terça-feira, 19 de julho de 2016

DOM FERNANDO GUIMARÃES CELEBRARÁ PÁSCOA DOS MILITARES EM GARANHUNS

             No próximo dia 22 de julho, Dom Fernando Guimarães, Arcebispo Militar do Brasil, presidirá a celebração da missa alusiva à tradicional Páscoa dos Militares em Garanhuns. A cerimônia acontecerá às 10h, na Catedral de Garanhuns (Matriz de Santo Antônio) e contará com a presença de representações do Exército Brasileiro, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, além de autoridades, personalidades e imprensa  da cidade de Garanhuns. 

                No mesmo dia e horário será realizado um Culto Evangélico, na 4ª Igreja Presbiteriana de Garanhuns, e uma Palestra Espírita no Auditório do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz).

              O Comandante do 71º BI Mtz, Tenente Coronel Luiz Duarte de Figueiredo Neto, convida toda a sociedade para prestigiar os eventos, bem como a comunidade católica para dar as boas-vindas ao ex-bispo Diocesano de Garanhuns, Dom Fernando Guimarães.

Serviço:
Evento: Páscoa dos Militares
Dia: 22 de julho (sexta-feira)

Horário:10h
Locais: Missa Católica - Catedral de Santo Antônio 

Culto Evangélico - 4ª Igreja Presbiteriana
Palestra Espírita - Auditório do 71º BI Mtz

JOVEM GARANHUENSE ESTÁ DESAPARECIDO

          

          Desapareceu desde a madrugada de domingo (17) o jovem Arnaldo Alves Da Silva, a família está desesperada Á procura do mesmo. se alguém tiver alguma informação entre em contato com César 99913-7420,  Cláudio 99950-9575 Roberto 99941-9257, ou para a polícia no 190.

TRE PE RECEBE DENUNCIAS DE PROPAGANDAS ELEITORAIS ANTECIPADAS

                   
  O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco(TRE-PE) divulgou, nesta segunda-feira (18), que vai receber denúncias de propaganda eleitoral antecipada pela internet. A veiculação de campanhas só é permitida a partir do dia 16 de agosto deste ano, seguindo a Lei número 9.504/1997.

               As denúncias podem ser encaminhadas para o TRE através do e-mail propaganda@tre-pe.jus.br, que depois é redirecionado para as zonas responsáveis pelo local onde está sendo feita a veiculação irregular. A violação da lei pode render multa de R$ 5 mil a R$ 25 mil para o responsável pela divulgação e também para o beneficiário, caso seja comprovado o conhecimento prévio.

              A Justiça Eleitoral ressalta que, desde que não envolvam pedido explícito de voto, não confirmam propaganda antecipada a menção à pretensa candidatura, a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos e os seguintes atos, que podem ter cobertura dos meios de comunicação. Dúvidas sobre legislação podem ser tirada através da página do TRE-PE.!!!

VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO CREDENCIADOS PARA TRABALHAR DURANTE O FIG 2016



BLOGS, SITES E PORTAIS


BLOG AGRESTE DIGITAL

BLOG ANDRÉ COSTA

BLOG ARISTON BRITO

BLOG ATIVO

BLOG CHUMBO GROSSO

BLOG DE IGOR MACIEL

BLOG DO CISNEIROS

BLOG DO EDUARDO PEIXOTO

BLOG DO GIDI SANTOS

BLOG DO JACKSON FITIPALDI

BLOG DO RONALDO CÉSAR

BLOG DO TIAGO VALENÇA

BLOG FALANDO FRANCAMENTE

BLOG JORNAL SINÁCULO

BLOG KITTY TOTAL

BLOG ONDE O NORDESTE GAROA

BLOG SAULLO PAES

BLOG TV NOTÍCIAS POPULARES

BLOG V&C ARTIGOS E NOTÍCIAS

BLOG V&C GARANHUNS

PORTAL AGENDA ALAGOAS

PORTAL AGRESTE VIOLENTO

PORTAL G1 CARUARU E REGIÃO

PORTAL MAIS PB

PORTAL PE10

PORTAL TRACKLIST

PORTAL TRENDS

SITE GARANHUNS EVENTOS

SITE SEGUE O SOM


JORNAIS IMPRESSOS E REVISTAS

DIÁRIO DE PERNAMBUCO

FOLHA DE PERNAMBUCO

JORNAL CRER EM PERNAMBUCO

JORNAL DAC GARANHUNS

JORNAL DO COMMERCIO

JORNAL GAZETA DE GARANHUNS

JORNAL O COLUMINHO

JORNAL O MONITOR

REVISTA CENARIUM

REVISTA CLASSE A

REVISTA MOVIMENTTO

REVISTA MUITO MAIS

REVISTA POLLO FASHION

RÁDIOS

ARLETE SANTOS

IMPRIMA FM ARAPIRACA

RÁDIO 87 FM

RÁDIO ASAS FM

RÁDIO BREJÃO FM

RÁDIO DIMENSÃO FM

RÁDIO EDUCATIVA FM

RÁDIO FM SETE COLINAS

RÁDIO JORNAL

RÁDIO JORNAL CARUARU

RÁDIO MARANO FM

RÁDIO MERIDIONAL

RÁDIO PE NO OUVIDO

RÁDIO SALOÁ FM

REDE LIVRE BRASIL


TV's 

INFO TV WEB

TV ASA BRANCA

TV DA REDE

TV JORNAL CARUARU

TV NOVA

TV NOVA NORDESTE / CULTURA

TV SALOÁ WEB

FOTÓGRAFOS INDEPENDENTES

FH STÚDIOS

FUTURA PRESS

STÚDIO C

TREE FOTOGRAFIA 

segunda-feira, 18 de julho de 2016

JORNALISMO INTERNACIONAL EM LUTO: MORRE ELIAKIM ARAÚJO




         O   jornalista Eliakim Araújo morreu aos 75 anos neste domingo (17). Ele estava internado em um hospital de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, para o tratamento de um câncer no pâncreas. A doença foi diagnosticada há cerca de um mês e o jornalista chegou a se submeter a um tratamento de quimioterapia, mas não resistiu.

             

 Natural de Guaxupé, Minas Gerais, Eliakim Araújo ingressou no jornalismo aos 20 anos pelo rádio quando ainda era estudante de direito.  Foi na Rádio Continental que anunciou a renúncia de Jânio Quadros à presidência, em 1961. Passou então quase duas décadas na Rádio Jornal do Brasil.

            Começou na televisão em 1983, quando se uniu à equipe de jornalismo da Rede Globo. Na emissora, ele conheceu a mulher, a também jornalista Leila Cordeiro. Eliakim assumiu a bancada do Jornal da Globo em 1983. Em 1986, os dois passaram a apresentar juntos o telejornal, formando o primeiro casal de apresentadores da televisão brasileira. Na Globo, Eliakim também fez reportagens, apresentou o programa Globo Repórter, comandou a cobertura dos desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro e cobriu a eleição de Tancredo Neves. 

          Juntos, Eliakim e Leila seguiram para a extinta Rede Manchete em 1989. Eles ancoraram o principal jornal da emissora. Em 1992, em São Paulo, também com mulher, Eliakim apresentou telejornais do SBT como o Aqui Agora e o Jornal do SBT.

          O casal se mudou para os Estados Unidos em 1997 para atuar como âncoras do canal CBS Telenotícias, em português. O projeto durou 3 anos e os jornalistas decidiram continuar morando no país. Por três anos, o jornalista apresentou o Câmera Record News, na Rede Record. Atualmente, Eliakim Araújo morava em Fort Lauderdale com a família e trabalhava com jornalismo online. Recentemente, ele e Leila Cordeiro apresentavam juntos o programa Conexão América, exibido pela internet.

Seu corpo será cremado nos EUA, disse sua esposa.

GARANHUNS RECEBERÁ NÚCLEO DA UBE

 

                   O presidente da União Brasileira de Escritores (UBE-PE), Alexandre Santos,  e o escritor José Renato Siqueira, definiram que o núcleo municipal da UBE em Garanhuns, indicará escritores para FLIPO 2016 - Feira Literária Internacional do Ipojuca, que acontece na Praia de Porto de Galinhas, no início de setembro.

              Alexandre Santos e José Renato definiram também detalhes da instalação do Núcleo da UBE em Garanhuns, cuja solenidade de criação e posse da primeira diretoria está programada para o dia 06 de agosto, quando terá início um trabalho de prospecção de escritores na região para os quadros da instituição.

           A União Brasileira de Escritores (UBE-PE), entidade que congrega escritores de todos os  estilos no Estado de Pernambuco, foi fundada em 17 de janeiro de 1978, em memorável campanha liderada pelo escritor Paulo Cavalcanti, seu primeiro presidente. Funciona atualmente na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife e já teve como presidente o escritor Vital Correa de Araújo.

FESTIVAL ROCK IN PORTO MOVIMENTARÁ A PRAÇA DAS ESCULTURAS

             

            Na 6ª feira passada, dia 15 de julho de 2016, em encontro na praia de Piedade, no município de Jaboatão dos Guararapes, o escritor Alexandre Santos e o produtor musical Fernando Rabello definiram o formato do festival Rock in Porto, que, em apresentação no âmbito do FestFLIPO, movimentará a praça das Esculturas, no centro da vila de Porto de Galinhas, entre as 18h00 e 22h00, da 6ª feira, dia 02 de setembro de 2016..

