, Janecélia Marins, fala sobre seu interesse na aplicação desse projeto nas escolas do município. “Uma oficina como essa irá viabilizar aos nossos alunos, não somente tornarem-se empreendedores para empresas, mas empreender para a vida. Isso fará com que eles sejam protagonistas de sua própria história. É algo muito produtivo, e vamos pensar na possibilidade dessa implantação aqui em Garanhuns”, comenta. O trabalho dos professores é acompanhado e avaliado, periodicamente, por consultores do Sebrae.

              Estiveram presentes na reunião o secretário de Articulações Políticas e Governo, Wanderley Lopes, a secretária de Educação, Janecélia Marins, a presidente da Autarquia Municipal de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), Giane Lira, a coordenadora do curso de Administração da Faga/Aesga, Isaura Matos, a diretora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Priscila Belens, a analista do Sebrae e gestora do programa “Educação Empreendedora” e o gerente do Sebrae/Garanhuns, Moshe Dayan.

(Fonte: Secom/PMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.