Falta menos de um mês para o IV Festival Internacional da Sanfona, que acontece entre os dias 13 e 16 de julho, e mais um item deve ser somado à lista de atrações do evento. Os instrumentistas Chico Chagas e Nelson Faria estarão no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro – BA, na quarta (14) e quinta-feira (15), das 14h às 17h, para um workshop de harmonia e acompanhamento e outro de improvisação musical, para iniciantes e quem deseja aprimorar mais sua técnica no instrumento. Um trabalho inédito no Brasil.
As inscrições serão feitas gratuitamente no site (www.festivaldasanfona.com.br), até o dia 12 de julho, com um limite de 40 vagas. Chico Chagas, um dos mais respeitados instrumentistas do país, vai falar sobre a função do acordeom e do acordeonista em um grupo, a harmonia, os registros e combinações de vozes ao manuseio do fole. Já o compositor e arranjador Nelson Faria, também considerado um dos mais expressivos músicos brasileiros (com oito livros publicados em países como Estados Unidos, Japão e Itália), divide com Chico Chagas ensinamentos sobre técnicas de improvisação, centros tonais maiores e menores, escalas, acordes e desenvolvimento do fraseado. A dupla promete um passeio pelo cancioneiro popular, do jazz ao forró.
Outras atrações também devem chamar a atenção das 50 mil pessoas esperadas nos quatro dias do evento. Na programação do festival, constam concertos, exposição, Jam Sanfona Session e oficinas. Na quinta-feira (14) o público poderá conferir a partir das 20h, no Centro de Cultura João Gilberto, o show com o Quinteto Sanfônico da Bahia, Renato Borghetti e a instrumentista australiana Cathie Travers. Na sexta-feira, também às 20h, o mesmo espaço recebe as atrações nacionais Oswaldinho, Mestrinho e o instrumentista americano Murl Sanders. Os shows são gratuitos, limitados à capacidade do teatro e com 5% da lotação destinada a portadores de necessidades especiais, idosos, gestantes e crianças de colo.
Fagner
E no sábado (16), o curador e diretor artístico do evento, Targino Gondim abre o show de encerramento na companhia de vários sanfoneiros da terra e das atrações nacionais, Edglei Miguel e Chico Chagas, além de Murl Sanders e Cathie Travers. O cantor e compositor, Fagner fecha a noite fazendo uma bela homenagem à sanfona. O grande encontro acontece a partir das 19h, num palco especial montado às margens do rio São Francisco (Orla Nova de Juazeiro – BA).
O IV Festival Internacional da Sanfona é uma realização da Toca pra Nós Dois e Conspiradoria Projetos e Produções com o patrocínio do BNDES e Ministério da Cultura (Minc), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro – BA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.