OPOSIÇÃO EM GARANHUNS SEGUE COM QUATRO PRÉ-CANDIDATOS

           

   A oposição politica de Garanhuns vive seu "inferno astral. O PSB, partido do governo do estado, parece não ter um meio termo e vários nomes já correu a boca miúda como Dr. Nivaldo, que desistiu logo no início; Mario Faustino, Edival, Ivo Júnior, Rosa Quidute, Bartolomeu Quidute e Júlio César Sampaio. O PP surgiu com muita propriedade e trouxe à cena o nome de Givaldo Calado, ex vereador, advogado, empresário e estudioso da politica local. Entretanto, pregava uma unidade que... 

   
          O PSDB, liderado por Ivan Júnior apresentou o nome do próprio , como majoritário, como vice e desfilou tentando a formação de um "chapão", mas também não fluiu. O PPS, com o vereador Sivaldo Albino foi, de todos os nomes apresentados , de longe, o mais aceito e, pelo motivo discutido e já envelhecido, (unidade), deixou o espaço para outro colega que até então, são quatro os pré-candidatos definidos e que devem homologar o nome em convenção para efetivamente participar da disputa eleitoral. 

        Os pré candidatos são os seguintes: Joacir Laurindo(REDE), ex-vereador e conhecedor das mazelas politicas; Claudomira Andrade (DEM), advogada e defensora da luta contra a Violência às Mulheres;  Walter Couto(PRP), engenheiro e ex-gerente da CELPE; Paulo Camelo (PCB), engenheiro e ativista comunista que já definiu seu vicê : o jovem Átila. Ao que nos parece, o PCB é o partido mais definido até então. Sua Convenção ocorrerá no sábado, dia 30, a partir das 14h, em local ainda a ser definido e tem em sua
composição pré- candidatos a vereador: 1. Andyra, técnico em serviço de som; 2. Cecílio, pedreiro; 3. Chris, comunicadora e locutora de rádio; 4. Edilson, mototaxista; 5. Tarcísio, líder estudantil; 6. Geraldo, guarda municipal aposentado; 7. Iale, desenhista; 8. Jane Bezerra, estudante; 10. José Lourenço, o Tena, trabalhador autônomo; 11. Rude Barros, cantor e compositor; 12. Ubiraci, pedreiro

CONFIRMADA A MORTE DA BRASILEIRA ELIZABETH< EM ATENTADO NA FRANÇA



           A brasileira Elizabeth Cristina de Assis Ribeiro, 30, que estava desaparecida desde o dia do atentado que deixou 84 mortos em Nice, na França, teve a morte confirmada pelo Itamaraty na noite deste domingo (17).

            Autoridades francesas confirmaram a morte depois de um exame de DNA e repassaram a informação ao consulado brasileiro.

         Segundo o Itamaraty, dois funcionários do consulado brasileiro de Paris irão a Nice prestar assistência à família de Elizabeth. A mãe de Elizabeth, Inês Gyger, viajou da Suíça em busca da filha e reclamava de falta de informações.

          O presidente interino, Michel Temer, determinou neste domingo que o Ministério das Relações Exteriores redobre os “esforços para dar total assistência aos brasileiros atingidos pelo atentado na cidade francesa de Nice”.

          A filha mais velha de Elizabeth, chamada Kayla, 6, morreu em consequência dos ferimentos sofridos ao ser atropelada pelo caminhão dirigido pelo tunisiano Mohamed Lahouaiej Bouhlel.

            As duas filhas mais novas, Djulia, 4, e Kimea, de 7 meses, foram salvas pelo pai, o suíço Sylvan Solioz. Os três, chocados com a situação, continuam internados no hospital pediátrico da Fundação Lenval, onde Kayla faleceu.

          A família suíço-brasileira tem contado com o apoio do Consulado da Suíça, já que Elizabeth tem dupla nacionalidade.

       Elizabeth, o marido e as três crianças haviam chegado a Nice no sábado anterior à tragédia. Alugaram um apartamento perto da praia para passar um mês de férias de verão.

      “Ela sempre fez questão de organizar as férias com as filhas, dizia que depois elas cresceriam e iriam embora, que era preciso aproveitar”, conta a avó.

        Inês se mudou de Olaria, na zona norte do Rio, para a Suíça há 26 anos, para trabalhar como babá.

26º FIG TRAZ UMA NOVA ATRAÇÃO: PATINAÇÃO NO GELO

                 

           A 26ª Edição do Festival de Inverno de Garanhuns - FIG  - Se apresenta com um grande leque de cultura e diversão  para todos os gostos, em seus palcos e pontos culturais.  Para os que curtem aventura e desejam sentir o frio do inverno congelante (com direito a ponta do nariz gelada) e sem precisar pegar um avião para uma longa viagem, a  Prefeitura Municipal investiu em uma nova opção de lazer. É o  Ring de Patinação no Gelo, que ficará próxima ao Colégio XV no final da Rua Dr. Jose Mariano em Heliópolis.

             Todos poderão  aproveitar essa modalidade e  a tendência para o Festival de Inverno de Garanhuns. Moradores da cidade e visitantes irão poder levar toda a família para se divertir com patinação no gelo que vem como a grande promessa de atração nessa edição.

3º SARGENTO FÁBIO FOI ASSASSINADO AS MARGENS DA BR 424

         
   

               O 3º sargento do 71º BI Mtz  José Fábio da Silva Araújo, 37 anos foi assassinado com um tiro em Garanhuns, neste domingo (17). A vítima foi atingida no ouvido. corpo foi encontrado as margens da BR-424, sentido Paranatama, por volta da 18h. 

               Segundo a polícia, o sargento estava sendo ameaçado, mas não havia dito por quem. O crime também pode ter sido latrocínio ( roubo seguido de morte) já que a arma da vítima foi levada.

        Em nota, o Batalhão informou que iniciou os procedimento para apurar a ocorrência e está prestando apoio aos familiares de José Fábio.

Laia a nota do 71º BI na íntegra.


"É com enorme pesar que o Comando do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º B I Mtz) comunica o falecimento, do 3º Sargento JOSÉ FÁBIO DA SILVA ARAÚJO, de 37 anos de idade, vítima de um suposto homicídio.

         O Batalhão foi informado do ocorrido pela Polícia Civil na madrugada do dia 18 de julho de 2016, por volta de 01h, que o 3º Sargento FÁBIO havia sido encontrado morto, por volta das 18h, do dia 17 de julho de 2016 (domingo), às margens da BR 423, no município de Garanhuns, com um ferimento no ouvido direito, supostamente provocado por disparo de arma de fogo.

       O Batalhão iniciou os procedimentos administrativos cabíveis a fim de apurar o ocorrido, bem como se solidariza com a perda do estimado militar e informa que está prestando todo o apoio necessário aos seus familiares."

LUIZ DUARTE DE FIGUEIREDO NETO - 

Tenente Coronel Comandante do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado.

AGRESTE EM ALERTA COMEMORA VISUALIZAÇÕES

                     
          O Blog AGRESTE EM ALERTA chegou à marca de 500 mil visualizações  de páginas em julho, 7 meses após ser lançado. Não parece ser muito e ao mesmo tempo é um grande sucesso pela quantidade de blogs mais diversificados que ai estão como se fosse um grande bolo fatiado e oferecido generosamente aos leitores. Graças aos que curtem, acompanham e acreditam no trabalho que os Blogs fazem, e mais ainda o AGRESTE EM ALERTA, informando sobre as novidades de produtos, serviços e noticias que são destaque no nosso país.

            Nós que fazemos o Blog Jornal Sináculo o parabenizamos e incentivamos a continuar esse trabalho bacana de divulgação do que tem de bom por ai , com uma  leitura leve e objetividade dos fatos. Em sua jornada cinte sempre com nossa parceria, compartilhamento e  curtida, pois são gestos de coração e, para nós, uma felicidade saber que contamos com essa fatia limpa e fermentada, de quem busca se superar cada dia mais com credibilidade, dedicação e imparcialidade.

Parabéns e muitas e muitas comemorações virão.

Selma Mello - jornalista(5427/PE e editora do blogjornalsinaculo.blogspot.com

sexta-feira, 15 de julho de 2016

LIV MORAES QUERIA SABER PORQUE NÃO ESTAVA NO PALCO DA PRAÇA QUE LEVAM O NOME DO PAI

         

                  Liv Moraes, filha garanhuense e grande mestre Dominguinhos,  interrompeu a cerimônia de apresentação do quadro que compõe os shows do fig,  quando seu nome foi citado pelo coordenador de artes da Fundarpe que apresentara seu nome como uma atração do 26º Fig, no Palco do Forró, "Marcelino quero saber  porque eu estou no palco do Forró e não fiquei na praça que tem o nome do meu pai,"disse. Como resposta, o coordenador prometeu explicar a Liv Moraes sua colocação no Palco do Forró e não no Palco principal. 
 


               Na realidade Liv queria cantar na praça e no palco que leva  o nome do seu pai, e ainda por cima em um evento de densidade internacional como o Festival de Inverno de Garanhuns. A atitude da moça gerou uma pequena polêmica entre internautas que não vê explicação para a atitude da cantora. 

26º FIG OPORTUNIZA 38 ACOES FORMATIVAS. ACHE A SUA!

         

             A programação do 26º Festival de Inverno de Garanhuns disponibiliza também diversas ações formativas para toda população e turistas. Até o dia 22 deste mês, os interessados devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Cultura, sempre das 08h às 16h, portando um documento de identificação com foto para se inscrever. Todas as oficinas oferecidas são gratuitas e disponibilizarão um certificado aos participantes. Outros detalhes podem ser esclarecidos pelo telefone (87) 3761-1910.

          Ao todo, 38 ações formativas, entre oficinas, workshops e palestras serão oferecidas em nove polos espalhados pela cidade. A multiplicidade de linguagens das formações abrange temas como artesanato, audiovisual, dança, design, música e teatro. As oficinas serão realizadas na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), Escola Estadual Henrique Dias – onde acontece o Casarão dos Pontos de Cultura –, Praça da Palavra, Comunidade Quilombola do Castainho, na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Serviço Social do Comércio (Sesc), Pavilhão de Artesanato e no prédio da Escola Municipal Professor Antônio Gonçalves Dias – o Caic.

Curso para roadies – A grande novidade desta edição será uma oficina destinada à formação e aperfeiçoamento de roadies (profissionais que trabalho no suporte às produções de palcos), que será coordenada pelo facilitador João Zarai. O objetivo é formar em teoria e prática os profissionais com ênfase no exercício da atividade, relacionando seu lugar no mercado musical. A oficina acontece de 18 à 22 de julho e possui carga horária de 30 horas.


Inscrições:

Sede da Secretaria de Cultura do Município: Av. Treze de Maio (antigos

Fórum), dias 14 e 15/07 das 08h às 13h, dias 18 a 22/07 das 08h às 16h.

Pólos:

AESGA: Av. Caruaru - Heliópolis, Garanhuns – PE, 55295-380.

Caic / Caiquinho: R. Ebenezer Furtado Gueiroz, 644 - Heliópolis,

Garanhuns - PE, 55298-300.

Casarão dos Pontos de Cultura: R. Pedro Rocha, 296 - Heliópolis,

Garanhuns - PE, 55290-000.

Comunidade Quilombola Castainho: estrada pela Cohab 2.

Fetape: Av. Duque de Caxias, 145, Heliópolis, Garanhuns - PE, 55299-435.

Sesc: 321, R. Manoel Clemente, 185 - Santo Antônio, Garanhuns – PE,

55293-040


PROGRAMAÇÃO

Título da ação: Oficina de histórias em quadrinhos: linguagem, composição e criação.

Facilitadora: Havane Maria Bezerra de Melo

Release: oficina de introdução à linguagem dos quadrinhos (HQ) no tocante à

arte, criação e roteiro.

Público alvo: Artistas profissionais e amadores, demais pessoas interessadas em desenho, narrativas visuais, criação e produção de histórias.

Data e horário: 25 a 29, das 14h as 18h

Local: AESGA

Carga horaria: 20h/a

Vagas: 15


Título da ação: Xilogravura

Facilitador: Cacau Arcoverde

Release: oficina de iniciação na da xilogravura, resgatando no processo

conhecimentos da história de ícones da cultura popular brasileira que

trabalharam com a técnica.

Público alvo: 15

Data e horário: 26 a 29, das 14h as 18h

Local: AESGA

Carga horaria: 16h/a

Vagas: 15


Título da ação: Cine celular

Facilitador: José Rafael (Página 21)

Release: oficina de produção de audiovisuais com uso de celular e/ou  smartphones.

Público alvo: Artistas profissionais e amadores, estudantes e educadores da rede pública e particular de ensino.

Data e horário: 26 a 29, das 14h as 18h

Local: AESGA

Carga horaria: 15h/a

Vagas: 15


Título da ação: Andando nas Alturas

Facilitador: Jaqueson Santana

Release: oficina de repasse da técnica circense de equilíbrio em perna de pau.

Público alvo: artistas profissionais e amadores, quilombolas, estudantes da rede

pública e particular de ensino.

Data e horário: 26 a 29, das 13h as 17h

Local: Caiquinho

Carga horaria: 15h/a

Vagas: 25


Título da ação: Oficina de Banda de Pífanos – confecção e iniciação

Facilitador: Lula Moreira

Release: oficina de repasse dos saberes em torno da confecção e manejo do pífano.

Público alvo: Artistas profissionais e amadores, estudantes e educadores da rede pública e particular de ensino.

Data e horário: 26 a 29, das 14h as 18h

Local: AESGA

Carga horaria: 15h/a

Vagas: 15


Título da ação: Brinquedo frevo

Facilitador: Bruna Renata

Release: oficina de promoção do conhecimento básico do frevo a partir de práticas lúdicas.

Público alvo: quilombolas

Data e horário: 25 a 29, das 09h as 17h

Local: Quilombo Castainho

Carga horaria: 30h/a

Vagas: 20


Título da ação: Iniciação a Dança Teatro

Facilitadora: Marina Medeiros

Release: Oficina de experimentações cênicas tomando como referencia elementos da dança-teatro.

Público alvo: Artistas profissionais e amadores.

Data e horário: 26 a 29, das 14h as 18h

Local: AESGA

Carga horaria: 12h/a

Vagas: 25


Título da ação: Oficina de ilustração editorial e publicidade

Facilitador: Marcelo Meneses

Release: oficina voltada para o universo da ilustração para o mercado editorial.

Público alvo: artistas profissionais e amadores.

Data e horário: 25 a 29, das 14h as 18h

Local: AESGA

Carga horaria: 20h/a

Vagas: 20


Título da ação: A arte de contar histórias e suas técnicas

Facilitador: Cícera Cristiane

Release: Oficina de repasse de ferramentas de narrativa para a prática da contação de histórias, como auxílio pedagógico para a formação de novos

leitores.

Público Alvo: Artistas profissionais e amadores

Data e horário: 25 a 29, das 14h as 18h

Local: AESGA

Carga Horária: 20h/a

Vagas: 20


Título da ação: Música Freeletrônica

Facilitador: Clécio Rimas

Release: oficina de familiarização com os conceitos de edição, mixagem, arranjos e finalização de música eletrônica criadas digitalmente a partir da utilização de softwares livres, apps gratuitos para celulares e outras ferramentas que levem em consideração uma produção musical de baixo custo.

Público Alvo: Artistas profissionais e amadores, estudantes da rede pública e

particular de ensino.

Data e horário: 25 a 29, das 14h as 18h

Local: AESGA

Carga Horária: 20h/a

Vagas: 15


Título da ação: Oficina de formação e aperfeiçoamento de roadies

Facilitador: João Zarai

Release: Oficina de formação técnica de roadies, com ênfase na caracterização e exercício da atividade relacionando seu lugar no mercado musical e sua prática.

Público Alvo: público geral

Data e horário: 18 a 22, das 09h as 17h

Local: Quilombo Castainho

Carga Horária: 30h/a

Vagas: 20


Título da ação: Rompendo os grilhões invisíveis da sociedade: venham conhece o Quilombo de Castainho

Facilitadora: Márcia Godoi

Release: promoção da integração entre escola e comunidade em torno da

discussão, reflexão e visibilização da cultura negra.

Público Alvo: Habitantes de comunidades quilombolas, indígenas ou rurais,

educadores da rede pública e particular de ensino e público em geral.

Data e horário: 25 a 29, das 08h as 12h

Local: Quilombo Castainho

Carga Horária: 20h/a

Vagas: 20


Título da ação: Gestão de Direitos Autorais para a área musical

Facilitador: Adriano Araújo

Release: apresentação de conhecimentos sobre direitos autorais e sua aplicabilidade nos aspectos relacionados à atividade musical, em especial às questões atinentes aos compositores, intérpretes, músicos, artistas, produtores

fonográficos e editores musicais.

Público Alvo: artistas profissionais e amadores.

Data e horário: 25/07, das 14h as 18h

Local: AESGA

Carga Horária: 3h/a

Vagas: 25


Título da ação: Oficina de Teatro de Rua

Facilitador: Lindolfo Amaral

Release: Oficina voltada para a potencialização do ator em seu processo de criação, tendo ainda a literatura de cordel como objeto de estudo para construção da dramaturgia.

Público Alvo: artistas profissionais e amadores.

Data e horário: 25 a 29, das 14h as 18h

Local: AESGA

Carga Horária: 20h/a

Vagas: 20


Título da ação: Colaboratório Cultural

Facilitador: Arthur Braga

Release: workshop de imersão e amadurecimento de produtos e/ou serviços por meio de práticas e processos colaborativas.

Público Alvo: Público em geral.

Data e horário: 26 a 28, das 13h as 17h

Local: Casarão dos Pontos de Cultura

Carga Horária: 12h/a

Vagas: 20


Título da ação: Fotografia multimídia

Facilitador: Iesu Kaeru

Release: oficina fotográfica voltada para a elaboração de um catálogo impresso, uma mini exposição, um Flickr com registros e processo da atividade além de um produto audiovisual.

Público Alvo:

Data e horário: 25 a 29, das 14h as 18h

Local: AESGA

Carga Horária: 20h/a

Vagas: 15


Título da ação: Tratamento, Direitos e Serviços destinados a Idosos, Pessoas com Deficiência, Povos Tradicionais e LGBT.

Facilitador: Marina Duarte (SEAD)

Release: oficina de sensibilização e capacitação da população sobre tratamentos, direitos e serviços destinados a diferentes segmentos sociais, refletindo sobre as especificidades das quatro políticas trabalhadas pela SESS , construindo diariamente o respeito pelas diferenças, fortalecendo a promoção Segmentos Sociais.

Público Alvo: Idosos, Pessoas com Deficiência, Povos Tradicionais e LGBT.

Data e horário: 26/07, das 14h as 17h (AESGA) e 28/07, das 14h as 17h

(Quilombo Castainho).

Carga Horária: 6h/a

Vagas: 30


Título da ação: Vídeo-historinha vivencia em audiovisual

Facilitadores: Jean Santos, Keyse Menezes e Marco Bonachela

Release: oficina de imersão criativa no universo de artistas visuais e de produções audiovisuais brasileiras, acompanhada de música, jogos teatrais/recreativos.

Público alvo: crianças (a partir de cinco anos), professores do ensino regular,

interpretes de libras e estudantes de cursos de formação de professores.

Data e horário: 26 a 29, das 13h as 17h

Local: Caiquinho

Carga horaria: 20h/a

Vagas: 20 crianças + 10 professores/estudantes universitários.


Título da ação: Cuidado com os cuidadores – professores com educação musical

Facilitador: Ponto de Cultura Escola Comunitária de Música da Bomba do Hemetério – ECOM / Givanildo Amâncio (Maestro Gil)

Release: Oficina de promoção de formação musical para professores, desenvolvendo e ampliando a sensibilidade musical dos participantes.

Público Alvo: professores da rede pública e particular de ensino.

Data e horário: 26 a 29, das 13h as 17h

Local: Casarão dos Pontos de Cultura

Carga Horária: 16h/a

Vagas: 25


Título da ação: Bordado

Facilitador: Ponto de cultura Associação de Mulheres Artesãs de Passira / Luzinete Maria da Silva e Maria Lúcia Firmino

Release: Oficina de difusão da técnica de bordado.

Público Alvo: Público geral

Data e horário: 26 a 29, das 13h as 17h

Local: Casarão dos Pontos de Cultura

Carga Horária: 16h/a

Vagas: 25


Título da ação: O velho com cara de novo

Facilitador: Ponto de cultura Vivendo nossas raízes / Luis Jurandir Barreto

Junior e Cíntia Cristina Alves

Release: Oficina de repasse de técnicas de customização de tecidos.

Público Alvo: a partir dos 14 anos

Data e horário: 26 a 29, das 13h as 17h

Local: Casarão dos Pontos de Cultura

Carga Horária: 16h/a

Vagas: 20

Título da ação: Aprender, fazer e vender

Facilitador: Ponto de cultura Seu Malaquias – o gigante do alto / Maria Aparecida da Silva e Sasha Monaliza Medeiros

Release: oficina de demonstração de técnicas para confecção de bolsas em couro, corino e napa de forma artesanal.

Público Alvo: a partir de 12 anos

Data e horário: 26 a 29, das 13h as 17h

Local: Casarão dos Pontos de Cultura

Carga Horária: 16h/a

Vagas: 15

Título da ação: Paramentas de Orixá

Facilitador: Ponto de cultura Herança e resgate / Paulo Sérgio e Simoni França

Release: Oficina de confecção de indumentárias e acessórios de matriz africana.

Público Alvo: a partir de 12 anos

Data e horário: 26 a 29, das 13h as 17h

Local: Casarão dos Pontos de Cultura

Carga Horária: 16h/a

Vagas: 20


Título da ação: Criando possibilidade – a produção em época de crise

Facilitadora: Josenice Barbosa

Release: oficina focada na sustentabilidade e autonomia de produtores culturais.

Público alvo: artistas profissionais e amadores

Data e horário: 26 a 29, das 14h as 18h

Local: AESGA

Carga horária: 16h/a

Vagas: 20


Título da ação: Oficina de produção radiofônica para comunicação popular

Facilitadores: Daniel Ferreira e Monyse Barros

Release: oficina de formação de comunicadores sociais com foco em

plataformas de rádio web.

Público alvo: público geral

Data e horário: 25 a 29, das 14h as 18h

Local: FETAPE

Carga horária: 20h/a

Vagas: 15


Título da ação: Oficina de danças moçambicanas e diásporas africanas

Facilitador: Manuel Castomo

Release: oficina de formação sócio pedagógica a partir do estilo de danças da

afro-diáspora.

Público alvo: Habitantes de comunidades quilombolas, indígenas e rurais.

Data e horário: 25 a 29, das 09h as 17h

Local: Quilombo Castainho

Carga horária: 30h

Vagas: 30


Título da ação: Jogos e brincadeiras

Facilitadora: Damiana Julia

Release: oficina lúdica para crianças.

Público alvo: Habitantes de comunidades quilombolas, indígenas e rurais.

Data e horário: 25 a 29, das 09h as 17h

Local: Quilombo Castainho

Carga horária: 30h/a

Vagas: 30 vagas


Título da ação: Documentando – oficinas de realização audiovisual

Facilitador: Marlom Meireles

Release: oficina prática de elaboração de um mini-documentário.

Público alvo: estudantes da rede pública e particular de ensino.

Data e horário: 25 a 29, das 13h as 17h

Local: Casarão dos Pontos de Cultura

Carga horaria: 20h/a

Vagas: 20


Título da ação: Projeto Miniaturas dos Atrativos de Garanhuns

Facilitador: Rodrygo de Araújo

Release: oficina de artesanato para criação de miniaturas com pontos turísticos da cidade de Garanhuns.

Público alvo: público em geral.

Data e horário: 25 a 29, das 13h as 17h

Local: Casarão dos Pontos de Cultura

Carga horária: 20h/a

Vagas: 15


Título da ação: Cordas do Reisado

Facilitador: Wagner Porto Cruz

Release: oficina de música, com ênfase nos instrumentos de corda das peças de reisado.

Público alvo: público em geral.

Data e horário: 25 a 29, das 13h as 17h

Local: Casarão dos Pontos de Cultura

Carga horária: 20h/a

Vagas: 12


Título da ação: Faça seus curtas e longa metragem

Facilitador: Paulo Rafael de Araujo Alves

Release: oficina prática para elaboração de obras de audiovisual.

Público alvo: público em geral.

Data e horário: 25 a 29, das 14h as 18h

Local: AESGA

Carga horária: 20h/a

Vagas: 25


Título da ação: Harmonia com junção de acordes

Facilitador: Fábio Cavalcanti Teixeira

Release: oficina de musica, utilizando teclados e instrumentos harmônicos.

Público alvo: público em geral

Data e horário: 25 a 29, das 14h as 18h

Local: AESGA

Carga horária: 12h/a

Vagas: 15


Título da ação: Oficina de ritmos percussivos batá kossô – tambores do rei

Facilitador: Felipe França

Release: oficina de percussão com foco em elementos da cultura afrobrasileira.

Público alvo: habitantes de comunidades quilombolas, indígenas ou rurais.

Data e horário: 25 a 29, das 09h as 17h

Local: Quilombo Castainho

Carga horária: 30h/a

Vagas: 25

Título da ação: Oficina sementes Cartoneras

Facilitador: Pé de letra

Release: oficina de confecção e publicação artesanal de livros

Público alvo: crianças a partir de 7 anos de idade.

Data e horário: 29 e 30/07/2016 das10h às 12h.

Local: Praça da Palavra

Carga horária: 4h

Vagas: 25


Título da ação: Alternativas para organizar sua biblioteca pessoal

Facilitador: Gilvanedja Mendes

Release: workshop com alternativas para organização de bibliotecas pessoais.

Público alvo: Mediadores de leitura, contadores de história, salas e cantinhos de leitura, educadores e estudantes de escolas comunitárias e públicas.

Data e horário: 27/07/16 das 10h às 13h

Local: Praça da Palavra

Carga horária: 3h

Vagas: 25


Título da ação: Oficina de elaboração e prestação de contas para o Funcultura

Facilitador: técnicos da Secult/Fundarpe

Release: oficina voltada a elaboração de projetos e prestação de contas.

Público alvo: artistas e produtores culturais

Data e horário: 27 a 29/07 das 14h às 18h.

Local: AESGA

Carga horária: 4h

Vagas: 40

Título da ação: Oficina de Xilogravura

Facilitador: Amilton Damas (Origem Arqueologia).

Release: oficina voltada para o ensino de técnicas de xilogravura para difusão e fortalecimento do Patrimônio Cultural.

Público alvo: artistas e produtores culturais

Data e horário: 27/07 das 09h às 15h.

Local: FETAPE

Carga horária: 6h

Vagas: 40

Título da ação: A flor da idade – eu canto a vida! Eu danço e Bailo!

Facilitador: Ana Paula Ferreiro Freitas

Release: oficina de canto coral e dança circular para idosos com garantia de atendimento a público com acessibilidade reduzida.

Público alvo: terceira idade.

Data e horário: 26 a 28, das 14h as 18h.

Local: SESC.

Carga horária: 12h

Vagas: 20